FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

adubo caseiro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
eduardocruz

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2009 2:50 pm    Assunto: adubo caseiro Responder com citação

Olá, adquiri três bonsais e estou pesquisando sobre adubos.
Comprei torta de mamona e farinha de osso.
Li também que é preciso usar cinza de madeira devido ao potássio.
O Mário Leal aqui do forum me disse para colocar carvão moído no lugar das cinzas.

Então eu posso fazer assim: misturar a torta de mamona à farinha de osso e ao carvão moído? Quanto de cada eu coloco na mistura?

O primeiro bonsai é de Jambo, o segundo é um pé de figo, e o tereciro não sei (a vendedora só afirmou ser uma frutífera nordestina).

Obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2009 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Amigão, é interessante saber se trata de bonsai já pronto, um pré bonsai, ou outro..

Seria interessante saber em qual substrato está plantado e em qual vasilhame está, se em escorredor, se já em vaso definitivo....

Uma proporção boa é uma parte de cada nutriente e meia parte de carvão...

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
eduardocruz

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2009 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pela resposta.

Então, eu sou novato mesmo cara. Eu sei que o jambo e o pé de figo são bem novinhos. Tem ainda aparência de muda. Já a plantinha que eu não sei o nome já é mais velha, porém acho que pode ser considerada um pré-bonsai. Digo isso porque ví várias fotos na internet e ele se parace mais com pré-bonsais.

Quanto ao substrato, sei que é terra Rolling Eyes hehehehehehehe. Desculpa a falta de informação.

O vaso da planta que eu não sei o nome já é defiitivo. Mas os outros dois serão trocados no futuro. Mas para este tipo de trabalho (replantar) vou pagar alguém, não quero matar o bonsai.

Vocês sabem de algum livro para eu comprar? Ou algum DVD educativo?
eduardocruz

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2009 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

E em relação à rega. Sei que tem que ser diária, mas quanto de água colocar?
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2009 11:19 pm    Assunto: Responder com citação

Fala conterrâneo, as regas devem ser feitas somente quando o substrato estiver seco, isso pode ser percebido colocando as costas da mão na superfície do substrato. Em relação a quantidade, espalhe a água por toda a superfície do substrato até que saia pelos furos de drenagem.
Vale ressaltar que quando o substrato é drenante, pode ocorrer de termos que regar mais de uma vez por dia em dias muito quentes, lembrando que o substrato deve ficar úmido e não encharcado, salvo algumas espécies como a jabuticaba.
Att,
Salo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 04, 2009 9:44 am    Assunto: Responder com citação

Amigo

Na página inicial do Atelier do Bonsai, vc encontrará muita informação sobre como cultivar plantar e como modelar para que elas se tornem bonsai. www.atelierdobonsai.com.br, use o menu à esquerda e navegue...

O amigo Salo já deu dicas de como ir cuidando de suas plantas...
Inicialmente, apenas tente matê-las vivas, não pense em podas, transplantes, nada, apenas vá estudando um pouco sobre cultivo de plantas. Com a evolução de seu estudo, vc irá percebendo que é hora de ir trabalhando suas plantas, mas isso irá acontecer de forma natural, vc se sentirá motivado e respaldado de informações para proceder com alguma intervenção...

Tem outros sites interessantes, que tem muito material bom...

Tudo que eu sei sobre bonsai foi lendo aqui no fórum e baixando textos da internet, com a evolução de seus estudos o amigo verá que é algo simples, que não há nada que o amigo não consiga com um pouco de dedicação de boa vontade...

A leitura é muito importante e fará com que vc não cometa tantos erros e não pule etapas, agora no início, procure aprender sobre cultivo de plantas, depois passe para os estudos direcionados ao bonsai, como aramagem, modelagem, podas... etc....

Não tenha receio de postar aqui suas dúvidas, isso lhe ajudará muito...
Todos aqui já foram iniciantes, eu ainda o sou, e todos erramos muito para aprender, então fique à vontade...

Espero ter ajudado o amigo.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
eduardocruz

MensagemEnviada: Sáb Abr 04, 2009 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas. Agora tenho outra pergunta importante. Em relação ao sol, é necessário realmente uma incidência direta? Digo isso porque atualmente os bonsais estão em cima da mureta da sacada, há bastante luminosidade, mas não tem incidência direta do sol nem no outono nem no inverno.
Se houver necessidade do sol diretamente sobre os bonsai, posso colocá-los na área de serviço durante tais estações do ano, pois lá pega sol a manhã inteira. Mas eu realmente preferiria deixá-los na sacada, porque são muito bonitos.
Tem perigo de eles morrerem se ficarem onde estão?

Outra pergunta, percebi que o pé de figo já veio podado. Há necessisdade de passar algo nos locais de poda para não infeccionar? Digo isso porque já ouvi falar que é necessário para algumas plantas este tipo de cuidado.

Obrigado
Lúcio Manoel Picanço
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 04, 2009 6:56 pm    Assunto: Responder com citação

Oi amigo,
Você perguntou sobre literatura de bonsai. Existe um site de compra de livros, lá você colocando a palavra bonsai e fazendo a pesquisa ira aparecer os livros disponíveis, faça uma visita!
Um forte abraço
Lúcio
<www>
Lúcio Manoel Picanço
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 04, 2009 6:57 pm    Assunto: Responder com citação

Oi amigo,
não sei porque omitiu o endereço estantevirtual.com.br
Lady in Darkness

MensagemEnviada: Sex Abr 10, 2009 2:53 pm    Assunto: Responder com citação

Saudações.
Irei começar o meu bonsai a partir de sementes,então gostaria de saber o que me indicariam como solo e adubação.E gostaria de saber se o adubo já deve ser colocado a partir do plantio da semente ou depois de algum tempo.
Grata pela ajuda.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: