|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Dom Abr 12, 2009 6:23 pm Assunto: Bonsai gigante de Jaboticabeira? |
|
|
Olá. Feliz páscoa à todos.
Tenho uma Jaboticabeira plantada num vaso hà anos, mas não é um bonsai.
Ultimamente, uma praga incontrolável detonou ela, e como estava precisando de podas, aproveitei e fiz uma drástica. Notei que dali poderia sair um bonsai gigante, o que vocês acham?? [o pote de margarina é para comparação de tamanho]:
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Abr 12, 2009 7:07 pm Assunto: |
|
|
Plenamente viável, um ótimo tamanho pra trabalhar..
Agora que fez as podas, espere que ela se recupere bem, na primavera poderá trabalhar novamente com ela.
abraços. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Abr 12, 2009 7:26 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko, obrigado.
Agora, que tamanho mais ou menos o vaso tipo ''bonsai''?
Quando faço a transplantação e poda de raízes?
Qual o substrato ideal para uma árvore deste tamanho?
Bonsai gigante exige outros cuidados?
Obrigado, Abraços! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Abr 12, 2009 7:37 pm Assunto: |
|
|
Victor, este definitivamente não é um bonsai gigante, diria que é um bonsai médio, os brasileiros que tem mania de fazer apenas bonsais pequenos e mínimos, no exterior vemos muito mais diversidade.
definitivamente estou longe de ser o mais experiente aqui, mas vamos às perguntas:
1 - Sobre o pote, deixe pra se preocupar com isto no futuro, por hora o que importa é o vaso de treinamento, e pelo que vejo este em que ele se encontra está realmente bom.
2 - Transplante e poda de raízes só na primavera, e mesmo assim, se fosse meu, não faria na próxima, aguardaria mais 1 ou 2 anos, enquanto você trabalha a parte aérea dela. Por que digo isto, quando menor o pote, menos a planta irá se desenvolver, e neste fase em que se encontra você precisa que ela se desenvolva, pois apenas a parte inicial está pronta, agora terá que ir contruindo todos os ramos secundários e terciários, e só depois disto se preocupar em reduzir raízes e transplantar para pote de bonsai.
3 - Muito mais importante que um substrato rico em nutrientes, é um substrato com boa drenagem, eu tenho utilizado areia grossa de rio, mas estou pensando em migrar para caco de telha, isto varia de pessoa pra pessoa, e depende da facilidade que tens para adquirir os materiais. Misture 70% de substrato bem drenante e 30% de substrato organico rico em humus. Talvez outros aqui tenham opiniões diferentes, então é bom sempre ouvir mais de uma pessoa. De qualquer foram, acho que não é o período para você fazer isto, espere mais tempo, ela estava bem ai até agora não?
4 - Bonsai de maior porte é como qualquer outro, até mais facil de trabalhar, e mais difícil de mover, fora isso, não me ocorrem outros detalhes.
abraços. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Abr 12, 2009 7:50 pm Assunto: |
|
|
Hum...
1-Ok, verdade.
2-É, eu pensava em trocar só no ano que vem, mas queria saber sua opinião.
3-Eu queria trocar a terra logo, pois deve fazer mais de 6 anos que não troco a terra desse vaso, mas você tem razão.Vou colocar mais adubo. E sobre os cacos de telha e a areia grossa de rio, e se misturar os dois, com a terra adubada?
4-Pensando bem, realmente fica mais fácil de trabalhar mesmo.
Obrigado, abraços. |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 12:12 am Assunto: |
|
|
Victor, sua jabu está lindona e julgo que ela tenha anos, mais de uns 10 certamente tem. Quanto a praga, possivelmente seja conchonilhas, existem vários tipos e sempre ficam na parte de baixo das folhas. Elas podem ser removidas com um jato de água, depois pra prevenir que voltem, use dymmy, já vem pronto no supermercado, ou utilize fumo em rolo diluido em água, so site do Mário tem uma parte que ensina a fazer defensivos caseiros.
Vejo duas saídas pra sua planta, mas primeiro precisamos ver como ela vai se recuperar, independente de que forma seja, tens uma árvore promissora. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 9:07 am Assunto: |
|
|
Olá Victor, já respondi sua MP. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 14, 2009 10:24 pm Assunto: |
|
|
Galera, vou colocar essa Jabuticaba no fórum Evoluções. Depois eu posto e coloco o link para vocês.
Obrigado, abraços. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|