FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

LITERATI DE PAINEIRA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 15, 2011 4:39 pm    Assunto: LITERATI DE PAINEIRA Responder com citação

OLA AMIGOS

HOJE TRABALHEI ESSA PAINEIRA NO ESTILO LITERATI OQ ACHAM ?
ESPERO QUE GOSTEM Wink

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 15, 2011 5:32 pm    Assunto: Responder com citação

opa tudo bem BLACKNEEDLES gostei mais baixaria um pouco mais a copa dando mais leveza ao trabalho mais como sou novato vamos esperar pra v futuro comentarios abraço
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 10:02 am    Assunto: Responder com citação

carlos claro escreveu:
opa tudo bem BLACKNEEDLES gostei mais baixaria um pouco mais a copa dando mais leveza ao trabalho mais como sou novato vamos esperar pra v futuro comentarios abraço

VALEW CARLOS

VAMOS VER O Q DIZEM OS EUTROS COLEGAS MAS ACHO QUE O MOVIMENTO COM A COPA MAIS BAIXA PODE FICAR BOM SIM...
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 10:24 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigo, bom dia!

Parabéns pela sua planta! Parece estar bem saudável!

Possuo uma muda de paineira, e gostaria que o colega me explicasse qual adubo usa na mesma, bem como a idade de seu exemplar!

Do amigo, Ricardo.
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo Guarido escreveu:
Olá amigo, bom dia!

Parabéns pela sua planta! Parece estar bem saudável!

Possuo uma muda de paineira, e gostaria que o colega me explicasse qual adubo usa na mesma, bem como a idade de seu exemplar!

Do amigo, Ricardo.

VALEW AMIGO

CARA EU USO TORTA DE MAMONA E FARINHA DE OSSO AS DUAS JUNTAS MISTURANDO COM AGUA VC FAZ UMA PASTA MEIO HOMOGENIA ENTENDE...PRA UMA PLANTA DO TAMANHO DA MINHA COLOCO UMA QUANTIA NA MAO E APERTO PRA FORMAR UM BOLINHO E COLOCO LA Wink
QUANTO A IDADE DESSA PLANTA ELA TEM POR VOLTA DE TREZ ANOS SENDO TREINADA COMO BONSAI
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 3:52 pm    Assunto: Responder com citação

Quando puder e tiver um tempinho, posta fotos dela com escala! Se possível me envie medida da base da planta, e medidas do vaso, para que eu possa compreender qual o espaço para a raiz apicial de sua planta, pois dizem que a mesma tem um crescimento acelerado e precisa de espaço!

Do amigo, Ricardo.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 5:21 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ricardo, essa história de raiz apical precisando de espaço é conversa para boi dormir, como se costuma dizer. É preciso sempre lembrar que o vaso de bonsai é um recipiente que serve para condicionar justamente o desenvolvimento das raizes. Com o uso de técnicas de cultivo e podas seletivas, aos poucos devemos contornar o problema de raizes grossas, eliminando-as e mantendo apenas as mais finas, chamadas capilares, que serão as que de fato irão alimentar a planta.

Essa espécie tem um certo grau de dificuldade embutido nesse ponto. Para manter a planta saudável, muitos cultivadores deixam de realizar uma poda criteriosa nas raízes grossas, preferindo então construções maiores, isto é, bonsai de tamanho grande para cima, usando recipientes de cultivo grandes tambem, ao invés de, literalmente, cortar o mal pela raiz. Ou seja, ao optar pelo corte da raiz pivotante, o cultivador poderá obter um material com mais qualidade técnica, com resultados melhores quanto ao cultivo.

Minha sugestão em relação a essa especie, para melhorar esse aspecto e resolver de pronto o problema com o desenvolvimento excessivo de raiz pivotante nela, é proceder a um alporque na base do tronco, proximo ao nivel do solo. A alporquia com essa finalidade é uma técnica precisa que vem sendo sistematicamente empregada com essa finalidade há muitos anos, e pode ter certeza, se fizer na primavera, terá um ressultado mais que satisfatório. Lembrando sempre que as raizes obtidas dessa forma ainda podem ser melhor aproveitadas, vez que ao efetuar o novo plantio, tendo elas como nebari principal, pode dispo-las em toda a volta do tronco, proporcionando um ótimo nebari radial para sua planta.

A título de esclarecimento, deve acrescentar apenas que o alporque, nessa espécie, não deve ser anelamento total, mas por janelas. Isso significa que retiramos pedaços da casca, raspando a madeira, em espaços intercalados, não unindo completamente o anel, de forma a permitir que o resultado do trabalho seja a contento. Um anelamento total prejudica a circulação liquida, constante na polpa carnosa da casca dessa espécie, bem como no interior do seu cerne. Wink

Aos que duvidam dos resultados positivos da aplicação dessa técnica nessa espécie, devo salientar que a alporquia funciona muitissimo bem, com ótimos resultados. Portanto, minha dica a voce é justamente nesse sentido, para melhorar sua planta e eliminar de vez o problema que ora o aflige, em relação ao sistema radicular atual. Very Happy

Só não esqueça que a época correta para fazer é na primavera, e que deverá fotografar e mostrar a todos aqui do forum, para que outros possam estar aprendendo algo de novo. De novo? Puá, nem tanto assim, talvez só uns mil e poucos anos de novidade..... Laughing Laughing Laughing

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 5:29 pm    Assunto: Responder com citação

Tudo lido e anotado!!!

Fico muito feliz de poder sempre tirar minhas dúvidas !!! Minhas plantas se dividem da seguinte forma - antes do Fórum e depois do Fórum!!! Wink

Posto fotos logo sobre a mesma, bem como um "desenho" para ver se realemente entendi o que o senhor me explicou!

Muito, muito obrigado mesmo das explicações e de toda a ajuda dada!

Do amigo, Ricardo.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2011 8:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ricardo, agradeço sua consideração e atenção para com minhas humildes colocações. Fico satisfeito em saber que as considerou realmente a ponto de arquivar e usar oportunamente. Por outro lado, gostaria de acrescentar que no forum somos todos iguais. Estamos nessa para ajudar uns aos outros e sei que tudo o que hoje vc aprende, mais tarde irá repassar a outros, que como vc, iniciam sua jornada por aqui. Por isso mesmo, peço encarecidamente ao nobre colega que me trate como amigo, e entre amigos, dispensamos acessórios tais como "senhor" e outras deferencias, a meu ver desnecessárias.

Não almejo honrarias nem títulos. Minha única intenção é aprimorar a qualidade técnica de nossas plantas, o que tento fazer agregando ao conhecimento geral o pouco que sei, o pouco que aprendi até agora. Sua vez irá chegar, tenho certeza, e o que hoje acumula, aos poucos será divulgado, de forma que o circulo então se fechará, algo muito interessante e importante, pois irá melhorar ainda mais o nosso bonsai nacional. Minha visão é essa, e minha meta de trabalho, segue. Um abraço.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2011 2:03 am    Assunto: Responder com citação

acompanhando!
abraço!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: