Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 06, 2005 9:57 am Assunto: Brincando de enraizar |
|
|
Oi pessoal,
ontem eu lembrei de uma "brincadeira" de criança. Minha mãe nunca conseguia fazer mudas de rosa prata a partir de estacas. Entao, um dia colocamos as estacas em garrafas (dessas de cerveja), apenas com água. Algum tempo depois começaram a aparecer raizes. Isso virou brincadeira para nós lá em casa. Eu e meus irmãos pegávamos estacas colocávamos para enraizar e depois plantávamos. A maioria formava um raizame branquinho, muito bonito. Tudo muito empírico, mas hoje gostaria de saber se essa experiência nao poderia ser usada como mais uma opçao para nossa arte. Será que funciona com todas as espécies? A estaçao influencia? A espessura da estaca é importante?
abraço a todos |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Jun 06, 2005 11:49 am Assunto: Re: Brincando de enraizar |
|
|
Amigo Leilton,
Nunca tinha ouvido falar dessa tecnica, me pareceu mto interessante, porque nao tentar... tentarei fazer alguns experimetnos espero que dê certo. A estaca que vc utilizava era de aproximadamente quantos cm? A água ficava até o gargalo mesmo e quanto e quanto tempo tinha q trocar agua ou nao precisava? T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Jun 06, 2005 3:34 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal
será que isso deve estar relacionado a HIDROPONIA, ciëncia de cultivo em meio líquido ???
pouco sei sobre o assunto, mas deve ser bem interessante!!!
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 06, 2005 4:57 pm Assunto: |
|
|
1 - Usavamos estacas que passassem pela boca da garrafa. às vezes mais de uma, quando finas. Mas acho que podemos experimentar em outros recipientes...
2 - A água ficava até o gargalo, sim.
3 - A gente nao trocava a água.
Ah. Nós colocávamos na sombra, geralmente em baixo da lavanderia  |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 06, 2005 5:26 pm Assunto: Re: Brincando de enraizar |
|
|
Leilton Lima escreveu: | Oi pessoal,
ontem eu lembrei de uma "brincadeira" de criança. Minha mãe nunca conseguia fazer mudas de rosa prata a partir de estacas. Entao, um dia colocamos as estacas em garrafas (dessas de cerveja), apenas com água. Algum tempo depois começaram a aparecer raizes. Isso virou brincadeira para nós lá em casa. Eu e meus irmãos pegávamos estacas colocávamos para enraizar e depois plantávamos. A maioria formava um raizame branquinho, muito bonito. Tudo muito empírico, mas hoje gostaria de saber se essa experiência nao poderia ser usada como mais uma opçao para nossa arte. Será que funciona com todas as espécies? A estaçao influencia? A espessura da estaca é importante?
abraço a todos |
Olá Leirton,
Bem lembrado esse método de enraizamento.
Seria uma boa fazermos algumas experiências com algumas espécies que pegam por estaquia, como é o caso da Bougainvíllea, e depois colocarmos os resultados aqui no fórum.
Valeu!!!
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Jun 06, 2005 7:23 pm Assunto: |
|
|
Leilton Lima escreveu: | 1 - Usavamos estacas que passassem pela boca da garrafa. às vezes mais de uma, quando finas. Mas acho que podemos experimentar em outros recipientes...
2 - A água ficava até o gargalo, sim.
3 - A gente nao trocava a água.
Ah. Nós colocávamos na sombra, geralmente em baixo da lavanderia  |
Valeu Leilton,
Mto obrigado pelas informações, tambem farei experimetnos e falarei os resultados. Alexandre tambem vi indicios de hidroponia, mais tambem nao sei ao certo, poruqe na hidroponia troca-se a agua, mais como disse naos ei ao certo. Mais veremos... vamos às experiencias. T+ pessoal. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jun 06, 2005 10:14 pm Assunto: |
|
|
Boa Leilton !!!!!!!!!!!!
Agora me lembro desta experiência lá em casa !!!!!!!!
Acho a idéia genial !!! Vamos todos fazer esta experiência e cada um coloca o que sucedeu...
Gostei !!!!!!!!!
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Seg Jun 06, 2005 11:26 pm Assunto: |
|
|
Também já vi várias assim.
Geralmentes as mães costumam ter essas jarras tipo ampolas e quando ganham rosas e outras plantas dos filhos deixam assim na água... parece que funciona.
Minha esposa costuma colocar algumas que ganha de nossa filha e já vi várias enraizando.
Abraços _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 07, 2005 12:17 am Assunto: |
|
|
É isso ai Felipe !!!!!!!!!!!!!
Nós nos esquecemos destas experiências familiares... achamos que por se tratar de Bonsai... tem que haver técnica diferente (hehehe). Pensemos nas experiências de suas avós e nas minhas que sou avó (super veinha !!!!!!) .
Abraços Felipe
|
|
 |
Nuno 1.o PASSO

Registrado: 19/04/05 Mensagens: 105 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Qui Jun 09, 2005 9:21 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos,
devo dizer que acho este assunto muito interessante. Comecei a pesquisar na internet esse metodo ainda antes de começar com os bonsai. A minha intensão era a de propagar plantas ornamentais. Achava curioso esse metodo porque evita, em grande parte, um aspecto muito importante que é a desidratação da estaca. Assim a estaca pode ter mais folhas do que no processo tradicional, acelerando o tempo de enraizamento pela produção de hidratos de carbono com fotossintece.
Com essa pesquisa conheci um novo metodo que os americanos chamam de "aero cloner" que se assemelha muito à hidroponia. Embora a maioria utilize esse metodo para a propagação de plantas que não são legais em na maioria dos paises, alguns utilizam-na tambem para propagação de plantas ornamentais com os mesmos resultados.
Para construir um "aero cloner" não se gasta muito dinheiro e digo-vos que os resultados são impressionantes! Consegue-se enraizar uma estaca de uma planta ornamental em 8 dias. Ainda não utilizei esse metodo, apenas faço esta afirmação pelo que li. Acredito que este metodo possa ser aplicado à propagação de bonsai (arvores ou arbustos) quando em estado herbacio ou em estacas de madeira verde.
Acrescento uma imagem com os resultados do aero cloner.
Parece que explodiram raizes das estacas.
Para quem achou este metodo interessante aqui vai uns links de como construir um aero cloner.
http://www.overgrow.com/growfaq/835
http://www.overgrow.com/edge/showthread/t-22015.html
Abraços _________________ Nuno Jesus
Editado pela última vez por Nuno em Sex Jun 10, 2005 6:34 am; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 09, 2005 11:14 pm Assunto: |
|
|
Amigo Nuno !!!!!!!!!!!!
Genial o que você escreveu e mais genial ainda a foto !!!!
Parabéns !!!!!!!!! Afinal estamos aqui para aprender.........
Abraços
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 10, 2005 3:52 pm Assunto: |
|
|
Estou entusiasmado. Eu sabia que acabríamos descobrindo fundamentos científicos nessa "brincadeira". |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 11, 2005 2:12 am Assunto: |
|
|
Olá Nuno,
Estou embasbacado aqui em plena madrugada ao ver esse tanto de raixes e esse processo que me parece ser tao simples... realmente fascinante ótima materia amigo. T+
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2005 1:03 pm Assunto: |
|
|
Nuno, pessoal,
Esse povo da Cannabis Sativa parecem estar mais evoluídos que a gente, hein... Rsss!
Eles não são mole!
Bom, a experiência é sem dúvida muito interessante... Vejo que se utiliza aquecedor e borbulhador de aquários.
PS: Alguém que entenda bem inglês não poderia traduzir isto para nós? Fiquei muito curioso em saber o fundamento desses utensílios... Quanto ao aquecedor, imagino que sirva para estimular a agitação das moléculas na planta, uma vez que o meio (a água) estará dessa maneira, aquecida... Sei lá!
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Nuno 1.o PASSO

Registrado: 19/04/05 Mensagens: 105 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2005 4:09 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos,
obrigado Angela ,
obrigado Illex,
é sem duvida um processo muito interessante. Espero é que não fiquem chocados por lhes ter indicado um site que fala sobe canabis , mas como o Lando diz eles desenvolveram muito este metodo do aero cloner e é o mais completo q conheço sobre o assunto.
Posso tentar fazer um resumo sobre o assunto.
O sistema aero cloner é constituido basicamente por um pequeno recipiente em plastico (tupperware em Português), um bomba de aquario, um aquecedor de aquario, tubos de ligação e um difusor de oxigenio.
O aquecedor serve para acelerar as reacções quimicas na base da estaca promovendo apenas o enraizamento sem estimular o crescimento da mesma o que é prejudicial como todos sabemos. O difusor serve para espalhar micro-bolhas de oxigenio na agua para criar um atmosfera com alta concentração de humidade entre a agua e a parte superior do tupperware. É nesse meio que vamos colocar a estaca. Não se coloca a estaca com a base mergulhada na agua, isso é errado. É apenas entre a agua e e o topo do tupperware, para evitar podridões. Convem que a parte inferior da estaca esteja num ambiente com o minimo de claridade, ja que as auxinas perdem o seu poder de divisão celular com a luz, e com o maximo de humidade. Para potenciar ao maximo o enraizamento há quem utilize luzes florescentes que estam ligadas cerca de 8 a 12 horas por dia, para além da luz solar, com um intervalo de escuridão de algumas horas por volta da meia noite, e utilize tambem hormonas de enraizamento. Convem utilizar agua destilada (esterelizada) para evitar o aparecimento de algas na agua.
Como ja tinha referido, este metodo permite à estaca perder menor agua por desidratação. Assim podemos deixar mais folhas na estaca do que no metodo tradicional, que é o orgão principal de transpiração das plantas e a "fabrica" de alimentos das plantas, conseguindo, em regra geral um enraizamento em menos tempo.
Com este metodo consegue-se tambem um maior controlo da hegiene do meio, o que é importante para mantermos as nossas plantas saudáveis.
O único incoveniente que conheço é o de que as raizes desenvolvidas na agua são diferentes do que as produzidas no solo. São mais frageis e menos resistentes aos microorganismos que existem no solo. Por isso é necessario ter alguns cuidados na transplantação das plantas do aero cloner para o solo.
Sei que existe alguns sites brasileiros sobre este assunto como o Growroom, para quem tem mais dificuldade com o inglês e queira pesquisar um pouco.
É um assunto muito interessante para quem gosta muito de fazer propagação como eu, e acho que vale o investimento.
Até mais,
Abraços _________________ Nuno Jesus |
|
|
 |
|