FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/05/06
Idade: 37
Mensagens: 106
Localização: Rio

MensagemEnviada: Seg Ago 23, 2010 12:19 pm    Assunto: Ficus Responder com citação

Olá pessoal, recentemente arrumei um ficus para iniciar os trabalhos.. porém estou meio perdido como devo começar uma vez que ele sofreu uma poda meio rigorosa e seus galhos acabaram perdendo a fluidez com o tronco. MINHA IDÈIA é cultiva-lo sobre pedra e mante-lo nao muito além da altura atual (no máximo o dobro).
Como devo proceder para eliminar essa cicatriz da poda e trazer os galhos para uma posicao mais central?

Fotos:






Aguardo comentários e sugestões dos amigos.

OBRIGADO !! Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Seg Ago 23, 2010 4:55 pm    Assunto: Responder com citação

Utilize os galhos a seu favor, fazendo do crote como fosse uma curvatura. Mais ou menos assim:

Perceba como o crescimento destes galhos auxiliam na cicatrização. Eu escolheria um (talvez o central) para ser o tronco e dai iniciar a copa
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/05/06
Idade: 37
Mensagens: 106
Localização: Rio

MensagemEnviada: Seg Ago 23, 2010 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Mas e a cicatriz, oq faço para ela sair?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Seg Ago 23, 2010 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Drop13.
Minha sugestçao é a de você inclinar a planta para a esquerda.
Também é necessário eliminar alguns dos galhos que partem todos do mesmo lugar. baseado na penúltima foto, eliminaria o 2º e 4º galhos, rente ao tronco.
Com os que sobraram, o da esquerda baixaria bem, com o do meio daria continuidade ao tronco e o da esquerda também baixaria, mas não tanto quanto o da esquerda.
Quantoa cicatriz, você precisa regularmente dar uma cavada nas bordas para o "lábio" da cicatrização ir crescendo e fechando.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 24, 2010 1:58 pm    Assunto: Responder com citação

E ae Drop!Blz!?

Eu tiraria os três do meio, usando os das pontas.Na cicatriz, cavaria um ângulo mais vertical inclinado.Veja que o ângulo da cicatriz é reto, dá a impressão de calo.Num plano mais vertical, verás um belo uro no futuro.Ficando com dois galhos, dá uma impressão gradual de subdivisão dos galhos, ou seja:começa com o tronco principal, se divide em dois troncos secundários, à partir de então formará de dois a três galhos primários de cada tronco secundário, e por aí vai...ramificação se subdividindo até virar um emaranhado de galhos finos.Quando o ramo desenvolver 2 à 3 cm, remova o botão apical do ramo, estimulando uma brotação lateral de cada um. Isso não é uma regra, apenas uma visão minha do que faria com ela, só pra começar. As vezes vai se trabalhando, e o trabalho lhe permite tomar outro rumo, inesperado.Por quê? A planta vai nos mostrando o que ela quer, precisamos desenvolver o bom senso da observação.

O ponto de vista dos colegas é interessante, mescle tudo e crie por vç mesmo.Boa Sorte! Ah! E não esqueça de postar, pra mostrar como ficou!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil