Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 10:34 pm Assunto: Branquilho Atualizado 30/03/09 |
|
|
Olá pessoal mesmo passando um bom tempo se postar, sempre acompanhei o fórun.
Este Branquilho é fruto de um Yamadori realizado em 2003.
Em 2004 fiz um alporque da parte superior pois era oque imagina que seria aproveitado como bonsai.
Após a retirada do alporque o toco de baixo brotou muito bem aí eu começei a trabalhar pensando em formar um bonsai também com esta parte.
Infelizmente não tenho fotos desta etapa intermediária do trabalho, mas basicamente se resumiu a aramar os galhos para formar os patamares.
Em 2006 retirei ele da bacia e diminui o pivo.
Em 2007 por sugestão do meu amigo Charlinho que esteve passeado por aqui, resolvi eliminar o 1 galho e fazer um alporque.
Segue as fotos: 2003
2004
[/img]
2007
[/img] _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense
Editado pela última vez por araldi em Sáb Abr 04, 2009 8:47 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 10:47 pm Assunto: |
|
|
Ajuda para vicualizar as fotos:
Este Branquilho é fruto de um Yamadori realizado em 2003.
Aqui a foto dele já recuperado da coleta.
Em 2004 fiz um alporque da parte superior pois era oque imagina que seria aproveitado como bonsai.
Após a retirada do alporque o toco de baixo brotou muito bem aí eu começei a trabalhar pensando em formar um bonsai também com esta parte.
Infelizmente não tenho fotos desta etapa intermediária do trabalho, mas basicamente se resumiu a aramar os galhos para formar os patamares.
Em 2006 retirei ele da bacia e diminui o pivo.
Em 2007 por sugestão do meu amigo Charlinho que esteve passeado por aqui, resolvi eliminar o 1 galho e fazer um alporque da planta como podem ver. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 11:05 pm Assunto: |
|
|
hehehe enquanto eu estava arrumando as fotos o amigo também postou,mas não tem problema vamos continuar com as fotos.
Aqui após 6 meses da alporquia, as raizes já estão bem desenvolvidas:
[/img]
O futuro nebari:
[/img]
Como o nebari precisa ainda se desenvolver e ser melhorado, utilizei a técnica da tábua pressa a base da planta, estou testando uma variação da técnica tradicional do uso da tábua, mas descreverei isso num tópico específico.
[/img]
[/img] _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 11:26 pm Assunto: |
|
|
Outra foto mostrando o futuro nebari
Após a base estar presa a planta vamos replantar, devido as raizes bastante frágeis utilizei substrato para mame e acomodei-o entre as raizes com agua, assim evito danificar as raizes mais frágeis.
[/img]
Após foi só completar o vaso com substrato médio. Esta planta acredito que vai levar ainda uns 2 anos para ficar boa, agora o trabalho vai ser de melhorar a ramificação dos galhos, e trabalhar principalmente o nebari.
[/img]
[/img]
Vista de cima
[/img]
Detalhe do galho:
[/img]
Um abraço a todos os colegas
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
[/img] _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 9:46 am Assunto: |
|
|
Amigo Araldi,
que bom que vc "também" tenha voltado a postar no Fórun.
Gostei da demonstração do teu trabalho. Vamos aguardar os próximo!
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 12:06 am Assunto: |
|
|
Gerson,
muito instrutiva a postagem do desenvolvimento...
Eu mesmo, olhando para a primeira foto, não teria a menor idéia do que fazer...
A alporquia foi uma ótima solução e a estruturação do tronco e galhos está indo muito bem...
O que foi feito da base da planta da primeira foto?
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 10:27 am Assunto: Re: Branquilho |
|
|
Oi Araldi... tudo bem?
Que belo trabalho voce fez!....
Transformou uma "varetona sem graça" num bonsai muito bem estruturado e compacto!...
Achei ótimo o efeito na alporquia na busca de um nebari mais robusto... e o uso dessa base de madeira vai ajudar muito no desenvolvimento radial da raizes.. dando ainda mais impacto visual ao nebari...
No vasinho da alporquia voce usou seu substrato puro?... granulação menor?...
Parabéns e um abraço...
Charles |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 1:30 pm Assunto: |
|
|
Olá
Ivanil Obrigado!
Edson:
A planta da primeira foto já deu 3 pré-bonsai( dois aparecem nas fotos acima) e um terceiro que é o resultado da primeira poda para diminuição do pivo, não minha opinião é a melhor planta até o momento, com ele foi feito um hokidachi que possui um nebari muito bonito.
Esta planta está em exposição na União Bonsai Center do meu amigo Jõao Carlos, quando eu for busca-la eu coloco fotos dela.
E da base deste ultimo alporque que é mostrado acima tenho dois tocos que vamos ver no que vai dar.
Obrigado.
Charles
Obrigado pelo vosso comentário, suas jabuticabeiras servem sempre de inspiração.....
Quando ao substrato no vasinho da alporquia, realmente e o qualytá na menor granulometria, aquelas partes preta que aparece embaixo e um pouco em cima é plantimax que eu havia colocado um pouco,para observar se era melhor ou não. Na minha opinião o substrato puro é melhor. Heheheheh propaganda é a alma do negócio.
Brincadeiras a parte façam seus testes e tirem suas concluções.Cada local tem seu clima próprio, e suas particularidades.
Um abraço a todos e obrigado pelos comentários.
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 4:40 pm Assunto: bonsai |
|
|
Grande Gerson, custa a aparecer, mas quando o faz, vem com tudo, hein garoto? Parabens por seu excelente trabalho, espero que possamos estar apreciando a continuidade dessa estruturação, em postagens futuras.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 6:33 pm Assunto: |
|
|
Grande Nicky
Sempre digo que os amigos muitas vezes costumam ser muito generosos nos comentários, todos sabem que ainda à um longo caminho pela frente, mas de qualquer maneira obrigado, pretendo ir atualizando as fotos sobre esta planta.
Um grande abraço
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 22, 2008 9:16 pm Assunto: |
|
|
Estou postando as fotos da base, que o Edson pede lá no começo, esta semana fui até a União Bonsai Center e resolvi trazer ele para casa.
No dia que fizemos o transplante não tinha outro vaso masi apropriado na loja por isso usamos este, mas sei que preciso trocar.
Aproveito para pedir a sugestão dos colegas sobre qual vaso fica melhor?
By araldi[/img]
Detalhe do tatchiagari.
By araldi[/img]
A copa deste bonsai acho que pode ainda ser aumentada um pouco.
Esperro a opinião dos colegas.
Um abraço a todos.
Gerson Araldi
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 1:16 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo não conheço você mais belas plantas você tem hein??? Dá para ver um belo pingo de ouro com movimento legal no tronco lá em cima. Beleza, parabéns. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 3:40 pm Assunto: |
|
|
Grande Gerson....
Realmente muito bom trabalho, como ja disse alguém: nao saberia o que fazer olhando a primeira foto... que visão!!
Eu ja tive o prazer de conhece-lo e as suas plantas....ele tem boas plantas la na casa dele gente! E trata muito bem delas!
Grande abraço amigo. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 4:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Grande Araldi, show de bola esse bonsai, garoto. Parabens.
Quanto ao vaso, creio que o nobre amigo terá que escolher um outro, menor, em que seja realçada a qualidade excepcional do seu trabalho, bem como o nebari e o tachiagari. Quanto a estruturação superior, vc terá que esolher um galho apical, para formar, a partir dele, uma segunda estrutura, mais alta que a atual, conformando-a de acordo com o estilo pretendido.
Mas isso não é tão dificil quanto parece. Com um pouco de trabalho e paciencia chegará até lá.
E quanto aquele alporque, em que aparece o pingo de ouro mencionado pelo colega forista Marcos Castilho, me pareceu ideal para formar um Kengai, o que vc aprontou com ele?
No caso do Hokidashi, creio que o vaso ideal seja oval, mas não tão grande quanto o que ele está envasado, é claro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Jun 23, 2008 5:11 pm Assunto: |
|
|
Gerson,
ótimo trabalho. Volto a insistir; eu não imaginaria nunca que aquela muda do começo pudesse se transformar nesses dois belos bonsai... Considerando a altura do tronco principal, que parece não ter mais que 10cm, acho que o novo vaso, oval ou redondo deveria ter 2/3 do comprimento ou diâmetro desse vaso da foto.
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|