FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Iniciando com Jabuticabeira
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fabiomcst



Registrado: 26/10/12
Idade: 40
Mensagens: 22
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2012 10:12 am    Assunto: Iniciando com Jabuticabeira Responder com citação

Olá Companheiros,

Como havia adiantado em minha apresentação, minha intenção é iniciar com uma Jabuticabeira, segue abaixo algumas fotos da muda que estou querendo utilizar, gostaria da opinião dos colegas e de algumas dicas com relação ao substrato, tamanho do vaso, qual seria o melhor estilo a seguir para essa planta, tudo que puderem me guiar será de grande valor, até a mais simples das opiniões, agradeço a ajuda de todos.




_________________
Fábio M. Costa
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 20/06/12
Idade: 37
Mensagens: 685
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2012 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fábio!
A jabuticabeira é minha espécie preferida!
Sempre escutei falar sobre a demora no crescimento da mesma e tal, mas fazer o que?
Tudo tem o seu preço , e o preço de um belo bonsai sem dúvidas é a paciência!

Esta muda está no chão? É na sua casa?

Não dá pra ver muito bem como ela é, então não sei que estilo seguir, se é que já dá pra definir um. Normalmente as jabus são levadas mais pro Ereto informal, ou a vassoura. Mas se você fuçar as os tópicos aqui do fórum, vai ver muita coisa boa!
Eu particularmente passo boa parte do meu tempo lendo tópicos antigos. Vai matar muita dúvidas sua se voce ler também, com certeza!

Até mais !
_________________
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Fabiomcst



Registrado: 26/10/12
Idade: 40
Mensagens: 22
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2012 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

gil_fuka escreveu:
Olá Fábio!
A jabuticabeira é minha espécie preferida!
Sempre escutei falar sobre a demora no crescimento da mesma e tal, mas fazer o que?
Tudo tem o seu preço , e o preço de um belo bonsai sem dúvidas é a paciência!

Esta muda está no chão? É na sua casa?

Não dá pra ver muito bem como ela é, então não sei que estilo seguir, se é que já dá pra definir um. Normalmente as jabus são levadas mais pro Ereto informal, ou a vassoura. Mas se você fuçar as os tópicos aqui do fórum, vai ver muita coisa boa!
Eu particularmente passo boa parte do meu tempo lendo tópicos antigos. Vai matar muita dúvidas sua se voce ler também, com certeza!

Até mais !


Obrigado Gil,

Também sempre achei muito interessante as imagens de pequenos Bonsais de Jabuticaba dando frutos, esse foi um fator que me levou a escolhe-lo e também a disponibilidade, pois este está sim no solo em minha casa. Esses dois estilos que citou me chamaram mais a atenção mesmo. Já estou fazendo bastante pesquisa nos tópicos, mas o que esta me intrigando bastante e não estou conseguindo achar informações é sobre qual seria o substrato ideal, levando em consideração a espécie e minha pouca experiência no assunto, tenho em casa um cascalho de rio que usei em aquario, as pedras tem em torno de 3~4mm, já fiz uma boa lavagem nele para deixar bem limpo, minha pergunta para os amigos é:

Existe algum problema quanto a utilização dele? Qual deveria ser a mistura em partes percentuais e qual os demais componentes devo usar, tenho terra fértil em casa a vontade, areia fina de construção, humus de minhoca, esterco de boi, rsrsrs
Tenho essa dúvida de qual a mistura a utilizar....

Estou só esperando uma dica ou entao achar um tópico pra mandar brasa e tirar a mudinha do solo. Assim que retirá-la posto outras fotos melhores para facilitar essa avaliação do estilo.

Obrigado a todos!!!
_________________
Fábio M. Costa
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 20/06/12
Idade: 37
Mensagens: 685
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2012 8:25 pm    Assunto: Responder com citação

Então Fábio, sobre o substrato, eu tenho alguns exempares aqui em casa que ganhei de um amigo, eles vieram naquelas sacolinhas em que as mudas costumam serem acondicionadas antes da venda, e coloquei pedrisco e a terra que veio nas mesmas como substrato.
Coloquei um link onde mostro o processo que fiz no meu blog:

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/08/jabuticabeiras-mudas-em-vasos-de.html

Então, já fazem dois meses que realizei o transplante sem podar as raízes, pois como é uma espécie de crescimento lento, as raízes também demoram um bocado pra crescer, e elas jé estão com uma super nova brotação, preciso tirar fotos novas e mostrar pra voce ver. Depois de 45 dias coloquei torta de maona e farinha de osso na veirado do vaso, depois de curtir a mistura, mas o odor não me agrada, a a partir de agora irei usar Osmocote como fertilizante. é mais caro mas pra mim não importa. Moro em um lugar super apertado e o cheiro incomoda muito todos.

Sobre a torta de mamona dois links aqui se voce quiser ler:

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/09/torta-de-mamona-e-farinah-de-osso.html

neste, usei a explicação dada pelo participante do fórum Nickfury, o cara manja muito. Logo logo voce vai perceber isso .

Smile

e este outro o que eu fiz :

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/10/e-la-vamos-nostorta-de-mamona-e-farinha.html

É isso aí!
Até mais !
_________________
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2012 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Eu deixaria ela no chão por mais um tempo e faria a remoção apenas no ano que vem!!!!!!!!!!!!!
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 20/06/12
Idade: 37
Mensagens: 685
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2012 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Isso que o Joicimar falou é uma boa também!
A não ser que não tem como deixar ela aí, se não incomodar ninguem, deixa no chão!
Isso se ninguem ficar falando:
" E essa muda aqui Fábio! Eu vou cortar ela!"

E voce explicando:
"Não corta não... eu irei realizar um yamadori ano que vem , irei colocar em um vaso com um substrato adequado onde terá tanto por cento de matéria organica e mais tanto por cento de pedrisco e caqueira de tijolos e blá, blá , bla´..."

Então vai acontecer o que acontece com a maioria aqui: os parentes pensam que você está malucos e que suas novas amizades na internet estão te fazendo mal!
Laughing Laughing
Até mais !
_________________
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Fabiomcst



Registrado: 26/10/12
Idade: 40
Mensagens: 22
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2012 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

E dale aprendizado, na minha pequenissima percepção uma mudinha pequenina assim seria o ideal, tenho outra aqui que está com uns 60cm de altura e o tronco principal deve ter uns 15mm, portanto é uma muda mais velha, essa no caso, pode ser usada de imediato? As raizes dela nao estarão muito profundas? ela está diretamente no solo também.

Já andei lendo umas respostas do Nickfury, realmente impressiona, no meu caso eu fico até perdido com os termos que ele usa.
O que estou achando engraçado é que estou me sentindo como um dos meus alunos das areas em que leciono, quando eles me perguntam... "Como é que você lembra disso tudo de cabeça?"....rsrsrsrs
Cada um com sua majestade!!!!!!

Obrigado Joicimar e Gil pelas opiniões!!
_________________
Fábio M. Costa
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/03/11
Idade: 36
Mensagens: 287
Localização: Maringa-PR

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2012 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

A jabuticaba é uma especie apreciada pela maioria dos Bonsaistas pelo fato de sua fruta se desenvolver no tronco podendo fazer podas tranquilamente sem afetar sua produção, tbm é verdade que esta muda vai levar pelo menos 7 a 12 anos para frutificar sendo hibrida ou até mesmo 25 anos sendo uma sabará.
Todos nós quando iniciamos na arte temos aquela ancia de ver a planta se desenvolvendo com velocidade, e a jabuticaba sendo a sua primeira experiencia pode te desanimar no inico, ou você pode deixa la no chão se desenvolvendo por pelo menos uns 3 anos no minimo e neste meio termo ir trabalhando com outras plantas, e pegando tbm mais experiencia.
apenas minha opinião.
_________________
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fabiomcst



Registrado: 26/10/12
Idade: 40
Mensagens: 22
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2012 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

fermga escreveu:
A jabuticaba é uma especie apreciada pela maioria dos Bonsaistas pelo fato de sua fruta se desenvolver no tronco podendo fazer podas tranquilamente sem afetar sua produção, tbm é verdade que esta muda vai levar pelo menos 7 a 12 anos para frutificar sendo hibrida ou até mesmo 25 anos sendo uma sabará.
Todos nós quando iniciamos na arte temos aquela ancia de ver a planta se desenvolvendo com velocidade, e a jabuticaba sendo a sua primeira experiencia pode te desanimar no inico, ou você pode deixa la no chão se desenvolvendo por pelo menos uns 3 anos no minimo e neste meio termo ir trabalhando com outras plantas, e pegando tbm mais experiencia.
apenas minha opinião.


Entendi Fermga, Fernando deve ser nehh,

Boa dica, posso cuidar para que se desenvolvam bem no solo e comprar um Bonsai já iniciado como você mencionou para ir ganhando experiência e aprendendo as técnicas, por mais que sabemos que a paciência é a principal virtude nessa arte, ficamos sim, anciosos para envasar uma planta e ver ela se desenvolver como em um sonho.

Nesse caso, é interessante que ela esteja em um local que contribua para o desenvolvimento, correto? Para as fotos postadas, a muda se encontra embaixo de um limoeiro, recebendo sombra a maior parte do dia, li alguns post´s que dizem que a Jabuticabeira deve receber bastante luz, seria prudente de minha parte, trocá-la de lugar, para receber mais luz, ou nesse caso dela ainda estar no solo isso não influenciaria no momento.

Obrigado pela dica
_________________
Fábio M. Costa
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/03/11
Idade: 36
Mensagens: 287
Localização: Maringa-PR

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2012 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

influencia sim a quantidade de sol que ela toma tanto em vasos como no chão.
Realmente as jabuticabeiras adoram sol e aguá se você conseguir fazer podas no limoeiro para que ela possa receber mais luz solar seria o mais ideal
_________________
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fabiomcst



Registrado: 26/10/12
Idade: 40
Mensagens: 22
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Dom Out 28, 2012 1:09 pm    Assunto: Responder com citação

fermga escreveu:
influencia sim a quantidade de sol que ela toma tanto em vasos como no chão.
Realmente as jabuticabeiras adoram sol e aguá se você conseguir fazer podas no limoeiro para que ela possa receber mais luz solar seria o mais ideal


Isso é uma informação que meu pai me mostrou na prática, ele tem um terreno de chacará onde plantou um pé de jabuticaba, porém não vamos ao terreno todos os dias, desenvolvemos portanto, um sistema com três tambores de 200L, sendo o total de 600L que ficam irrigando essa Jabuticabeira e outros frutos durante a semana, até que chegue o próximo final de semana e os tambores sejam cheios novamente, já existe um fechamento automático por bóia, mas preferimos enche-los e deixar tudo fechado no meio da semana, enfim, a Jabuticabeira recebendo agua com frequencia e estalando debaixo do sol o dia todo, nos presenteou com alguns frutos, o tamanha dela é 1m mais ou menos e conseguimos encher uma vasilha de sorvete de 2L.

Depois posto fotos dele, a pena é que esse meu pai não vai permitir que eu faça um Yamadori nele,rsrsrs
Abraços
_________________
Fábio M. Costa
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 20/06/12
Idade: 37
Mensagens: 685
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Dom Out 28, 2012 6:18 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fábio!
Mas insiste com o seu pai, quem sabe ele não amolece e libera o yamadori?
Very Happy

Legal o seu pai mexer com estas plantas também!
E posta as fotos mesmo pra gente ver este sistema de irrigação!
Na teoria parece ser interessante, e na prática sem dúvidas dá certo, já que voce está falando!

Até mais!
_________________
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Fabiomcst



Registrado: 26/10/12
Idade: 40
Mensagens: 22
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Dom Out 28, 2012 7:04 pm    Assunto: Responder com citação

Pode deixar que irei providenciar, em paralelo andei avaliando outros exemplares aqui em casa e conversando com os proprietários meu pai e minha mãe, existem alguns limoeiros que me chamaram a atenção, fiquei em dúvida e fui pesquisar, encontrei álguns tópicos com as fotos de evolução dos colegas para projetos com limoeiros, pensei em mudar de idéia e aproveitar um limoeiro devido ao fato de que eles iriam ser arrancados em breve, estão com troncos em torno de 30~35mm, acredito ser um momento ideal para retirada, minha pergunta nesse caso é:

A planta esta muito velha ou pode ser usada?

usaria o mesmo para realizar meu treinamento inicial como disse em post anterior, acredito não ser crime ambiental,rsrs pois ele não seria mantido. Quanto ao formato, acho que o momento não seria propício a exigir a perfeição, quero começar por baixo e aprender todos os principios básicos.
_________________
Fábio M. Costa
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/03/11
Idade: 36
Mensagens: 287
Localização: Maringa-PR

MensagemEnviada: Dom Out 28, 2012 11:50 pm    Assunto: Responder com citação

só tem que tomar cuidado porque limoeiro, laranja, mexerica e outros citrus são danadas para pegar todo o tipo de praga possíveis e repassar a maioria para todas as plantas ao lado.
_________________
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 20/06/12
Idade: 37
Mensagens: 685
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Out 29, 2012 6:20 pm    Assunto: Responder com citação

Legal Fábio este mopnte de opções que voce tem aí cara!
Se fosse comigo aqui, já teria feito!

Não desiste da jabuticaba não, demora mas é uma planta maravilhosa, a textura do tronco descascando com o crescimento é o que mais me chama a atenção.

É isso aí!
Até mais!
_________________
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil