FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Curvador !! Onde encontrar a venda ???
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edson Junior

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2005 11:23 pm    Assunto: Curvador !! Onde encontrar a venda ??? Responder com citação

Olá amigos do forum !!

Estou muito interessado em encotrar para compra alguns curvadores.
Como tenho medo de fazer arramação .. e por mais que eu leia sobre o assunto n consigo criar coragem para fazer, estou a procura desse acessório.

Aguardo a ajuda de vocês.

abraços

Principiante na arte do BONSAI, só que mesmo assim muito FELIZ Smile
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 8:12 pm    Assunto: Curvador Responder com citação

Também estou interessado em conseguir esse acessório, mas acredito que não deve ser difícil improvisá-lo caso não o encontre pra comprar.
Abraço,

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 9:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Estive lendo há pouco outro tópico e achei-o bastante interessante a alternativa apresentada pelo colega Marco Nascimento:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=761.

Edson,

Quando estamos iniciando, é normal termos receio de fazermos uma aramação e isto só acaba com a prática continuada.

Uma boa maneira de adquirir experiência é o treinamento: retire vários galhos de alguma planta do seu jardim ou mesmo da rua e faça o maior número de aramações possíveis.

Dê uma olhada no link abaixo, ele contém algumas informações básicas sobre a aramação:

http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/tecnicas_arquivos/aramacao.htm

Um abraço,

Sergivaldo
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2005 8:44 am    Assunto: Responder com citação

Tb acho que é melhor vc começar a aceitar a idéia de ter que aramar suas plantas, sem aramar, vc vai ficar muito limitado como bonsaísta, a ação do curvador é muito restrita, sem falar que ele não pode ser colocado em galhos mais finos.
Vou te dar uma boa dica...
Vá em alguma chácara, escolha a muda mais horrorosa que vc conseguir achar, aquela qua nunca seria um bonsai decente...
Com galhos pra todos os lados...
Treine nela a aramação sem medo de estragar nada... Quem sabe vc pode até melhorá-la... (risos)
Que tal???
Com certeza vc vai quebrar vários galhos dos seus bonsai, mas todo mundo já passou por isso ainda passa, no mês passado eu fui dar uma torcida num galho de um Pinheiro Negro de 45 anos que eu tenho, trinquei em dos galhos e dei uma rachada no tronco... Nem esquentei, coloquei hormônio e passei fita de vedar rosca nas feridas, logo ele se recupera...
Procure comprar uma planta que não quebre os galhos com muita facilidade, eu recomendaria o Fícus e o Pinheiro Negro mesmo, já dei cada torcida em alguns que nem acreditava que conseguiria... Esse que eu rachei agora, foi bobeira minha, exagerei mesmo...
O fícus só tem um problema, engrossa os galhos muito rápido, vc tem que ficar atento à aramação, já tive galhos marcados com menos de 2 meses de aramados.

Um abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
newtonhissanaga

MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

eu tbm algum tempo vi uns curvadores e achei bem interessante.....aramar eu acho fácil, mas tenho dificuldade com galhos grossos....tudo bem pode-se colocar arame mais grosso, aramar com fio duplo etc...mas vou fazer curvadores...pq ai posso ir a cada semana dando um pouco mais de pressão e dando a forma ao tronco......
hj fui ao centro...comprei barras zincadas roscadas...comprei borboletas e porcas...amanha vou na universidade cortar umas barras de aço, fazer furação passar o macho e ver no que dá.....como bom eng. mecanico acho que vai dar certo......qdo tiver pronto e aprender a postar foto, coloco uma foto......abraços..
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Newton !!!!!! Laughing Laughing Laughing

Tudo é válido quando queremos nos aperfeiçoar na arte do bonsai. !!! Very Happy Very Happy Very Happy

Curvadores, acho que nunca os compraria embora a artrite não me deixe trabalhar com arames grossos, tenho sempre um amigo que faz para mim este trabalho. Cool Cool Cool Afinal, tenho que explorá-los !!!

Acho que todos já disseram tudo, mas quero reafirmar que o trabalho com arame é muito interessante e fundamental !!!!!!! Faça tentaivas de acertos com galhinhos que servirão apenas para aulas práticas. Não se preocupe em quebrá-los. Só acertamos quando tentamos, não se esqueça disso. Se não tentarmos, não acertaremos.

Siga as aulas colocadas no tópico.

Abraços e não tenha medo de errar.

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2005 11:56 am    Assunto: Responder com citação

Very Happy É isso aí amigão!!! Tem coisas que só se aprende praticando e errando, por isso, mãos a obra Exclamation Exclamation Exclamation
Só um lembrete!!! Se for usar fícus não use o "boni", pois só de vc pensar em aramar, o galho já tá quebrando Evil or Very Mad

Abraço Atila
Edson Junior

MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2005 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

Átila escreveu:
Very Happy É isso aí amigão!!! Tem coisas que só se aprende praticando e errando, por isso, mãos a obra Exclamation Exclamation Exclamation
Só um lembrete!!! Se for usar fícus não use o "boni", pois só de vc pensar em aramar, o galho já tá quebrando Evil or Very Mad

Abraço Atila

Esses dias atraz tentei mexer no galho de um ficus boni...Adivinhe qual o resultado ??

Depois disso até desanimei com ele.

Principiante na arte do BONSAI, só que mesmo assim muito FELIZ Smile
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2005 12:44 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Edson... tudo bem?

Agora entendo melhor seu receio! Rolling Eyes
Voce tentou aramar uma das plantas mais enjoadas prá isso! O ficus boni!
Os galhos dele quebram quando "enxergam" o arame! Shocked ....
Há uma infinidade de plantas que são excelentes para treinar aramação. O shimpaku é uma delas, mas se preferir plantas mais fáceis de encontrar em chácaras, aí vão algumas sugestões:
- caliandra
- buxinho
- eugenia
- jaboticabeira
- pitangueira

O curvador tem um agravante! Voce perde a sensibilidade dos dedos quando flexiona um galho, correndo maior risco de quebrá-lo, caso nao conheça muito bem os limites da planta que está trabalhando.

Voce pode treinar aramação com algumas das plantas acima sem grandes sustos. Uma coisa é certa.... mesmo os mais experientes têm calafrios quando pensam em aramar ficus boni! Shocked

Boa sorte,
Charles
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: