|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ANDRADE 2.o PASSO

Registrado: 13/10/05 Idade: 44 Mensagens: 272 Localização: ituporanga sc
|
Enviada: Qua Abr 22, 2009 12:44 pm Assunto: aCER, COMO SEMEAR? |
|
|
OLA AMIGOS EU COMPREI UMAS SEMENTES DE ACER E FIQUEI SURPRESO QUANDO LI A RECOMENDAÇÃO DE SEMEADURA QUE DIZ PRA FAZER ESTRATIFICAÇÃO POR 6 MESES. ISTO É MESMO NECESSARIO OU TEM OUTRO JEITO? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Abr 22, 2009 6:45 pm Assunto: |
|
|
Andrade, a questão da germinação do acer depende bastante da região. Por exemplo, eu moro na serra gaúcha, próximo de gramado. tenho um pé de acer que produz sementes elas caem no chão e muitas germinam espontaneamente, sem nenhum tratamento. Mas acontece que aqui faz um inverno bem rigoroso com vários dias de geadas fortes, às vezes chegando a 5 graus negativos. Também nunca observei se as sementes que germinam são do ano ou de anos anteriores. Como nascem por conta, nunca me dei ao trabalho de semear. Além disso, faço mudas por alporquia, onde consigo troncos da grossura de um cabo de vassoura, ou mais, em apenas 3 meses. Por este motivo não vale a penas eu ficar tentando germinação.
Como sua região é um pouco mais quente, eu aconselho a colocar as sementes na geladeira até o início da primavera e então semear em areia de construção.
Para colocar na geladeira, poderia usar desde logo um pote com areia úmida e colocar as sementes dentro. Veja que esta areia tem que ser apenas úmida, não encharcada.
Pode até acontecer delas começarem a germinar dentro da geladeira mesmo.
espero que funcione.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Daniel.Viterbo 1.o PASSO

Registrado: 17/01/05 Idade: 53 Mensagens: 150 Localização: Santa Rosa de Viterbo/SP
|
Enviada: Qui Abr 23, 2009 12:46 pm Assunto: |
|
|
Caro Andrade,
A titulo de ajuda informo minha experiência. Ganhei algumas em 2007, fiz a estratificação e coloquei as semente em um copo de água gelada e deixei até o dia seguinte dentro do copo na temperatura ambiente.
Após aproximadamente 24 h plantei e a germinação chegou proximo a 100%.
Outra questão importante realmente é o clima, diferentemente de vocês moro no interior de SP (proximo a Rib.Preto) e o clima aqui é bem quente.
Faça um teste com algumas sementes de formas diferente e voce achará o melhor opção pra você.
Abraço,
Daniel |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

Registrado: 13/10/05 Idade: 44 Mensagens: 272 Localização: ituporanga sc
|
Enviada: Qui Abr 23, 2009 12:52 pm Assunto: |
|
|
OBRIGADO PELA DICA DANIEL... VOU TENTAR DESTE JEITO. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|