|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
thi_santos
Registrado: 27/02/09 Idade: 38 Mensagens: 75 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Mar 02, 2009 10:14 pm Assunto: Iniciando com Ficus e Figueira |
|
|
Sou principiante, nunca realizei um bonsai, fui em um sítio onde um parente meu possui uma floricultura, peguei duas mudas umas de cerejeira de aproximadamente uns 6 meses e uma Ficus com aprox uns 3 anos a mais, o Ficus estava em plantado em um saco grande e tinha uns 60cm de altura com belas folhas verdes rajadas, ao retirar ele do saco vi que ele possuía muitas raízes, visto que ele estava plantado a 3 anos sem nenhum trabalho em cima, Cortei uns 80% das raízes que tinha pois eram muitas e não havia condições de realizar um trabalho com ele, além das raízes cortei o tronco logo no início e como ele possuía uma raíz muito grande eu a deixei para fora da terra, o tronco está grosso, minha maior dúvida é se irá sobreviver ao trauma que não foi pouco, quanto a figueira foi mais tranquilo pois não possuía muitas raízes e ramificações para cortar. Alguém possui alguma orientação para o meu caso oque fazer para ela sobreviver melhor ao trauma, se sobreviver e como criar ramificações mais fácil?
grato
[/img] |
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Seg Mar 02, 2009 10:39 pm Assunto: Foto |
|
|
Ficus
Cerejeira
[/img] |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 8:25 am Assunto: |
|
|
thi_santos
os fícus em geral são bem resistentes...
deixe suas plantas à meia sombra para que elas se recuperem e emitam brotações para se definir algum estilo.
Abraços |
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 7:43 pm Assunto: PRIMEIRO PASSO |
|
|
Somente deixar a meia sombra já está ok? Como sou químico fiz uma mistura para anti mofo pois estava já mofando nos cortes, eu não havia passado pasta cicratizante. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 04, 2009 9:33 am Assunto: |
|
|
por hora é somente isto.
poco sol direto para se recuperar bem, aos pocos, com a brotação, vá expondo ao sol...
abraços |
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Seg Abr 06, 2009 3:09 pm Assunto: Projetar |
|
|
Alguém teria uma idéia de como projetar esse Fícus, esqueci de comentar esse é um Fícus Benjamina Variegata, eu consigo reduzir muito as folhas?
Eu comecei a aramação há algum tempo atraz, peguei os dois galhos laterais e o estou abaixando, mas não sei se irá ficar com boa harmonia, ele está se recuperando muito bem, pelo progresso até o coloquei em um vaso de bonsai com substrato apropriado, já começou a gerar brotos.
Se alguém tiver alguma ideia de projeção desta planta eu agradeço
Thiago |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Abr 06, 2009 4:21 pm Assunto: |
|
|
Thi:
Como dito pelo Ezequiel, não há que se falar em estilo por enquanto. Preocupe-se com a sobrevivência da planta. Se tudo der certo, as brotações que surgirem começarão a dar idéias sobre como conduzí-la. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Seg Abr 06, 2009 4:48 pm Assunto: |
|
|
Sim eu entendo mas quanto a sobrevivência eu não me preocupo, ela está enraizando perfeitamente, aparecendo novas brotações. Mas como ela está limpa fica mais fácil fazer as amarrações! Irei postar uma foto atualizada para olhar! |
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Qua Abr 08, 2009 5:27 pm Assunto: Substrato |
|
|
Para o Substrato desse fícus utilizei em PESO:
25% Bentonita Esmectita Sódica (Argila) de baixa granulometria
55% Areia de obra granulometria mais ou menos 1mm
10% Dolomita de granulometria de 4mm
9% Hulmus de minhoca
1% Dolomita #325
A mistura ficou com uma conscistência boa com uma boa drenagem, para esse fícus que possuo o benjamina variegata existe alguma composição de solo mais indicada? há algum relato do tipo expecífico de argila utilizada em substratos? Estou esperando o conserto de minha máquina para postar fotos, mas a princípio não penso em engrossar mais o tronco e pretendo deixar no básico chokkan. |
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Qui Abr 09, 2009 9:14 am Assunto: Fotos atualizadas |
|
|
Consegui tirar umas fotos ontem, eu fiz uma aramação dos dois galhos laterais para baixo como mostra as fotos abaixo
FRENTE
CIMA
TRAZ
Essas duas fotos abaixo mostra as raízes, não sei oque acham de retirar essas raízes menores que não estão em harmonia?
oque acham de retirar essas daqui
 |
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Qui Abr 09, 2009 9:36 am Assunto: Projeção |
|
|
Para o futuro essa é a minha idéia com uma massa foliar naqueles moldes em estilo formal copa densa
[/list] |
|
|
 |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qui Abr 16, 2009 5:51 pm Assunto: |
|
|
Olá, Thi.
Se me permite uma sugestão, chega de mexer nessa planta por esse ano. Reenvasamento, mudança de substrato, poda drástica e aramação já foi muito mais do que o aconselhável assim, de uma só vez. Não fosse um Ficus, que é extremamente resistente, possivelmente não resistiria.
Deixe-o brotar ao menos seis folhas por galho, e aí sim, pode após a segunda folha, dái deverão nascer mais dois ou três ramos, isso fará o ficus ramificar bastante e começar a encher a copa como você pretende, mas no fim, é meio que a planta que decide o que quer ser quando crescer.
Deixe a planta descansar até a próxima primavera, no mínimo ... pelo menos eu assim o faria. Paciência, paciência, paciência ...
Abraços,
Andrea _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Sex Abr 17, 2009 7:55 am Assunto: |
|
|
ADAC escreveu: | Olá, Thi.
Se me permite uma sugestão, chega de mexer nessa planta por esse ano. Reenvasamento, mudança de substrato, poda drástica e aramação já foi muito mais do que o aconselhável assim, de uma só vez. Não fosse um Ficus, que é extremamente resistente, possivelmente não resistiria.
Deixe-o brotar ao menos seis folhas por galho, e aí sim, pode após a segunda folha, dái deverão nascer mais dois ou três ramos, isso fará o ficus ramificar bastante e começar a encher a copa como você pretende, mas no fim, é meio que a planta que decide o que quer ser quando crescer.
Deixe a planta descansar até a próxima primavera, no mínimo ... pelo menos eu assim o faria. Paciência, paciência, paciência ...
Abraços,
Andrea |
Sim tens razão, vou deixar ela na UTI agora de molho só comendo sopinha para crescer forte e saudável, foi muito durante um curto período de tempo, se fosse outra espécie não teria coragem para fazer o que fiz. Se ela morrer terei certeza do que não fazer.
Eu não tenho como deixar ela fora de casa para pegar um Sol, para amenizar este problema eu ligo um abajur com lâmpada florescente quando estou fora de casa. Acho que está ajudando um pouco, pelo menos tem um mínimo de iluminação.
Abçs |
|
|
 |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Sex Abr 17, 2009 8:51 am Assunto: |
|
|
Ah, sim, quanto a isso pode ficar tranquilo, meu Ficus fica no meu trabalho, e lá não bate Sol algum, mas tem bastante luminárias fluorescentes, e ele brota feito doido, é difícil manter a silhueta que sempre tem galhinho novo aparecendo. Para interiores, Ficus é imbatível, não tem espécie melhor.
Abraços,
ANDREA _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Qua Abr 22, 2009 12:59 pm Assunto: |
|
|
Uma pergunta, como fiz uma poda radical dos galhos e já lí que nesta espécie (benjamina variegata) a desfolha total pode secar os galhos estou com medo de ter matado a planta, gostaria de saber só para ter uma idéia quanto tempo em média levaria para brotar novamente? Sei que isto é muito relativo, dei uma leve raspada em um galho, o mais fino e mais alto e ainda está verde a casca, mas voces sabem como é, não arriscaria em outra espécie, o fícus é muito forte mas como qualquer outra planta possui seus limites, estou com medo de não brotar e secar os galhos.
Ela já brotou duas vezes mas como inventei de mexer nela estraguei os brotos novos.
Nós que gostamos e até levamos como estilo de vida, temos muito apreço por nossas plantas, ao ponto de minha mulher dizer que estou trocando ela por esses "matos" hehe |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|