FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Separação de alporque acer tridente
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 29, 2009 5:14 pm    Assunto: Separação de alporque acer tridente Responder com citação

E aí galera tudo certo? Estou com uma dúvida referente a um acer que tenho.
Essa planta foi comprada em virtude da boa base (nebari mto bom) e da conicidade que possuia. O topo inicialmente seria todo descartado, iniciando a planta do zero. P/não jogar fora a parte aérea que tinha um bom calibre, fiz um alporque em nov do ano passado, depois de refazê-lo umas três vezes já que o danado insistia em cicatrizar, hj as raízes abundam (ainda que de um lado só) e já saem por baixo do pote. Aproveitei para abrir o pote e já colocar um vaso maior com mais substrato para fortalecer as raízes...
A grande dúvida é quanto a época para separar...a época boa para poda estrutural do acer é o inverno, já para transplantes (separar o alporque deve ser tão estressante quanto), seria o início da primavera...

Agora meus amigos me pergunto: Qual seria a época certa para separar esse alporque? Separo no inverno e corro o risco do aplorque sentir? Espero até a primavera e corro o risco da base sentir? Separo antes (agora) e espero?

Abraços amigos, espero que consigam me ajudar.

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 30, 2009 8:24 am    Assunto: Responder com citação

FrK_Leal

Segundo o Mestre Hidaka existem duas epocas ideais para a poda do acer tridente. A primeira seria no outono quando ja caíram 2/3 das folhas e a seiva esta parando de fluir, isto evitaria a perda de seiva. A segunda no início da primavera quando a seiva começa a fluir, desta maneira a nova brotação utilizará esta seiva para a emissão da nova folhagem e também evitaria sua perda. No caso do alporque, para unir o útil ao agradável, que seria preservar a parte de baixo do alporque de uma perda de seiva e fazer com que a parte de cima brote, creio que o ideal seria esperar até o início da primavera, ou até que a temperatura começa a aumentar, ainda mais que voce mora no Sul e as estações aí tendem a ser mais definidas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 30, 2009 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Pois então Wilson, mto obrigado pelo retorno.
A bem da verdade, parte mais importante para mim é a base abaixo do alporque, não a parte alporquizada em si...
O alporque é um bônus já que se não desse certo viraria estaca ou seria descartado sem a menor cerimônia...

Levando isso em consideração acho que o mais inteligente seria a poda agora, qndo ela está começando a perder as folhas certo?

Assim eu aproveito a época do início da brotação intensa até como estímulo à brotação da base.

FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 30, 2009 1:45 pm    Assunto: Responder com citação

Se o teu foco é a parte de baixo, pode podar agora.
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 30, 2009 4:27 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelo retorno Wilson.
Vou proceder com a poda agora então...vou separá-la e plantar a alporquia em uma garrafa pet p/tentar fazer um ishitsuki. Acho que uma pedra vai mascarar bem a presença de raízes num lado só...

Assim que fizer a poda mostro p/ vcs...

FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 04, 2009 3:59 pm    Assunto: Responder com citação

Frk!
Não sei, com o frio que está chegando, com certeza não haverá brotação na base que restou.
É a minha opinião!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 04, 2009 4:21 pm    Assunto: Responder com citação

Bem Elio, agora foi tarde... já tá podada...
Vamos esperar p/ver se acontecem as brotações na base, mas acho que vai rolar ainda... Já começaram a baixar as temperaturas, mas meus aceres ainda estão brotando bem, inclusive o palmatum...
Fora q em aqui em Joinville o frio custa um pouco a chegar, geralmente maio ainda é bem quente..

Abraços!

FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 04, 2009 5:04 pm    Assunto: Responder com citação

Mas Elio,

A base não brotará mesmo agora, ela entrará em dormência. Quando me referi à brotação estava falando da parte de cima do alporque, por isto indiquei o início da primavera. Mas como o FrK_leal disse que o que importava era a parte de baixo, indiquei que poderia cortar agora, aproveitando o início da dormencia, e evitando com isso a perda de seiva,Ok .
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 04, 2009 5:20 pm    Assunto: Responder com citação

Wilson, pelas características climáticas da nossa região, eu evito toda e qualquer poda radical de tronco nesta época, pois se já não ocorre mais brotações até a primavera, também as plantas não derrubaram suas folhas preparando-se para dormência.
Mas como o àcer é uma planta resistente, vamos torcer pelo amigo Frk.
Um grande abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 04, 2009 5:21 pm    Assunto: Responder com citação

Agora já está feito, não tem mais retorno... Se não brotar agora, deixa p/primavera... a poda radical ia ser feita em algum ponto...brotando antes, ótimo, brotando na primavera, bom também, não brotando mais, daí me danei... mas isso acho que não acontece (pelo menos espero)

De qualquer maneira, vai servir de aprendizado... quanto à nossa região, mesmo que a gente esteja a apenas 120km Elio, Curitiba por ser mais na serra é bem mais frio que Joinville. Mas ainda assim vou começar a observar mais suas recomendações quanto às épocas...

Reparar o que está feito não tem mais como, como diz Hidaka-san, não cola com cuspe....o jeito é esperar a brotação mesmo e rezar...

FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 05, 2009 10:44 am    Assunto: Responder com citação

Pois é galera, agora com todos essas respostas diferentes fiquei meio assim... será que uma estufa ajuda? Ou não vale a pena? Deixo a planta se recuperar no tempo dela mesmo ou tento ajudar?

FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 05, 2009 11:14 am    Assunto: Responder com citação

FrK-Leal

Não precisa fazer nada. Deixa sua planta se recuperar. Você não vai perder. Continuo reiterando o que disse, a poda do acer Kaede deve ser feita quando ele perder 2/3 das folhas, que no seu caso é agora. Portanto esqueça, ele entrara em dormência e rebrotará vigorosamente na primavera. Se você colocar na estufa agora aí sim vai piorar tudo, ele começará a rebrotar em época errada. Espere e verá.
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 05, 2009 11:18 am    Assunto: Responder com citação

Beleza Wilson, vou deixar como está.
Abraços e obrigado pela ajuda..

FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: