FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

duvidas primarias de principiante...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Reinaldo Moretti

MensagemEnviada: Sex Maio 08, 2009 8:43 pm    Assunto: duvidas primarias de principiante... Responder com citação

saudações aos participantes deste forum.

primeiramente gostaria de dizer que sou um aprendiz na arte de cultivar bonsai embora já cultive algumas mudas e pré bonsai a uns 5 anos não tenho muita experiencia pratica, o que sei aprendi observando alguns trabalhos de mestres como o Sr. Hidaka, o Eduardo mizuno dentre outros, e no mais foi lendo alguns livros e pesquisando muito neste otimo forum, e pela internet. no meu ver, e me corrijam se estiver errado já parto em grande desvantagem e muita dificuldade do basico para se tem bons e suadaveis bonsai, explico! moro em São Paulo em um apartamento que tem uma varanda grande onde tenhos umas 20 plantas em um peitoral, acontece que o sol só incide sobre as plantas na parte da tarde, apos as HS:14.00, alguns vão até que bem como é o caso da minha primavera, buxinho, ficus, e as serissa, porem o shimpaku, outros juniperos que tenho, acer e a caliandra creio necessitarem um pouco mais de exposiçao dirreta ao sol, pois luto com dificuldades para que elas se desenvolvam.
alguem com mais experiencia neste sentido poderia me dar uma orientação melhor a esse respeito, minhas colocações procedem, ou será que estou sendo muito exigente com o desenvolvimento das plantas em questão. outra duvida, a um mes atraz adiquiri na liberdade do Sr. Hidaka duas mudas já pré de piracanta, uma com frutos amarelos e a outra com frutos vermelhos, e um pre de cotoneaster, e as folhas estão amareando e caindo, como nunca tive estas especies a duvida, será normal a queda devido a estação, falta algum tipos de nutriente, adubar? quanto a rega tranquilo, não descuido neste sentido.
aguardo ajuda dos colegas de plantão.

abraços
Reinaldo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 09, 2009 9:58 am    Assunto: Responder com citação

Oi Reinaldo

Nesta arte milenar, todos nós somos iniciantes não é mesmo!!!???

Estou um pouco distante do teu clima, mas sei que de certa forma posso ajudar nas tuas observações...
A exposição solar é primordial para nossas pequenas plantas! Mesmo sendo de três a quatro horas que as suas ficam expostas, acho que podem se adaptar sem problemas... atenção na umidade/regas Wink
As coníferas precisam de muito sol, porém tem crescimento muito lento Wink
A piracanta e cotoneaster perdem as folhas no inverno... sem problemas Wink

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: