|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
AlexandreKerger

Registrado: 08/05/09 Idade: 53 Mensagens: 26 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Maio 08, 2009 7:25 pm Assunto: Azalea, Jacare, Jaboticaba O que fazer???? |
|
|
Ola!
Muito prazer, sou novo na arte do Bonsai e tb neste fórum, estou com algumas duvidas e preciso de uma ajuda urgente.
Bom eu comprei um Pre Bonsai de Jaboticaba em um mercado, tem mais ou menos uns 40 dias, depois deste e por ter gostado da brindadeira, comprei mais um e mais dois de Romã, depois um Jacaré e por fim uma muda de Pingo de Ouro, indo para Minas na casa de uns parentes eu vi uma Primavera muito bonita e pedindo pra virar um Bonsai, a planta estava na casa de uma tia plantada em um vaso, voltando pra Sampa eu falando com uma amiga de Bonsai ela me arrumou uma Azalea, perfeita ela estava abandonada no quintal, porem ela ja é um Bonsai, ela tem toda formação de Bonsai e tem mais ou menos uns 15 anos e Linda ainda por cima, enviarei fotos dela depois.
Duvidas: A Azalea e uma das Jaboticabeiras estão plantadas a muito tempo em seus vasos, tanto que a raiz ja tomou conta de tudo e elas estão soltas, adubo elas nem sabem o que que é, acho que nunca viram em sua vida. A minha maior duvida é eu posso fazer um transplante para mamadeira agora ou tenho que esperar a Primavera, eu andei vendo em alguns sites por ai que quase, senão todas as Plantas devem ser transplantadas na Primavera, tenho medo delas não aguentarem ate lá, devo arriscar e esperar o tempo, ou fazer agora o esquema de mamadeira para elas?
A Azalea eu peguei tem 2 dias e a Jaboticabeira a mais ou menos uns 20, elas estão no mesmo vaso.
Outra duvida é, eu tenho aquario plantado, eu replantei as Romãs e uma Jaboticabeira, o Pingo de Ouro e o Jacaré com o ßeguinte Substrato?
Jacaré- Areia+ou- uns 40%, Terra adubada uns 40%, Fibra e Pó de Coco uns15% e 5% mais ou menos de Laterita e Substrato Fertil este aqui:
Flourite Black
Product Description
Aluminum 33510
Barium 19
Calcium 20950
Cobalt 4
Chromium 7
Copper 17
Iron 4338
Potassium 374
Magnesium 1868
Manganese 51
Sodium 5484
Nickel 9
Vanadium 11
Zinc 9
Units=mg/kg, source: Plasma Emission Spectrometer, EPA Method 6010, Univ. of Georgia Chemical Analysis Lab
Flourite Black™ is a specially fracted, stable porous clay gravel for the natural planted aquarium. Its appearance is best suited to planted aquaria, but may be used in any aquarium environment. Flourite Black™ is most effective when used alone as an integral substrate bed, but it may be mixed with other gravels. Gravel modifiers such as laterite are not necessary. Flourite Black™ is not chemically coated or treated and will not alter the pH of the water.
Para a Primavera as Romãs o Pingo de Ouro e uma Jaboticabeira eu usei 65%terra adubada, uns 30% de Pó e Fibra de Coco e 5% de Laterita e o mesmo Substrato mencionado em cima.
Caso queiram conhecer mais sobre o produto deem uma olhada neste site:http://www.seachem.com/Products/product_pages/FlouriteBlack.html
Só pra vcs saberem este Substrato no aquario é maravilhoso e faz toda a diferença, na cor e no crescimento das plantas.
Queria uma opinião sobre o Transaplante que quero fazer os que eu ja fiz e sobre os Substratos, por favor.
Desde já agadeço e deixo um grande abraço aos meu novos amigos
Ale |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 09, 2009 10:15 am Assunto: bonsai |
|
|
ola
oque vc vai fazer se chama yamadori coleta de plantas da natureza ou jardins. Acredito que como tiralas do seu solo tireas com a maior parte de terra possivel e coloque um bom hormoneo enrraizador para a recuperação da planta. Poda de raiz só na primavera quando a planta emitir novas brotaçãoes uma dica é tirar de 1 a 2 terços das folhas da planta para ela se recuperar melhor.
sobre o substrato das coniferas como o jacaré ele deve ser beeeem drenante e as de flor e fruto pode por bastenta matéria organica como terra vegetal e umus de minhoca mas bote bastante pedriscos para facilitar a drenagem.
adubação só daqui um mes ou só na primavera quando a planta emitir novas brotações (quer dizer que se recuperou).
boa sorte; |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Maio 09, 2009 10:20 am Assunto: |
|
|
Oi xará
Bem vindo ao fórum!
Parece que o amigo já foi contaminado com o vírus da "gripe bonsaística" felizmente esta só faz bem
quanto ao transplante, na tua região é realmente indicado fazer na primavera, porém, não cortando as raízes você pode transplantar para um vaso/escorredor maior... é o que chamamos de falso transplante
Dificilmente usamos terra adubada na composição do substrato no bonsai... repito, NO BONSAI FORMADO, já que pelas poucas dimensões do vaso e estes componentes ácidos podem acabar matando as raízes! Indico usar componentes menos agressivos como a areia, pedrisco, chamote(cerâmica triturada), terra vegetal sem adubos, etc.
Já na mamadeira, é comendado muito nutriente para crescimento
Espero ter ajudado um pouco. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|