FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jaboticabeira Pre Bonsai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
AlexandreKerger

MensagemEnviada: Qua Maio 13, 2009 11:24 am    Assunto: Jaboticabeira Pre Bonsai Responder com citação

Ola!

Estava com um pré Bonsai de Jaboticabeira a mais ou menos 1 mes, ela estava com a terra debilitada e a raiz ja tinha tomado conta de tudo, ontem resolvi por ela no escorredor e hoje vou montar a mamadeira.
Fiz o seguinte:
Levantei o Bonsai e ja saiu com toda terra, eu apenas tirei o que estava na borda, a sobra mesmo longe da raiz, prendi ele pelo fundo do escorredor com arrame e preparei uma terra com bastante areia, apenas para completar a lateral do escorredor, desfolhei ela toda e iniciei a aramação.
Na 1 foto como ela era:

Na foto 2 ela recem aramada e no escorredor:

Na foto 3 um close:

Na foto 4 visto de cima:

Na foto 5 objetivo pretendido:

Por favor dêem opiniões.
E me ajudem quanto ao substrado da mamadeira o que colocar; eu estava pensando em por 60% terra adubada 20% areia um pouco de laterita e por torta de mamona com farinha de osso. Oque vcs acham.

Abraço e obrigado
Ale
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 13, 2009 1:22 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Alexandre ...Seja muito bem vindo ao forum ... Pelo que vi este é um bonsai destes de shoping.. Mas tem um futuro promissor .. O tronco tem um bom movimento e boa distribuição de galhos ... Algumas observações :
1- Vc fez o certo colocando no escorredor , mas poderia ter colocado alem da terra e da areia grossa , cacos de telha ou de tijolos , que ajudam na drenagem e a manter a umidade ...
2-Poderia ter esperado para fazer a desfolha no final do inverno , quando as plantas estão " acordando" e soltam brotações mais vigorosas....mas não se preocupe ela vai brotar , e logo.. logo, estará cheinha de folhas ..
3-Aproveitando que fez a desfolha e aramou , diminua o comprimento dos galhos o que fará com que os mesmos fiquem com entren-nós mais curtos no futuro e forçará o adensamento da copa com brotações mais perto do tronco ...
4- O escorredor serve para que a planta desenvolva as raizes com mais rapidez e com isso "engorde" ..Por isso o substrato de inicio deve ser com poucos nutrientes e composto por areia , cacos de telhas ou tijolos ou algo similar { eu uso 80%} e terra adubada { 20%} ..
5- A mamadeira só deve ser usada depois que as raizes começarem a aparecer pelos furinhos do escorredor , aí sim , na mamadeira eu inverto a composição: 80% substrato bem nutritivo e 20% areia e cacos ...
Sou apenas um iniciante tentando ajudar , mas espere a opinião de outros foristas muito mais experientes que eu ... E boa sorte com o seu BONSAI.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AlexandreKerger

MensagemEnviada: Qua Maio 13, 2009 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado

Eu vou dar continuidade ao estilo que eu achei bem legal rsss, quantos as pontas dos galhos eu deixei pensando em ver o que ia virar e se futuramente da pra eu continuar ou melhorar o desenho mas vou fazer isto que vc falou nos galhos laterais o de cima que divide em dois eu vou deixar um como central e o outro vou virar ele pra esquerda pra ficar mais parecido com o exemplo que eu tenho.
Muito obrigado mesmo pela ajuda.
Abraço
Ale
AlexandreKerger

MensagemEnviada: Qua Maio 13, 2009 2:35 pm    Assunto: Responder com citação

ja estou cortando postarei fotos depois esta bem melhor mesmo

Gostaria de mais opniões

Ale
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 13, 2009 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Não é bom mexer nas raízes nessa época mais sua planta está bem encaminhada amigo. Essas aramações ficaram perfeitas.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 13, 2009 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Xará Laughing

Bem legal sua jabu!
Com relação a distribuição dos galhos, lembro que eles devem ocupar toda circunferência do tronco, ou seja, devem sair galhos para direita, esquerda, frente e fundos... Wink Nas fotos a sua dá a impressão que só tem galhos dos lados, tornando a árvore sem profundidade.

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
AlexandreKerger

MensagemEnviada: Qui Maio 14, 2009 8:21 am    Assunto: Responder com citação

E ai xara tudo bem?
realmente minha arvore não tem galhos na frente e no fundo, eu espero com a brotação que eles fiquem mais cheios para que eu possa trabalhar neles.
Teria alguma dica de como acelerar o processo?
Obrigado
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 15, 2009 12:22 am    Assunto: Responder com citação

Agora é adubar e aguardar Wink

A distância entre os galhos existentes está até boa, então uma solução seria aramar o tronco e ir torcendo-o aos poucos, deixando os galhos nas posições citadas acima Idea

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: