Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
AlexandreKerger

Registrado: 08/05/09 Idade: 53 Mensagens: 26 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Maio 13, 2009 11:24 am Assunto: Jaboticabeira Pre Bonsai |
|
|
Ola!
Estava com um pré Bonsai de Jaboticabeira a mais ou menos 1 mes, ela estava com a terra debilitada e a raiz ja tinha tomado conta de tudo, ontem resolvi por ela no escorredor e hoje vou montar a mamadeira.
Fiz o seguinte:
Levantei o Bonsai e ja saiu com toda terra, eu apenas tirei o que estava na borda, a sobra mesmo longe da raiz, prendi ele pelo fundo do escorredor com arrame e preparei uma terra com bastante areia, apenas para completar a lateral do escorredor, desfolhei ela toda e iniciei a aramação.
Na 1 foto como ela era:
Na foto 2 ela recem aramada e no escorredor:
Na foto 3 um close:
Na foto 4 visto de cima:
Na foto 5 objetivo pretendido:
Por favor dêem opiniões.
E me ajudem quanto ao substrado da mamadeira o que colocar; eu estava pensando em por 60% terra adubada 20% areia um pouco de laterita e por torta de mamona com farinha de osso. Oque vcs acham.
Abraço e obrigado
Ale |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Maio 13, 2009 1:22 pm Assunto: |
|
|
Ola Alexandre ...Seja muito bem vindo ao forum ... Pelo que vi este é um bonsai destes de shoping.. Mas tem um futuro promissor .. O tronco tem um bom movimento e boa distribuição de galhos ... Algumas observações :
1- Vc fez o certo colocando no escorredor , mas poderia ter colocado alem da terra e da areia grossa , cacos de telha ou de tijolos , que ajudam na drenagem e a manter a umidade ...
2-Poderia ter esperado para fazer a desfolha no final do inverno , quando as plantas estão " acordando" e soltam brotações mais vigorosas....mas não se preocupe ela vai brotar , e logo.. logo, estará cheinha de folhas ..
3-Aproveitando que fez a desfolha e aramou , diminua o comprimento dos galhos o que fará com que os mesmos fiquem com entren-nós mais curtos no futuro e forçará o adensamento da copa com brotações mais perto do tronco ...
4- O escorredor serve para que a planta desenvolva as raizes com mais rapidez e com isso "engorde" ..Por isso o substrato de inicio deve ser com poucos nutrientes e composto por areia , cacos de telhas ou tijolos ou algo similar { eu uso 80%} e terra adubada { 20%} ..
5- A mamadeira só deve ser usada depois que as raizes começarem a aparecer pelos furinhos do escorredor , aí sim , na mamadeira eu inverto a composição: 80% substrato bem nutritivo e 20% areia e cacos ...
Sou apenas um iniciante tentando ajudar , mas espere a opinião de outros foristas muito mais experientes que eu ... E boa sorte com o seu BONSAI. |
|
|
 |
AlexandreKerger

|
Enviada: Qua Maio 13, 2009 1:27 pm Assunto: |
|
|
Obrigado
Eu vou dar continuidade ao estilo que eu achei bem legal rsss, quantos as pontas dos galhos eu deixei pensando em ver o que ia virar e se futuramente da pra eu continuar ou melhorar o desenho mas vou fazer isto que vc falou nos galhos laterais o de cima que divide em dois eu vou deixar um como central e o outro vou virar ele pra esquerda pra ficar mais parecido com o exemplo que eu tenho.
Muito obrigado mesmo pela ajuda.
Abraço
Ale |
|
|
 |
AlexandreKerger

|
Enviada: Qua Maio 13, 2009 2:35 pm Assunto: |
|
|
ja estou cortando postarei fotos depois esta bem melhor mesmo
Gostaria de mais opniões
Ale |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Maio 13, 2009 8:14 pm Assunto: |
|
|
Não é bom mexer nas raízes nessa época mais sua planta está bem encaminhada amigo. Essas aramações ficaram perfeitas. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Maio 13, 2009 10:15 pm Assunto: |
|
|
Oi Xará
Bem legal sua jabu!
Com relação a distribuição dos galhos, lembro que eles devem ocupar toda circunferência do tronco, ou seja, devem sair galhos para direita, esquerda, frente e fundos... Nas fotos a sua dá a impressão que só tem galhos dos lados, tornando a árvore sem profundidade. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
AlexandreKerger

|
Enviada: Qui Maio 14, 2009 8:21 am Assunto: |
|
|
E ai xara tudo bem?
realmente minha arvore não tem galhos na frente e no fundo, eu espero com a brotação que eles fiquem mais cheios para que eu possa trabalhar neles.
Teria alguma dica de como acelerar o processo?
Obrigado |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Maio 15, 2009 12:22 am Assunto: |
|
|
Agora é adubar e aguardar
A distância entre os galhos existentes está até boa, então uma solução seria aramar o tronco e ir torcendo-o aos poucos, deixando os galhos nas posições citadas acima  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|