Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sáb Mar 07, 2009 11:00 am Assunto: Poda em acer |
|
|
Pensei que tinha perdido a muda, quase 1 mês e nenhuma reação depois da poda.. mas ai está, uma bela gema surgindo...
 |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Mar 07, 2009 7:41 pm Assunto: |
|
|
Amigo Arzivenko
Não pude deixar de perceber que vc utiliza em muitas plantas, essas latas de tinta.
Será que isso poderia prejudicar de alguma forma o desenvolvimento ou até mesmo a vida da planta.
Me parece que sobra resíduos da tinta na lata e, não tenho total certeza, acredito que isso não é bom, principalmente se a planta estiver enfraquecida pelo transplante.
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Dom Mar 08, 2009 6:32 pm Assunto: |
|
|
Caro Arzivenco,
fiquei interessado em saber o que aconteceu com teu Acer.Tive um problema semelhante com a mesma espécie de vir secando de cima sentido raíz.Efetuei várias podas até que encontrei parte sadia da planta e abrindo o tronco encontrei uma pequena bróca.Já perdi uma planta adquirida de uma espresa especializada mas com broca partindo da raíz, seis mezes depois de adquirida.
Sucesso com o teu Acer.
Do colega no bonsai |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 11:42 am Assunto: |
|
|
Bastante estranho Ivanil, a minha até então é um caso mais simples, a princípio achei que tinha exagerado na poda, pois comprei o acer, o ipê e a goiaba no mesmo dia, o ipê brotou em pouco mais de 4 dias, a goiaba em 10, e o acer ja fazia 1 mês e nada de brotar, mas ai surgiu essa gema da foto, que hoje ja começa a mostrar sinais de uma pequena folha surgindo, e outra gema próxima começou a se desenvolver também...
Aguardo ansiosamente o desenvolvimento do meu acer, mas aprendi que leva tempo até que brote depois da poda...
foi um susto. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 2:34 pm Assunto: |
|
|
Caro Arziovenko,
que bom não ter ido além de um susto.Eu também tenho encontrado algumas dificuldades, mas por questão de me considerar ainda um pricipiante e não ter participado de nenhum curso a não ser a Apostila do "Pai de Todos" Amigo Mário do Fórun.
Mas é isso mesmo, fazendo é que se aprende!
Do colega no bonsai. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 2:45 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko, que bom que seu acer está brotando. Possivelmente uma das razõs da demora é o período. É que aqui no sul, em função da proximidade do outono, muitas plantas já estão com grande diminuição da atividade vegetativa. Da próxima vez, deixe a poda para a primavera que ele brotará em poucos dias.
Quanto a lata de tinta não vejo problemas pois também ja usei, desde que ela tenha estado um bom tempo (semanas, ou a té meses) aberta a fim de evaporarem todos os componentes químicos. Nunca se deve reutilizar uma lata de tinta recém descartada.
Me chamou a atenção otipo de substrato que está usando. O que é isso? Pó de mármore? tem uma impressão meio compacta. Seria interessante ter misturado uma boa quantidade de areião para drenar mmelhor. Mas agora não mexe antes da chegada da primavera. Seria interessante cobrir aquela raiz a fim do sol não queimá-la e acabar queimando também o tronco onde ela está escondida. Talvez coloque apenas uma camda de areião ou pedrisco em cima deste substrato mesmo, até cobrí-la.
Espero ter ajudado
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 2:48 pm Assunto: |
|
|
Elio,
é areia mesmo, o colega Arzivenco dará melhores informações.
Do colega no bonsai |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 16, 2009 8:10 pm Assunto: |
|
|
Elio, é areia sim, porém é bem difícil encontrar o "areião" aqui na cidade, o pouco que tenho meu pai me trouxe do Uy, bota viagem pra areia hein!
Então eu tenho utilizado a areia de construção, mesmo pedindo a mais grossa, ainda é bastante fina, até o momento nenhuma planta apresentou problema com isso, então tenho utilizado nas mudas novas, e com o tempo substituo as melhores com areia grossa.
Mas chega de papo, é hora de dar uma espiada no Acer, 40 dias após o plantio:
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 16, 2009 9:07 pm Assunto: |
|
|
Caro Arzivenko,
ainda bem que vc apareceu e confirmou o que falei" é areia".
Eu usei muito, o pó de pedra peneirada, com um escorredor retirando só o pó.Ainda uso em plantas ainda pequenas a partir de semente ou estaquia, funciona muito bem é utilizado para colocação de lajotas em calçadas, seu custo é insignificante.Para plantas maiores ou com melhor qualidade uso areia de rio peneirada, dalomita e estou testando o arenito, produzido bem próximo de minha cidade ,vendido em sacas de 20 kg. E fornecido em granulometria uns 40 % acima do indicado, uso a peneira e martelo os pedriscos maiores.Tentei quebrar telha, mas é um tanto complicado.Ainda vou inventar uma "geringonça" pra fazer o serviço.
Do colega no bonsai |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 8:48 am Assunto: |
|
|
Beleza Arzevenko.
A planta está brotando bem bonita mesmo. Então o substrato é areia. Bom, a coloração varia de local para local, o que me deixou na dúvida.
O principal você conseguiu que é salvar a muda. Agora é uma caminhada longa e gostosa até obter desta planta um lindo bonsai.
Abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 9:18 am Assunto: |
|
|
Estou com um problema parecido no meu Acer ele creio eu já se aclimatou aqui no ES pois é bem quente já tenho ele há uns 8 meses e faz uns dias no máximo 15 que parou de brotar e está secando as folhas. Será efeito do outono que está para chegar???? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 9:21 am Assunto: |
|
|
É possível Marcos, vale lembrar que estas plantas vieram de outro continente, com clima completamente diferente do nosso. Aliás, imagine a variação que existe de clima entre o RS e o ES!
tome cuidado com a água também, se a planta estiver entrando em dormência, diminua as regas para que não apodreça.. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 9:29 am Assunto: |
|
|
É verdade Arzivenko vou diminuir a rega e vamos torcer. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 22, 2009 8:29 pm Assunto: |
|
|
atualizando...
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 03, 2009 7:54 pm Assunto: |
|
|
Demorou pra brotar, mas agora ninguém segura esse acer..
 |
|
|
 |
|