|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
roney
|
Enviada: Sex Maio 08, 2009 5:30 pm Assunto: A vossa Opinião |
|
|
Boa Noite ao forum
Tenho sondado as vossas opiniões nas ajudas que dão aos colegas, e congratulo vos pelo vosso conhecimento na matéria, assim eu gostaria de vos pedir a vossa opinião neste meu Ulmeiro o qual fiz uma poda radical, será que serei merecedor da vossa prezada ajuda?.
Desde já o meu muito obrigado.
Roney koon

Editado pela última vez por roney em Ter Maio 19, 2009 6:29 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Maio 08, 2009 6:33 pm Assunto: |
|
|
Olá Roney!
Veja que vc fez as podas muito bem. Bem posicionadas. Temos aí um tronco duplo, o mais alto um pouco mais grosso que o mais baixo, como deve ser.
O que está um pouco fora da estética é esse buraco entre os 2 troncos e depois, mais acima, os troncos se juntam.
O ideal seria fazer com que o tronco menor seguisse a mesma sinuosidade do tronco maior, o que pode ser conseguido com uma aramação ou um tracionador ou até mesmo com uma torção do tronco menor.
Parabéns, é um belo exemplar!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Andrei 1.o PASSO

Registrado: 10/05/06 Idade: 43 Mensagens: 138 Localização: Aracaju
|
Enviada: Sex Maio 08, 2009 6:51 pm Assunto: |
|
|
Roney, Benvindo ao forum, Gostei da planta e achei as curvas muito interessantes apesar do buraco que se forma. Minha opinião é conseguir
separar um pouco os troncos logo acima do buraco e inclinar o tronco menor para o mesmo lado que o maior, acho que ficaria mais harmonico,
o que acha??
Vamos esperar as opiniões dos colegas também valeuu!!
Abraço, Andrei Brum |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Maio 09, 2009 9:02 am Assunto: |
|
|
Oi Roney
Muito bom início de trabalho! Concordo com as observações dos amigos acima  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
roney
|
Enviada: Ter Maio 19, 2009 5:55 pm Assunto: Ulmeiro |
|
|
Boa Noite ao forum
Antes de mais eu quero pedir desculpas se deixei algum dos colegas sem resposta de agradecimentos á vossa opinião, acho que não mas em todo o caso mais uma vez quero deixar os meus agradecimentos, é que eu estava a dar resposta direta aos colegas, eu não estava habituado a andar por foruns e dai o meu erro, só quando o amigo Edson me chamou a atenção é que eu vi que estava a fazer um erro mas foi inocentemente, as minhas desculpa.
O meu Ulmeiro está já cravejadinho de rebentos e logo que eles estejam maiores postarei fotos.
O tronco mais fino que os colegas me aconselharam a tentar endireitar, está complicado tenho a impressão que ele esta teimoso e não quer sair daquela posição, de qualquer modo estou tentando.
Abraço
Roney |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Maio 19, 2009 6:39 pm Assunto: |
|
|
Roney,
de fato acho que com arames já é um pouco tarde para mudar o desenho deste galho mais fino, podes entretanto usar um entortador. Num primeiro momento você vai endireitar o tronco e depois fazer a curva no mesmo sentido do galho mais grosso.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
roney
|
Enviada: Ter Maio 19, 2009 7:14 pm Assunto: Roney |
|
|
Olá Edson
Obrigado pela sua opinião, o amigo tinha mostrado este entortador á umas semanas atrás e então eu meti mãos á obra e fiz um, já estou tentando, mas sabe esta arvore já tens 28 anos, e está dificil de ela querer vergar, vamos a ver ou ela verga ou vergo eu e se fôr eu não tenho muito a fazer, vamos a ver.
Mais uma vez obrigado pela sua opinião
Abraço
Roney |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Maio 19, 2009 8:46 pm Assunto: |
|
|
Roney, tem mais 2 maneiras para executar essa alteração.
1. Passe ráfia ou borracha de pneu de bicicleta no tronco, arame, e torça ele no mesmo sentido em que vc aramou, uns 45 graus.
2. Ou então, separe a parte de cima onde os troncos se encontram e coloque uma madeira para mantê-los separados, isso amenizará esse "buraco"..
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
roney
|
Enviada: Qua Maio 20, 2009 6:43 pm Assunto: Roney |
|
|
Boa Noite
Elio, Andrei, Alexandre, Edson, Obrigado pela vossa opinião aliás parece que a ideia era unanime, com arame era um pouco dificil pois o tronco mais baixo é muito curtinho mede 15cm e as curvas são muito juntas, no entanto seguindo a opinião de Edson, com o trocedor de troncos consegui o que achava impossivel, mais tarde tiro fotos para verem como ficou, fiz uma aproximação no photoshop para vossa apreciação.
Obrigado a todos pela força, pois como eu disse achava impossivel conseguir, tinha receio de partir o tronco.
Muito obrigado pela vossa ideia.
Abraço
Roney
Original:
trabalho do photoshop:
 |
|
|
 |
Andrei 1.o PASSO

Registrado: 10/05/06 Idade: 43 Mensagens: 138 Localização: Aracaju
|
Enviada: Sex Maio 22, 2009 7:56 pm Assunto: |
|
|
Olá Roney,
Estou acompanhando seu tópico e creio que sua planta ficará exelente, não deixe de postar a evolução valeuu!!
Abraço, Andrei Brum. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|