Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 09, 2008 10:58 am Assunto: replantio ! |
|
|
Colegas, gostaria de saber o que vcs fazem com o substrato antigo....jogam fora ? reaproveitam, esterelizam para reaproveitar ( como ? )...enfim que destino dão às sobras de substrato antigo.....
Ainda tem a areia grossa que compõe o substrato que dá pena de jogar fora... _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Jul 09, 2008 2:39 pm Assunto: |
|
|
Alex eu jogo fora pois não tem quase nada de nutrientes então não serve para nada amigo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 09, 2008 3:18 pm Assunto: msg |
|
|
Mais pelo menos a areia grossa pode-se reutilizar né ? já que ela é neutra e bem mais dificil de encontrar. _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Jul 09, 2008 3:28 pm Assunto: |
|
|
Alex a areia grossa é a mesma que se utiliza em material de contrução. Sabe uma boa dica para você conseguir os pedriscos dela é ir até uma construção e falar com o pedreiro para juntar para você os pedriscos da areia que ele vai peneirar para rebocar a casa. Ele enche um saco para você em dois ou três dias. Aí você dá ao amigo uns R$ 5,00 como agradecimento. Entendeu??? Ele ia jogar fora o pedriscos e passou para você e ainda ganhou cinco Reais amigo. Vale a pena. Faço isso direto. Aí você dá uma lavada nos pedriscos e pronto pode usá-lo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 09, 2008 4:22 pm Assunto: msg |
|
|
entendi.....rsssss
é que aqui eu uso areia de rio mesmo, R$ 1,30 o pacotinho com 1 kilo _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qua Jul 09, 2008 5:09 pm Assunto: |
|
|
Alex Fabiano,
da pra reutilizar a areia se vc peneirar e conseguir separar só a areia não ha impessilios pra q seja reutilizada com um substrato novo.
salvo o caso da plantar estar com algum tipo de doença q pode comprometer sua planta, todo o substrto deve ser jogado fora inclusive a areia.
eu aqui tenho problemas pra encontrar areia na granulação que eu gosto de usar, exatamente essa q vem nos saquinhos de 1,30 q aqui neim acho mais pra comprar.
estou usando umas pedrinhas brancas, falaram no orkut q é dormolita, e q ela é alcalina e retem mais agua por ser menos lisa q a areia de rio.
alguem sabe me dizer se tem problema usar isso no substrato?!
apesar de eu já estar utilizando.
rsrs
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Jul 09, 2008 8:14 pm Assunto: |
|
|
Alex,
eu reutilizo o substrato desde que esteja com as características inalteradas. Precisa continuar com boa drenagem e não estar compactado. Apenas em caso de doença no substrato, como fungo, não uso e jogo fora. No meu caso não uso grande quantidade de matéria orgãnica no geral, por isso dá pra reaproveitar. Se precisar de adição de outro componente para melhorar uso mais alguma coisa e reutilizo. Só não uso na mesma planta. Coloco em um balde grande que reservei e vou reutilizando á medida do necessário.
Filipe,
a dolomita por ser alcalina vai ser melhor utilizada para correção de ph do solo. Como composição do sem que ele necessite não é uma boa. Quando for fazer o transplante não coloque novamente.
Mais uma coisinha, achei legal seu pensamento abaixo da mensagem, mas o nome do filósofo é Confúcio e confício.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 09, 2008 10:17 pm Assunto: |
|
|
Caro Alex e amigos!
Eu tambem faço o reaproveitamento de substrato,mas so para plantas
que ainda não estejan em vaso de bonsai,muitas vezes quando
vamos passar a planta do vaso treine p/vaso de bonsai o substrato
ainda esta bom,quando se corta parte das raizes com facão e fica
um bolo de raizes e substrato junto , faço um monte depois bato com
um pedaço de madeira para separar as raizes e por fim passo em pene
ira grossa ,o ideal é ultilizar 50% deste e 50% de subst/novo,eu até
agora não notei nenhun proplema nesta reultilização,ok
G abraço.
Pv |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 10, 2008 10:15 am Assunto: msg |
|
|
legal, vejo que cada um tem uma particularidade para o destino da sobra de substrato...
me tranquilizou, pois estava imaginando jogar fora substrato + areia que sobra. _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sex Jul 11, 2008 1:54 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Eu, as vezes, reaproveito quando se trata de substrato inorgânico.
Mas procuro esterelizá-lo, deixando ao forno por pelo menos 30 min. a 180º.
Abraços.
Franz Lopes |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Jul 11, 2008 2:37 pm Assunto: |
|
|
Alex,
eu nunca reaproveitei o substrato até mesmo por não imaginar poder ser utilizado novamente mesmo com algumas adaptações.
Felipe,
em virtude de ter adquirido uma grande quantidade de pedrisco dalomítico ainda uso num percentual de 10%, com registro bem aceitável, mas desconhecia as informações postadas pelo darkaso.
Ivanil |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 11, 2008 9:47 pm Assunto: |
|
|
Pessoal joguem tudo fora e compre substrato novo!
Heheheh, brincadeira pessoal, como bem disse alguns colegas desde que tenha as caracteristicas de um bom substrato inalteradas, e não tenha doença não vejo problema em reaproveitar.
Até porque eu vejo o substrato com meio da planta se fixar pois os nutrientes vamos fornecer através da adubação, bem sei que quando fazemos uso de um substrato novo as vezes podemos esperrar mais para começar a adubar, em quanto no reutilizado este tempo precisa ser menor.
Um abraço
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 12, 2008 2:10 pm Assunto: |
|
|
Olá Felipe
Como disse acima não vejo problema, e geralmente este substrato mantém bem a granulometria.
Um abraço, quando precisar é só entrar em contato.
Gerson Araldi _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
|