|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelodezena
Registrado: 05/03/07 Idade: 47 Mensagens: 92 Localização: São Carlos
|
Enviada: Qui Jun 11, 2009 1:02 pm Assunto: Novas mudas - não sei que espécies são... |
|
|
Olá pessoal
Mais uma vez venho aqui contar com a experiência de vocês.
Ganhei 2 mudas de um senhor e ele não sabia me falar que espécies eram.
Espero que vocês possam me ajudar a identifica-las e também sugerir estilos e o que fazer.
A primeira é essa
Geral
Detalhe das folhas
Detalhe do tronco - será que isso é uma doença???
A segunda espécie é essa:
Geral
Detalhe das folhas
A primeira espécie eu acho que já está bem ramificada e pronta para no inverno eu fazer uma poda drástica dos galhos e não do tronco. Pensei no esilo vassoura.
A segunda eu acho que vai para o escorredor e mamadeira por uns 3 anos... hehehe
Grande abraço a todos _________________ _______________________
Marcelo Dezena Cabrelon
marcelodezena@uol.com.br |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jun 11, 2009 2:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcelo!
A primeira é Pithecollobium tortum (Tataré) a segunda me parece uma Sibipiruna, não tenho certeza.
Para o Pitheco, o estilo vassoura não é o mais recomendado. Vc perde o visual do ramos que é o charme dele. Moyogi, Kengai, ficam mais interessantes.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 11, 2009 7:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
Parabens pelo "presente". Agora, é aramar e dar um movimento levemente sinuoso ao tronco de ambas as plantas, para num futuro próximo ter um bonsai mais interessante e técnico.
Aconselho partir para o engrossamente dessas mudas e trabalhar, daqui a dois ou tres anos, com um material mais robusto, que poderá facilitar inclusive seu trabalho com elas. Se não tiver um pedaço de chão em que plantar, faça uso de bacias plasticas grandes, perfuradas na lateral e no fundo. Para essas espécies, as bacias são melhor opção que o clássico escorredor, pois permitem a formação de um bom nebari e um bom local para as raízes se desenvolverem e favorecerem o engrossamento rápido.
Veja um ótimo exemplar de piteco do bonsaista Marcelo Martins, do RJ:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Jun 12, 2009 1:12 pm Assunto: |
|
|
Como sempre , o NIck tem toda razão .. De espaço para as raizes e começe a fazer podas leves ... Boa sorte. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|