|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 10:42 am Assunto: Aroeira pega por estacas? |
|
|
Olá Amigos,
Tenho um pé aroeira no condominio onde moro, gostaria de fazer um bonsai aproveitando esta planta como mãe.
Quero saber se cortando um de seus galhos há a possibilidade de ele vingar(formar raízes), e se isso for possivel qual a melhor técnica, plantio direto em vaso ou alporquia?
Obrigado. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 08, 2007 9:51 am Assunto: |
|
|
Olá Geraldo,
Agradeço muito a atenção, vou procurar agora aqui no fórum como devo fazer a alporquia, pelo que vi existem duas maneiras, uma delas é cortar um determidado galho e envolver com substrato, como vi em um de seus tópicos - usar bucha natural, substrato e plástico filme. A outra é fazer um corte diretamente no galho mas sem retirá-lo da árvore mãe também envolvendo-o com substrato.
Se tiver alguma dica a acrescentar agradeço de coração.
Muito obrigado amigo. Tenho apredido muito com vc e com os demais amigos aqui do fórum.
Abraço.
Obs: O que acha sobre utilizar substrato de turfa? É viável? tenho um pacote da marca Garden. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Maio 08, 2007 11:33 am Assunto: |
|
|
Master,
Há um pequeno erro de interpretação na forma de fazer alporquia a que te referes acima.
Em nenhum caso se corta o galho na hora de fazer a alporquia. Apenas se retira um anel da casca, envolvendo o local com o substrato escolhido (musgo, xaxim, ou outro) e envolvendo este com plástico.
O corte é feito apenas depois que o local enraizou, para a retirada da muda.
Veja nas matérias que está tudo bem explicado.
Sucesso!!!
Elio Luís Secchi |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 08, 2007 11:38 am Assunto: |
|
|
Valeu Elio,
Sabe como é novato, se ninguém explicar tim,tim por tim.tim, a gente faz besteira. rsrsrs.
Brigadão.
Será que alguém tem alguma informação sobre a turfa como substrato? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 08, 2007 10:38 pm Assunto: |
|
|
Master,
A turfa costuma ser aquele deposito de material orgânico que fica no fundo das cursos dágua. Serve como matéria orgânica para os substratos.
Nas alporquias, você também pode usar garrafas pet. Faça o seguinte:
a) Corte a parte de cima (o funil da garrafa);
b) serre o bico duro;
c) Faça um corte lateral reto para abrir o funil.
d) após fazer o anelamento na área pretendida, envolva o anel com o funil de garrafa pet e una as partes com fita isolante.
e) Encha de pó de xaxim ou musgo soque bem e mantenha o material úmido. Convém utilizar algum hormônio enraizador pelo menos 1 vez por semana para acelerar o processo.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 2:05 pm Assunto: |
|
|
Geraldo,
Muito obrigado pela dica, até já havia pensado na garrafa pet p/ poder visualizar as raízes. Agora com suas dicas precisas, acho que não tem como errar. Vou fazer a alporquia e vou fotografar p/ postar no fórum, faço uma sequência até o aparecimento das raízes e a poda. Qualquer dúvida vou te mandando as fotos, p/ que me oriente.
Valeu! _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
elenita soares silvestre
Registrado: 17/03/07 Mensagens: 73 Localização: Florianopolis - SC
|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 6:20 pm Assunto: AROEIRA |
|
|
Olhe, como sou principiante e não sabia o modo de propagacão, plantei sementes e fiz estacas. Das dez estacas, não perdi uma, todas vingaram maravilhosamente bem!
Atenciosamente,
Elenita |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 5:26 pm Assunto: |
|
|
Elenita, parabéns por ter feito esta experiência e poder nos dar este veredicto. Isso prova que às vezes o não saber pode ser o caminho par novas descobertas. Apenas temos que tentar. Com certeza muitos outros já conseguiram o mesmo resultado, desde que tentando. Como nunca tentei, nunca consegui e também não sabia se era possível.
Elenita, podemos agora ampliar um pouco este conhecimento se nos informar o tipo de estaca que usou, se de ponta de galho, se de galho lenhoso, espessura média, tamanho da estaca, quanto enterrou, se usou algum hormôniio enraizador, tipo de solo (substrato) onde estaquiou, época do ano, etc...
Isso pode servir de orientação e ser o diferencial entre conseguir ou não o enraizamento
Abraços
Elio Luís Secchi |
|
|
 |
elenita soares silvestre
Registrado: 17/03/07 Mensagens: 73 Localização: Florianopolis - SC
|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 8:40 pm Assunto: estacas de aroeira |
|
|
Oi, Elio Luis Secchi
Eu não tinha ideia do modo de propagacão , nem tampouco do substrato a ser utilizado. Peguei de uma aroeira que tem lá na casa de praia, onde o terreno é arenoso e fiz uma mistura que ficasse o mais aproximado da planta mãe. Fiz estas estacas no dia 03 de marco deste ano, de galhos lenhosos, com meio centímetro de diâmetro, estacas de 20 cm, enterrei 5 cm, coloquei de molho em hormônio enraizador por 3 horas. O substrato utilizado ficou desta forma:
20% terra vegetal
20% húmus
10% pedrisco
50 % de areia
Tive sorte, elas se adaptaram bem ao substrato e estão bem vicosas.
Atenciosamente
Elenita
Ah! fiz estacas de acerola, na mesma época, com substrato diferente, e também deu certo. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 10:36 am Assunto: |
|
|
Perfeito, Elenita!
Aí está, com todos os detalhes para todos que quizerem fazer uso.
Abraços
Elio Luis Secchi |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 13, 2007 12:22 am Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
Essas são as fotos da alporquia feita sexta-feira agora.
Por Favor Opinem.
Valeu.[/img] _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 10:15 am Assunto: |
|
|
Olá Fabiano,
Ótima materia, mas acredito que sem muito fundamento p/ o tipo de utilização que estamos querendo.
No caso de Bosais, utilizamos mudas(ESTACAS) menores, e que na maioria dos casos não fica exposta ao tempo, nem a solos pobres ou com condições de irrigamento que dependem do clima (CHUVA), nossas mudas são mais bem cuidadas e observadas diarimente, recebendo todo o cuidado com os fatores acima citados.
Conforme a Elenita disse, ela teve um grande sucesso em sua experiência.
Fiz duas experiências diferentes: realizei duas alporquias, em uma árvore adulta no dia 11.05.07 e ontem 15.05.07, retirei duas estacas de + ou- 0,5 cm a 1 cm de diâmetro e realizei o plantio, em mini-estufas, feitas com garrafas PET.
Fotografei todo o processo, a única coisa é que as fotos foram feitas com estacas de Calliandra, pois fiz a mesma experiência ontem com duas estacas da mesma, mas o processo utilizado foi o mesmo.
Aproveitando as fotos fiz uma pequena apostila, que espero possa auxiliar novatos como eu, mas antes de postá-la no fórum, quero terminar a experiêcia e ver o resultado. Tirarei mais fotos p/ o acompanhamento da experiência, p/ ajudar da forma mais didática possível.
Fora de mim querer ensinar alguém, sou um novato como disse, e as informações obtidas p/ realizar a experiência foram todas obtidas neste fórum, a única diferença é que fotografei todo o processo. Por exemplo, fala-se em corte em forma de bisel na base das estacas, eu tinha apenas uma leve indicação do que seria esse corte em bisel e acho que como eu, muitos novatos tem a mesma duvida. Pesquisei na net p/ ter certeza sobre o formato do corte, e qdo o fiz fotografei de forma que todos possam visulizar seu formato. Vou mandar 1º a apostila a alguém mais experiente p/ apreciação e se o veredito for positivo, deixo aqui no fórum como forma de agradecer a ajuda que todos vcs tem me dado.
Valeu. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Editado pela última vez por Donegá em Qua Maio 16, 2007 2:17 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|