|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
AlexandreKerger

Registrado: 08/05/09 Idade: 53 Mensagens: 26 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Maio 27, 2009 2:26 pm Assunto: Azalea HAN-KENGAI - Semi-cascata |
|
|
Ola estou precisando de uma ajuda.
Comprei esta Azalea, pq acredito que ela vai realmente se tornar um bonsai maravilhoso.
Ela tem mais ou menos uns 50cm de altura e uns 60 a 70 de largura de copa, do lado esquerdo tem uns galhos maiores e minha ideia quando vi esta planta foi transformala em um HAN-KENGAI - Semi-cascata o tronco dela ainda não é muito grosso não e acho que isto vai ajudar né? Esta noite tentei para fazer um teste ir entortando o tronco dela para o lado esquerdo, rssssss ledo engano não foi de jeito nehum, se alguem puder me ajudar com uma forma ideal para ir dobrando e curvando o tronco dela eu ficarei muito grato.
Eu queria primeiro deixar ela no estilo certo e depois ia por ela num escorredor e mamadeira e fazer o esquema de aramar um pouco acima da raiz para engrossar o tronco e sair novas e menores raizes (capilares).
Bom ate agora não tive muito secesso com meus posts quase ninguem retorna e responde, espero que com este vcs possam me ajudar.
Obrigado
Abraço
Ale
 |
|
|
 |
AlexandreKerger

|
Enviada: Qua Maio 27, 2009 3:58 pm Assunto: |
|
|
O pretendido mas só que eu acho que teria que ficar um pouco mais limpo e com mais movimento o que vcs acham da pra fazer me ajudem por favor.
Abraço
Ale |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Maio 27, 2009 8:38 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!
Ale, se deseja fazer o projeto que postou.....coloque a planta no chão para engrossar.
A planta está muito bonita florida mas ainda não é bonsai, né ?
Quando colocá-la no chão, vá trabalhando, moldando ao seu gosto. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 27, 2009 9:05 pm Assunto: |
|
|
Caro Amigo Alexandre !
Sem duvida uma bela planta ,parabens pela aquisição.
Como se trata de uma especie de crescimento /recuperação
lenta a minha sugestão e vc colocala em vaso de bonsai
associada a uma pedra ou madeira seca de forma a atenuar
esta situação do tronco fino e alto , e a partir dai ir trabalhando
na definição da copa ,penso que seria uma boa alternativa aja visto
que outros prossedimentos o levaria a ficar privado de usufruir por muito tempo da
beleza desta planta ,é o que penso amigo.
G abraço .
Pv |
|
|
 |
Lúcio Manoel Picanço 2.o PASSO

Registrado: 06/08/04 Idade: 82 Mensagens: 290 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Qua Maio 27, 2009 11:12 pm Assunto: |
|
|
Oi Alexandre,
O Paulo tem razão, a planta é belíssima. Vá usufruindo dela e vai moldando devagar. Eu deixaria no vaso em que ela está, parece que não é pequeno, tá bom.
E vocês vão se acostumando um com o outro.
Conheça melhor essa belezoca.
Sucesso
Lúcio |
|
|
 |
AlexandreKerger

|
Enviada: Qui Maio 28, 2009 8:09 am Assunto: |
|
|
Obrigado a todos.
Mas pergunto pra eu ir entortando e dando movimento ao tronco eu tava pensando em amarrar uma cinta larga, para não machucar o tronco, preenderia ela bem na base do tronco daria a vonta por baixo do vaso e preenderia mais alto e poria um esquema que não sei o nome, é um lance de ferro usado para prender e esticar cabo de aço, ai iria dando voltas neste negocio que não sei o nome e forçando aos poucos o tronco oque vcs acham?
Angela eu não quero plantar ela em outro lugar agora por 2 motivos, ela esta totalmente florida e segundo não é a melhor estação pra isto, acredito que seria melhor fazer isto na primavera, ai eu tava pensando em por ela em um vaso um pouco maior pra eu ir trabalhando.
Gostei das outras ideias tb, mas pergunto não seria melhor eu tentar ao menos encaminhar ela no estilo para depois ver um vaso com calma, como eu quero fazer uma semi-cascata acredito que teria de ser um vaso de Bonsai fundo e bonito, pra quando ela florir ficar bonita, mas creio tb que sera dificil encontrar um vaso bem bonito, vou procurar com calma vamos ver quando acho.
E o estilo que quero seguir o que vcs acham? Tento fazer como na projeção que fiz mesmo, ou tentar outro me digam.
Mais uma vez muito obrigado
Ale |
|
|
 |
Lúcio Manoel Picanço 2.o PASSO

Registrado: 06/08/04 Idade: 82 Mensagens: 290 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Qui Maio 28, 2009 10:25 am Assunto: |
|
|
Oi Alexandre,
É uma idéia. Mas vai com calma.
Bonsai é também paciência.
Sucesso
Lúcio |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 28, 2009 3:21 pm Assunto: |
|
|
Pois é, Alexandre!
Vc tem um grande desafio pela frente: Fazer um Kengai de uma planta com o tachiagari reto e de espécie de madeira muito dura.
Não bastar curvar apenas o final do tachiagari como vc projetou. teria que iniciar a curvatura bem antes. Isso para ter um bom kengai como a tua planta merece.
Talvez se vc usar um entortador e fazendo tração ao longo de muitos meses vc consiga. Não posso afirmar porque nunca fiz isso com azaleia.
Porém, a outra opção seria fazer um hokidachi, que na azaléia, é um estilo muito óbvio e não valorizaria a beleza dessa planta.
Enfim, em vez de ajudar só botei mais lenha no problema...........rsrsrs!
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
AlexandreKerger

|
Enviada: Qui Maio 28, 2009 5:20 pm Assunto: |
|
|
Valeu rssssss!
Pois mais lenha mesmo, mas é pra isto que estou aqui rssss, só fiquei curioso pra saber o que é este entortador que vc falou, minha ideia mesmo é ir entortando durante um ou dois anos ir lentamente, para não correr o risco de quebrar a azalea.
Mas fiquei curioso pra conhecer este entortador, se tiver foto dele me manda por favor e onde posso arrumar ele tb.
Mas vou tentar este kengai sim rsss nem que domore 10 anos, vou com calma pq eu tenho certeza que o resultado sera maravilhoso.
obrigado
Ale |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Maio 28, 2009 8:34 pm Assunto: bonsai |
|
|
Alexandre, uma maneira de vc modificar a estrutura desse tronco, é deixar a planta sem rega durante uns cinco dias, enquanto envolve o caule com um pano (tipo uma toalhinha), cuidando de molhar apenas essa região. Deverá aspergir agua com um borrifador nas folhas, mas sem molhar o solo, apenas o pano.
Usando essa técnica, e com o devido cuidado, após transcorridos os cinco dias, voce irá forçar gradativamente o tronco, no sentido de curvatura que deseja. Claro que, antes disso, deverá estabilizar o tronco com arame. Coloque duas ou tres barras de ferro finas ou de arame mais grosso ao longo da altura do tronco. Antes, deverá rafiar todo o tronco, com ráfia previamente molhada em agua gelada. Depois, coloque as barras (no minimo tres), e prenda com mais ráfia. Em seguida, passe arame, prendendo bem na base das raízes, ancorando o arame. Enrole o caule até a altura das barras, e faça levemente o movimento de curvatura pretendido.
Essa técnica serve justamente para forçar curvatura em troncos mais robustos, seja qual for a espécie.
Os galhos da azalea são quebradiços por natureza. Sua planta está com excesso de galhos, então aconselho, antes de mais nada, fazer uma poda de limpeza, conservando apenas os galhos mais bem estabelecidos, ou melhor situados, e que voce poderá vir a usar para formar sua planta no estilo pretendido. Os que não estão nessas condições, deverão ser cortados, aplicando pasta cicatrizante no local.
Por sua natureza quebradiça, os galhos poderão ser melhor modelados, após aramação, estando a planta com seu substrato seco. Deixe-a sem regar por dois dias, antes de proceder então a esse trabalho. Só volte a regar, após ter procedido a aramação.
Outra dica: ao proceder a curvatura do tronco, não o faça reto. Prefira uma movimentação giratória, leve é claro, mas num sentido de rotação, enquanto alinha o tronco ao movimento que pretende impingir. Com isso, evita que o tronco se parta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
AlexandreKerger

|
Enviada: Sex Maio 29, 2009 9:03 am Assunto: |
|
|
obrigado farei desta forma, muito boa esta tua tecnica.
espero que de certo rssss, não gostaria de quebar a azalea.
Abraço
Ale |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Maio 29, 2009 7:58 pm Assunto: |
|
|
Alexandre!
Essa técnica que o Nicky fala é melhor pq vc consegue modelar girando o tronco, o que é muito bom.
O entortador tem nas lojas de bonsai.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Maio 31, 2009 4:07 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, essa técnica foi demonstrada pelo bonsaista Carlos Tramujas, por ocasião de um curso realizado aqui em Brasilia, há alguns anos. Ele fez esse trabalho, explicando em detalhes, sobre uma celtis que tenho em meu viveiro. Com certeza é uma ótima técnica, a ser usada em substituição ao "famigerado" entortador de tronco, tão em voga em épocas passadas, mas que na verdade é muito traumático para a planta, pois pode danificar o tronco de maneira a que se perca todo um trabalho.
Alexandre, de qualquer maneira, se voce ainda preferir usar essa ferramenta exdruxula, é como disse o Elio: ela é encontrável a venda, se não me engano, no site da Nipon Bonsai. Eis uma foto dessa ferramenta:
Ou, então se preferir, faça contato com o site abaixo, comprando deles e pagando em dolar:
http://www.bonsaiwest.com/gallery/accessories.html
Ou, ainda, pode tentar fabricar vc mesmo essa ferramenta, através de algum serralheiro aí de sua cidade, como eu sei que tem outros colegas bonsaistas que lançaram mão desse expediente, para "economizar".  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|