FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O Jacaré que levantou...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2005 3:22 pm    Assunto: O Jacaré que levantou... Responder com citação

Outro dia vi um tópico de um amigo forista, que não me lembro o nome, que estilizou um Jacaré e ficou muito legal, eu tinha uma cascata de Jacaré que, sinceramente, não me agradava, estava jogada de lado numa estante de bonsai no meu quintal.
A ver o belo trabalho desse colega, me empolguei e resolvi transformar a cascata em um moyogi.
Estou colocando as fotos de antes e depois pra ver se surge alguma sugestão legal.
Um abração a todos.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2005 8:10 pm    Assunto: Re: O Jacaré que levantou... Responder com citação

Marco,

Show de bola, belissimo trabalho, o estilo ficou nos conformes, acredito nao haver nenhuma sugestao por minha parte, a unica coisa agora é esperar a recuperação da arvore e densificar mais os galhos, somente isso meu amigo. Parabens. T+ amigao.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
pedro pires
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 14, 2005 8:15 am    Assunto: Responder com citação

excelente mesmo!
um jin e shari fica lindo na 2ª, mas isso só mais tarde! eheh

Pedro
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 14, 2005 10:58 am    Assunto: Responder com citação

Oi Marco !!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Que legal !!!!!!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Inspiração é tudo, não é mesmo ????????
Qual a altura desta planta ????
Ficou muito bonita, parabéns !!!!

Minha Cerejeira está toda brotada, divina.......

Beijos

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 14, 2005 11:09 am    Assunto: Responder com citação

Oi Angela, essa planta ficou com pouco mais de meio metro de altura e tem um tronco com pouco mais de 2cm na base.
Quanto a sua cerejeira, eu respondi no tópico que acho cedo pra envasá-la, coloca ela um pouco na mamadeira pra dar uma engrossada no tronco...
Um beijão.
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 15, 2005 9:08 am    Assunto: Responder com citação

Oi Marco, tudo bem?

Perfeita sua decisão de mudar o estilo do seu jacaré! Ficou muito bonito! Very Happy
Gostei do movimento do tronco, da distribuição dos galhos, do jin perto do topo....

Vou fazer apenas uma sugestão, que acredito ser ainda possível fazer com essa planta:
- o primeiro galho, aquele grande que sai a esquerda da foto, está saindo do tronco no lado interno da curva. Como esse galho está muito bonito, o ideal seria que ela saisse no lado externo da curva do tronco.

A maneira como vejo que isto possa ser conseguido é a seguinte:
- aramar o tronco com arame duplo de bitola grossa. Pela foto não consigo imaginar direito a bitola que voce usou, mas imagino que seria bom algo como o dobro dessa.
Arame exatamente da forma que voce fez, no mesmo sentido. Deixe o arame rente, porém não apertado contra o tronco.
- após totalmente aramado, comece, a partir da base, fazer um movimento de torção do tronco, no sentido horário. Fazendo isso, o primeiro galho começa a girar de forma a ir se posicionando no lado externo da curva do tronco.
- se ao fazer este movimento ocorrerem pequenas trincas na casca do tronco, não é problema.
- ao posicionar o galho na posição desejada, os galhos superiores também terão mudado de lugar, mas estes são muito mais facilmente reposicionados.

Enfim... é apenas uma sugestão, mas que eu tentaria fazer, "se minha"... Wink

Abraço,
Charles
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 15, 2005 9:58 am    Assunto: Responder com citação

Oi Marco

Concordo em pleno com Charles.
Assim a olho parece ter sido aramado com arame de 2mm...e só acrescentaria que para fazer essa "torcidinha/rotação" do tronco, será preferivel fazer com a ajuda de ráfia e aramando de seguida com 2 arames desse calibre, conforme foi descrito pelo amigo Charles e sempre tambem na perspectiva "se fosse minha"... Wink

Boa sorte, de qualquer das formas já melhorou em muito Wink .

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 15, 2005 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Charles escreveu:
Oi Marco, tudo bem?

Perfeita sua decisão de mudar o estilo do seu jacaré! Ficou muito bonito! Very Happy
Gostei do movimento do tronco, da distribuição dos galhos, do jin perto do topo....

Vou fazer apenas uma sugestão, que acredito ser ainda possível fazer com essa planta:
- o primeiro galho, aquele grande que sai a esquerda da foto, está saindo do tronco no lado interno da curva. Como esse galho está muito bonito, o ideal seria que ela saisse no lado externo da curva do tronco.

A maneira como vejo que isto possa ser conseguido é a seguinte:
- aramar o tronco com arame duplo de bitola grossa. Pela foto não consigo imaginar direito a bitola que voce usou, mas imagino que seria bom algo como o dobro dessa.
Arame exatamente da forma que voce fez, no mesmo sentido. Deixe o arame rente, porém não apertado contra o tronco.
- após totalmente aramado, comece, a partir da base, fazer um movimento de torção do tronco, no sentido horário. Fazendo isso, o primeiro galho começa a girar de forma a ir se posicionando no lado externo da curva do tronco.
- se ao fazer este movimento ocorrerem pequenas trincas na casca do tronco, não é problema.
- ao posicionar o galho na posição desejada, os galhos superiores também terão mudado de lugar, mas estes são muito mais facilmente reposicionados.

Enfim... é apenas uma sugestão, mas que eu tentaria fazer, "se minha"... Wink

Charles, eu pensei em fazer isso, mas aconteceu extamente essa trincada na base do troco e desisti, mas vou ver se enrolo a ráfia pra tentar novamente, com certeza é uma ótima sugestão.
Obrigado.

Abraço,
Charles
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 15, 2005 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marco !!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

O Charles é o "bicho" !!!!!!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Só Mestre consegue ver coisas incríveis e que acho valem a pena ser seguidas !!!!!!!!!!! Razz Razz Razz

Mas, creio que com esses pequenos reparos........ ficará mais linda ainda e depois é só ir para o abrço

Beijos

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 25, 2005 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

Seguindo a sugestão do Charles, apesar de algumas coisas terem se complicado, mas no fim, acho que o resultado ficou interessante.
Aí vai a nova foto do Jacaré.
Um abraço.
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 25, 2005 8:16 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco,

Tirou a noite para mostrar coisas belas? Uheuhauaha. Na minha opniao esta bem melhor meu amigo, os galhos se originando por fora da curva agora deram um "tchan" a mais na arvore. Agora é so pinçar um pouco ou aramar para formar os patamares. Parabens. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 26, 2005 11:16 am    Assunto: Responder com citação

Oi Marco,

Gostei! Acho que estrutura ficou legal, com o primeiro galho melhor posicionado. Wink

Já que eu palpitei antes, vou palpitar só mais um pouquinho: Rolling Eyes

2- Repara na primeira foto, que o primeiro galho já sai do tronco com um ângulo mais fechado, "apontando" prá baixo de forma mais acentuada. Ele começa a descer quase paralelo ao tronco e depois volta prá cima numa curva bem suave. Achei este movimento elegante e tentaria repeti-lo!

2- Na "versão 1" o jin está bem visível. Gostei assim. Na "versão 2" há alguns galhinhos concorrendo com jin, e tirando um pouco da sua visibilidade. Talvez voce consiga reposicionar um pouco diferente aquele galhinho junto ao jin, deixando novemanete ele bem visível.

Assim que as brotações se intensificarem e os patamares se encherem um pouco mais, esta planta vai ser uma coisa muito séria!!! Shocked

Abraço,
Charles
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: