Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edvaldo 1.o PASSO

Registrado: 28/06/06 Mensagens: 155 Localização: Itapecerica da Serra - SP
|
Enviada: Sex Maio 29, 2009 8:47 am Assunto: Ficus Mandioquinha |
|
|
Este ficus está com falta de folhas gostaria de dicas do que fazer, depois que estiver recuperado tentarei fazer um 3 em 1 ( dividi-lo em três ) poda de raizes nunca fiz então deve ter raiz dando volta no vaso
Obrigado |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Sex Maio 29, 2009 8:49 am Assunto: |
|
|
Opa... tem um bom potência.
deixa te perguntar, ele fica muito no sol? _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
Edvaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 29, 2009 9:10 am Assunto: |
|
|
bad_clusters escreveu: | Opa... tem um bom potência.
deixa te perguntar, ele fica muito no sol? |
100% no sol, tem até alguns galhos que já secaram não sei se vão brotar novos  |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Maio 29, 2009 9:47 am Assunto: |
|
|
Olá Edvaldo, pela foto dá pra perceber que a parte do ápice tem bastante folhas e embaixo tá meio pelado.
Bom, primeiro que a troca de substrato e poda de raízes + a poda aérea vai dar um super estímulo para aumentarem as brotações.
Ele estar se troca de substrato há tempos faz com que falte espaço pras raízes e a planta "estaciona" se desenvolvimento.
Se fosse meu já aproveitava e reduzia a altura pela metade. Atenção que este tipo de ficus costuma quebrar fácil.
Não sei em que região você mora, mas se estiver frio, deixe para a primavera executar os trabalhos. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Edvaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 29, 2009 10:11 am Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva escreveu: | Olá Edvaldo, pela foto dá pra perceber que a parte do ápice tem bastante folhas e embaixo tá meio pelado.
Bom, primeiro que a troca de substrato e poda de raízes + a poda aérea vai dar um super estímulo para aumentarem as brotações.
Ele estar se troca de substrato há tempos faz com que falte espaço pras raízes e a planta "estaciona" se desenvolvimento.
Se fosse meu já aproveitava e reduzia a altura pela metade. Atenção que este tipo de ficus costuma quebrar fácil.
Não sei em que região você mora, mas se estiver frio, deixe para a primavera executar os trabalhos. |
Então seria melhor esperar a primavera pra troca de substrato e poda de raizes ?
Pensei em fazer 3 alporquias, mas tenho receio de aplica-las com parte da planta "pelada" ?
A poda aérea é complicada pra mim não sei o que podar, mantenho os galhos mais grossos e retiro os menores, é agora a época apropriada pra fazer isso? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Maio 29, 2009 9:53 pm Assunto: |
|
|
Edvaldo,
você tem em mãos uma ótima planta com possibilidade de separá-la em outras três boas mudas:
Se você achar temeroso separar as três de uma só vez, espere pela primavera e faça uma a uma. Só mais uma dica: ao contrário das outras espécies de fícus, o mandioquinha enraiza muito mal na alporquia pois tem uma ótima cicatrização.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Maio 29, 2009 11:36 pm Assunto: |
|
|
Edvaldo
Os amigos já deram muito boas dicas...
Futuramente não esqueça de nos mostar toda evolução  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Edvaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 30, 2009 9:46 pm Assunto: |
|
|
edson0605 escreveu: | Edvaldo,
você tem em mãos uma ótima planta com possibilidade de separá-la em outras três boas mudas:
Se você achar temeroso separar as três de uma só vez, espere pela primavera e faça uma a uma. Só mais uma dica: ao contrário das outras espécies de fícus, o mandioquinha enraiza muito mal na alporquia pois tem uma ótima cicatrização.
Abraço.
Edson. |
Edson sinceramente pensei na mesma coisa, não sei fazer estaca poderia me dar uma dica, pelo que vc disse esse tipo de ficus vai bem com estaquia |
|
|
 |
Edvaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 30, 2009 10:07 pm Assunto: |
|
|
Mais imagens de outros angulos
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Maio 30, 2009 11:02 pm Assunto: |
|
|
Edvaldo,
dá uma olhada nestes dois ficus mandioquinha que eu tenho.
Planta-mãe:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=7810
Um dos filhotes:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11489
Quanto à alporquia, apesar da fraca emissão de raízes, não quer dizer que não seja possível; apenas você vai ter que descobrir o alporque e cavoucar novamente a madeira onde a cicatrização estiver adiantada.
Em qualquer opção, eu sugiro deixar mesmo para o início da primavera.
Te aconselho fazer como eu fiz: Iniciei com alporquia, depois que emitiu algumas raízes fiz as estacas!!
Qualquer coisa estamos aí.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Edvaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 31, 2009 1:36 am Assunto: |
|
|
Será que uma poda de raizes agora nao seria interessante?
pra mellhorar a brotacao ? a parte de cima desfolha? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Maio 31, 2009 9:32 am Assunto: |
|
|
Edvaldo,
poda de raízes agora com certeza não. Você só deve mexer na planta mãe depois que fizer os dois alporques.
O que você poderia fazer é ir modelando aquela que seria a primeira planta de cima. A poda estrutural pode ser feita agora e mesmo a poda de manutenção nas pontas dos galhos.
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
Edvaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 31, 2009 8:04 pm Assunto: |
|
|
edson0605 escreveu: | Edvaldo,
poda de raízes agora com certeza não. Você só deve mexer na planta mãe depois que fizer os dois alporques.
O que você poderia fazer é ir modelando aquela que seria a primeira planta de cima. A poda estrutural pode ser feita agora e mesmo a poda de manutenção nas pontas dos galhos.
Abraço.
Edson. |
A poda de manutenção como é feita? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Maio 31, 2009 10:39 pm Assunto: |
|
|
Edvaldo,
a poda de manutenção é quando a planta já está com uma boa estrutura de tronco e galhos formada e por exemplo um galho cresceu demais ou saiu um broto ladrão que precisa ser podado.
Pode ser também a poda de um galho deixando-se dois a três pares de folhas com o intuito de estimular novas brotações.
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
Edvaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 31, 2009 11:09 pm Assunto: |
|
|
Decido, vou proceder a primeira alporquia como sujerido nesta foto, vou postar tudo aqui quando começar
 |
|
|
 |
|