|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcos teles
Registrado: 24/04/09 Idade: 46 Mensagens: 15 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Ter Maio 12, 2009 12:20 pm Assunto: Dica e Identificação de espécie |
|
|
Pessoal, não tenho experiência nenhuma com bonsai, estou lendo muito e aprendendo muito com este fórum, há alguns meses venho acompanhando-o.
Bom, pensei em começar com exemplares fortes, de desenvolvimento rápido e de fácil acesso em minha região, e aprendi que poderia ser a primavera, pingo d´ouro, e vi alguns tópicos aqui falando da leucema (esta ainda não sei identificar)
Bom, ontem os funcionários aqui da prefeitura foram limpar os canteiros e não sei como arrancaram um pingo d´ouro, daí vou tentar salva-lo, espero consegui, pois o mesmo já tem um bom desenvolvimento do tronco, parecia ser atingo, no caso dele o que vocês acham melhor fazer para tentar salva-lo? vejam as fotos:
E será que esta árvore é uma Leucena? caso seja poderia tentar fazer uma estarquia:

Editado pela última vez por marcos teles em Ter Maio 12, 2009 2:10 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Maio 12, 2009 12:34 pm Assunto: |
|
|
Realmente, o pingo douro é uma boa espécie pra começar, aceita muito bem as intervenções e brota rapidamente, na verdade é uma planta difícil de matar...
Teu exemplar ja tem um calibre consideravel, se fosse minha faria o seguinte:
Pega um balde velho, fura ele no fundo e nas lateriais bem em baixo, pode usar uma chave de fenda aquecida, pirografo ou aparelho de solda.
Procure uma loja de material de construção, geralmente eles cedem sem custo algum restos de tijolos ou telhas moídos que vão acumulando no pátio de armazenamento.
Você pode adicionar um pouco de material organico nesse substrato se quiser, mas o importante é que mantenha boa drenagem, jogue água, se ela acumular, a drenagem não está boa, o ideal é que escorra...
Plante teu pingo douro neste balde com este substrato, por enquanto não tem importância o tamanho do pote, no futuro será muito fácil diminuir as raízes da tua planta, no momento o ideal é que ela tenha condições de se desenvolver e rebrotar com facilidade.
Só lembrando, não leve a risca todas receitas prontas como essa que escrevi, o ideal é que você mesmo vá descobrindo o que julga ser melhor, se tua técnica da certo, ela é a ideal para você...
Editado pela última vez por Arzivenko em Ter Maio 12, 2009 12:36 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Maio 12, 2009 12:35 pm Assunto: |
|
|
Olá mw!
Se já não o fez, plante imediatamente em uma bacia grande, com areia grossa e deixe na sombra por uns 30 dias. Não adube.
Não esqueça de fazer bastante furos na bacia para não juntar água no fundo.
Quanto a Leucena, pelo que ouvi falar não é recomendável para bonsai por ter os entrenós muito longos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
marcos teles
|
Enviada: Ter Maio 12, 2009 12:46 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko e Elio, obrigador pelas dicas, e este restinho de torrão que veio no pingo, deixo ele ou tiro todo, observem que ele é somente argila, o terreno onde ele estava é somente argila, muito denso e compacto, esta é minha dúvida agora.
Elio, vi aqui neste forum alguns tópicos com leucenas, inclusive um que vi que falava o Bom vou dar uma pesquisada pra ver.
Obrigado! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Maio 12, 2009 1:20 pm Assunto: |
|
|
Olha, eu prefiro não deixar o substrato originar, tiro o que da raspando, e depois deixo um tempo de molho na água até restar apenas as raízes... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Maio 12, 2009 1:36 pm Assunto: |
|
|
Olá mwbonsai,
eu aproveitaria para fazer uma poda mais radical. Do modo como estão sem movimento e conicidade só estão consumindo energia. Provavelmente o pingo emitirá muitos brotos que facilitarão a definição do estilo num futuro próximo. Sugestão para poda:
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
marcos teles
|
Enviada: Ter Maio 12, 2009 2:09 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson,
Eu pensei nisso que vc falou, cortar aquele galho mais fino da direita na foto que vc colocou, mas o mais grosso, pensei em deixa-lo temporariamente até ela se recuperar para aproveitar o tronco de fazer uma alporquia, daí teria uma segunda árvore com um tronco razoável para trabalhar, oq ue acham?
Valeu |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 12, 2009 2:14 pm Assunto: |
|
|
mwbonsai,
Essa planta que vc diz ser uma leucena, parece muito com tamarindo... leucena é certeza que não é, observe os detalhes...
Abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Maio 12, 2009 2:50 pm Assunto: |
|
|
mwbonsai escreveu: | Arzivenko e Elio, obrigador pelas dicas, e este restinho de torrão que veio no pingo, deixo ele ou tiro todo, observem que ele é somente argila, o terreno onde ele estava é somente argila, muito denso e compacto, esta é minha dúvida agora.
Elio, vi aqui neste forum alguns tópicos com leucenas, inclusive um que vi que falava o Bom vou dar uma pesquisada pra ver.
Obrigado! |
mw!
na minha região, nesta época, quando necessário o transplante eu não tiro o torrão. Porém, como o Pingo é uma planta que, embora tenha um sistema radicular ralo, é uma planta resistente. Além do mais o clima da tua região é diferente do clima da minha. Assim, penso que pode.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
marcos teles
|
Enviada: Sex Maio 29, 2009 10:50 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, é com alegria que venho aqui dizer que depois de 15 dias este yamadori de pingo douro que fiz começou a brotar, interessante que por enquanto os brotos só saíram até a altura do primeiro corte que fiz.
Bom, como o pessoal falou, eu cortei oss galhos e deixei da forma que está nesta foto que estou colocando aqui, deixei 24hs dentro dágua para amolecer e conseguir tirar todo o torrão, plantei em um balde com bastante furos e o substrato foi somente areia de rio, aliás, peguei a areia direto na beira de um rio mesmo, com bastante pedregulhos e coloquei numa estufa.
Bom pessoal, quero a ajuda de vocês pra saber qual o próximo passo, vou tirando da estufa aos poucos ou deixo por mais tempo? Transplanto para um escorredor e futuramente mamadeira? Mudo o substrato agora ou deixo para a primavera?
Pessoal, o que seria a terra orgênica? Aqui em lojas de jardinagem é vendida uma terra preta misturada a esterco de gado, seria isso? ou aquelas terras vendidas em supermercados como "terra vegetal"?
Obrigado a todos pela ajuda!
 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Maio 29, 2009 11:31 pm Assunto: |
|
|
Oi Marcos
Bom ter mais um nordestino na arte bonsai
"Bom pessoal, quero a ajuda de vocês pra saber qual o próximo passo, vou tirando da estufa aos poucos ou deixo por mais tempo? Transplanto para um escorredor e futuramente mamadeira? Mudo o substrato agora ou deixo para a primavera?"
Tire aos poucos da estufa, porém não realize outros trabalhos "pesados" até o próximo ano. A planta precisa se recuperar por completo
"Pessoal, o que seria a terra orgênica?"
Terra orgânica é oriunda de matas, jardins, terrenos... ricos em material orgânicos (vegetal e animal).
"Aqui em lojas de jardinagem é vendida uma terra preta misturada a esterco de gado, seria isso? ou aquelas terras vendidas em supermercados como "terra vegetal"?
A terra vegetal é menos agressiva para vasos de bonsai... se for para mamadeira, pode usar a com esterco de gado. Pesquise sobre o substrato no bonsai e veja sua disponibilidade  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
marcos teles
|
Enviada: Ter Jun 02, 2009 12:16 pm Assunto: |
|
|
Bom pessoal, estam aí fotos de como está o pingo douro depois de 15 dias do yamadori, os primeiros brotos saindo, hoje já tem novos brotos saindo mais para cima, agora é só esperar ele se recuperar bem e se desenvolver. Obrigado a todos pela ajuda:
 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jun 02, 2009 2:04 pm Assunto: |
|
|
è isso aí ... parabens e agora é paciencia ... observação .. paciencia... e mais paciencia ... e mais observação , e com cada planta que trabalhamos aprendemos um pouco ... boa sorte... e mande fotos atualizadas. |
|
|
 |
marcos teles
|
Enviada: Qua Jun 10, 2009 9:09 am Assunto: |
|
|
Bom dia pessoal,
Queria tirar uma dúvida com vcs, acabei de tirar toda a estufa, e achei algumas folhas muitos grandes, além do normal, elas estam maiores que a caixa de fósforo. Vi em outro tópico aqui onde alguém falou que isso poderia ser excesso de água, será que é o caso dessa minha? Ela ainda está na sombra total, será que já seria a hora de coloca-la no sol, já que este tipo de planta gosta, diminuo um pouco a quantidade da água? o que sugerem? Outras dicas tb são bem vindas.
Obrigado
 |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Jun 10, 2009 1:00 pm Assunto: |
|
|
primeiramente tem um bom material em maos, retire todos estes rebentos que nascem no nebari, pois estao redirecionando a seiva do tronco principal, como pode observar que os brotos do apice estao muito mais fracos que estes do nebari.................
As folhas estao grandes pois como vc mesmo disse esta planta estava na sombra, naturalmente as folhas ficam maiores pois procuram mais luz solar entao suas folhas desenvolvem muito, assim que for para o sol vai resolver este problema.
Esta especie seca muito o solo entao nao ligue se estiver regando bastante, mas cuidado na rega pois pode apodrecer suas raizes ja que sao muito finas............. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|