FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sementes de Caliandra
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 30, 2005 11:02 pm    Assunto: Sementes de Caliandra Responder com citação

As sementes de caliandra precisam serem estratificadas? Se sim, qual o melhor método?
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2005 5:51 am    Assunto: calliandra Responder com citação

Não entendo muito bem sobre os métodos de otimização da germinação, mas o que eu conheço é a escarificação e sei que não precisam porque já plantei várias sementes sem utilização de qualquer desses recursos e todas germinaram.
Abraço,

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 19, 2005 1:06 am    Assunto: Responder com citação

Eu peguei e limei a pontinha das sementes de caliandra, que por sinal são muito dura, fervi um bocado de água e antes que ela entrasse em fervura, coloquei a água em um recipiente e joguei 3 das sementes e deixei a água voltar a temperatura ambiente, em seguida as plantei em terra e areia, 50% de cada. Notei que as pontinhas limadas, ficaram bem enxadas. Qual é o método que utilizam para acelerar o processo de germinação dessa espécie, já que suas sementes possuem casaca muito dura e grossa?

P.S.: Achei uma espécie de caliandra que tem as folhas bem pequenas, sua flor é vermelha, alguém conhece essa espécie? Sabem se ela pega de estaca? Vou ver se pego umas sementes Smile !!!
brunodb

MensagemEnviada: Sex Ago 19, 2005 9:07 am    Assunto: a minha foi bem rapido... Responder com citação

Ola amigos, plantei algumas sementes de caliandra no domingo passado 14/08 e dia 16 ja estavam brotando.... ontem fui dar uma olhada ela ja estão até de "pé" com uns 3cm Shocked , utilizei algumas sementes(9) que peguei aqui em casa mesmo tenho uma grande no meu quintal, e simplesmente as coloquei numa mistura de pedrisco/terra 50% de cada e coloquei numa mini-estufa feita com garrafa pet Very Happy ... 5 das 9 já brotaram..

Abraço

"Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."
[Provérbio Chinês]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 20, 2005 1:02 am    Assunto: Responder com citação

Willian, a espécie que vc achou parece ser a caliandra tweedi. Tenho uma de flores vermelhas, mas de folhas grandes e muito vigorosa " caliandra haematocephala" Obtive bons resultados com alporquia, mas acho que também pega de estaca, embora as minhas não tenham vingado, ou demorado muito p/ enraizar!!! Crying or Very sad

Atila
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 24, 2005 12:58 am    Assunto: Responder com citação

Mais uma informação!!!

Com esse método que utilizei, com 2 dias já germinaram!!! Interessante não???!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: