FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Azaléia 03
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 14, 2009 10:32 am    Assunto: Azaléia 03 Responder com citação

Olá amigos do fórum,
vai aí mais uma das minhas mudas para apreciação dos amigos. Eu já abri um tópico para ela mas como foi numa época em que eu era menos organizado, não consegui encontrá-lo; por isso estou postando novamente.

FOTO 01 Na aquisição. Provavelmente um HOKIDASHI (Vassoura) seria mais natural;entretanto achei que poderia tentar algo mais "desafiador".

ATUALIZAÇÃO OUTUBRO 2008

FOTO 02 A primeira poda e aramação foi feita ainda em Junho/2008 preservando esse galho (ápice) com alguns brotos. Esta foto é do estado atual da planta.

FOTO 03 Um modesto ensaio para uma projeção de como seria um MOYOGI (Ereto informal). Certamente o ápice não seria assim tão reto.

ATUALIZAÇÃO JUNHO 2009

FOTO 04 Ela estava com o crescimento amarrado, provavelmente por estar num substrato inadequado. Depois de fazer uma rega com água e vinagre para acentuar a acidez do solo, ela parece reagir com novos brotos.

FOTO 05 Detalhe do Nebari

Sugestões e críticas são sempre bem-vindas...
Abraço a todos.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 14, 2009 11:45 am    Assunto: Responder com citação

ola, tem uma bela azaléia eu tenho uma azaléia que prdeu todas as folhas elas comessaram a ficar preta nas pontas das folhas e depois elas cairam o solo que éla esta é ainda inadequado, sera que isso aconteceu por falta de acides??? se for como é esta de agua e vinagre é só misturar???

obrigado...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LG
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 14, 2009 3:38 pm    Assunto: Responder com citação

Fico surpreso com a visão subjetiva e futurista que alguns membros do forum têm. Edson voce é um deles com certeza.

Eu jamais teria essa visão. Alguma dica de como adquirir esse dom?
jorgeleao1

MensagemEnviada: Dom Jun 14, 2009 5:00 pm    Assunto: Responder com citação

Que bela azalea amigo!

E parabens pela audácia de seguir por um caminho mais dificil, quando existia outro mais facil e evidente. O resultado obtido por vc foi certamente gratificante...

O unico incoveniente da sua intervenção, foi o surgimento dessa cicatriz ao nível do primeiro galho. Mas nada que não possa ser trabalhado. Smile

Uma duvida:
Quais os sinais que diagnosticam a faltra de acidez no substrato?
Qual a proporção de Agua e vinagra q vc usou?

Parabens!

Jorge Leão
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 14, 2009 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo,

Citação:
eu tenho uma azaléia que prdeu todas as folhas elas comessaram a ficar preta nas pontas das folhas e depois elas cairam o solo que éla esta é ainda inadequado, sera que isso aconteceu por falta de acides???

Eu não sei te responder essa questão; eventualmente as minhas plantas ficam com as folhas pretas nas pontas quando passo algum inseticida.

Citação:
se for como é esta de agua e vinagre é só misturar???

O vinagre eu misturei uma colher de sopa para um litro de água; talvez a solução possa ser mais concentrada, mas como eu não queria correr nenhum risco, preferi fazer com pouco vinagre...

LG
Eu agradeço a consideração mas estou apenas engatinhando. No meu caso, tenho procurado discutir e dar palpites participando ativamente dos fóruns. Ler bastante também ajuda muito, sobretudo matérias do tipo antes e depois ou passo-a-passo, que são ótimos para os iniciantes adquirirem alguma visão...
Entretanto, faço aqui uma ressalva, essa visão (se é que eu a tenho ou terei) só virá mesmo com o tempo.
Depois de perder muitas plantas e comprar muitos "pé-de-mato" é que comecei a entender o que significa a palavra PACIÊNCIA no bonsai. Não é apenas calma na hora de podar um galho importante, mas esperar o tempo fazer as transformações pra ver se a planta ficou/ficará bonita. Quando você começa a perceber como serão essas possíveis mudanças ao longo do tempo, baseado na experiência, (como diz o Marcos Castilho) já está pronto para ser Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta...

Jorge

Citação:
Uma duvida:
Quais os sinais que diagnosticam a faltra de acidez no substrato?
Qual a proporção de Agua e vinagra q vc usou?

É sabido que as Azaléias gostam de solos ácidos; como a minha estava estacionada, julguei que fosse isso (é apenas um chute). Parece que funcionou...

Abraço a todos...
Edson.
jorgeleao1

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2009 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Edson!

E eu vo no chute com vc... eh que eu tenho umas azaleas estacionadas tb... Sad
Eu já tinha pensado na possibilidade de ser um problema com o substrato... mas não tinha conseguido pensar em nenhuma solução. concerteza irei fazer a mesma tentativa!

Valeu!!

Jorge Leão
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2009 8:12 am    Assunto: Responder com citação

eu acho que vc esta no caminho certo com paciencia se consegue tudo .
parabens pela azaleia.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: