|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Dom Ago 14, 2005 4:23 pm Assunto: Adubação contínua |
|
|
Alguém pode me explicar como é feita esse tipo de adubação, sei que é feita em toda rega, mas não sei o tipo de diluição deve ser feita, nem muito ao certo para que serve (tenho uma leve imprensão que é para o crescimento mais rápido da planta). Se puderem me informar...Fico grato. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Ago 14, 2005 5:23 pm Assunto: |
|
|
Oi William
Tanto quanto me apercebi é um método que alguns centros de Bonsai utilizam e provavelmente alguns aficcionados.
Penso que terá a ver com uma "máxima" de que mais vale adubar, mais vezes, mas em menores quantidades...sempre mto bem diluido, para evitar os picos, excessos/carências.
Sempre que regam adubam, aliás tambem pode ser visto a utilização da segunda mangueira quando regam.
Neste caso serve-lhes para que nunca tenham um aspecto "débil" por falta de algum nutriente
E penso que tambem se prende, com o facto de que esses centros, não terão na maioria durante muito tempo no seu espaço comercial.
Salvo os mais caros e de colecção, que terão obviamente outro tipo de cuidados.
Isto é o que constatar e a conclusão a que cheguei, vale como tal Ok, não quer dizer que seja a correcta
As formas de actuação e produtos diferem bastante entre zonas/paises, mas vamos aguardar se mais alguem reparou nesse pormenor das mangueiras.
Tambem faço uma chamada de atenção, que os adubos que se utilizam por cá em Bonsai ( já são alguns ), são considerados de força baixa/moderada e podem oscilar nos seus valores "NPK" de acordo com a necessidade que se pretende.
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Editado pela última vez por Antonio Castro em Dom Ago 14, 2005 5:28 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
pedro pires 1.o PASSO

Registrado: 22/06/05 Mensagens: 164 Localização: Lisboa-Portugal
|
Enviada: Dom Ago 14, 2005 5:27 pm Assunto: |
|
|
Boas!
Gostaria de saber mais: será que esta adubação é mais vantajosa do que a usualmente praticada? quais as vantagens e desvantagens? _________________ Abraços
Pedro
|
 |

|
Enviada: Dom Ago 14, 2005 6:00 pm Assunto: |
|
|
Olá Pedro Pires
Citação:
"Gostaria de saber mais: será que esta adubação é mais vantajosa do que a usualmente praticada? quais as vantagens e desvantagens?"
Bom será provavelmente um tema "controverso", mas vou-te tentar explicar como me tentaram tambem expicar a mim
As arvores no seu habitat natural, estendem os seu sistema radicular afim de captar água/humidade e tambem os nutrientes, quando os encontram, não absorvem o que querem no momento .. e esperam um mês para absorver mais.
Vão retirando de acordo com as suas necessidades e lentamente... entretanto eles estão lá sempre ao seu dispor continuamente, quando começar faltar ali, ela começa a esticar as raizes para outro lado ou até mesmo antes disso acontecer.
Essa é uma das caracteristicas, pela qual se recomendam os adubos orgânicos sólidos se possivel em conjunto com orgânicos Liquidos, para se complementarem e não deixarem em momento algum, o bonsai ter excessos ou carências.
Vantagens e desvantagens...
As vantagens à partida serão um bonsai bem nutrido e de aspecto vigoroso, sabe-se que uma arvore nutrida está em principio mais resistente a pragas e etc, no caso dos hortos, como a sua estadia em principio irá ser de curta duração não lhe deverá fazer mal desde que bem administrados.
As desvantagens poderão ser talvez no caso de mal administrado uma "osmose inversa" ou aspecto demasiado vigoroso, e de dificil controlo por ex: do tamanho das folhas.
Sabe-se que factores em excesso de determidados nutrientes, afectam a disponibilidade de outros, tal como a ausência.
As "verdades absolutas" não existem e uma técnica/tarefa que pode ser bom para um pode ser mau para outro, como tal só experimentando...
Pelo pouco que sei ( e que cada vez me parece menos ) é que quem te pode dizer qual é a melhor solução, são os teus bonsai pelo aspecto que têm.
Atenção que é a minha opinião e deve ser levada em conta como tal Ok...vamos aguardar a opinão de mais alguns amigos acerca do tema...é mais prudente
Boa sorte
[ ]s
 |
|
|
 |
pedro pires 1.o PASSO

Registrado: 22/06/05 Mensagens: 164 Localização: Lisboa-Portugal
|
Enviada: Seg Ago 15, 2005 6:47 am Assunto: |
|
|
Antonio Castro, Obrigado pela pronta resposta.
Uma das coisas que consegui subentender da "aula" que nos deste foi que a adubação "tradicional" é a mais simples por isso melhor para os principiantes como eu, mas isto sem desvalorizar a adubação continue, porque acredito que tem as suas vantagens, mas por mim mesmo vou descobrilas mais tarde(espero)  _________________ Abraços
Pedro
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 15, 2005 7:51 am Assunto: |
|
|
Olá Pedro Pires
Quem sou eu para dar "aulas" seja lá no que for...tambem sou um principiante
Tentei transmitir-te de acordo com a explicação que tambem me deram em determinada altura, e não é uma verdade absoluta.
Eu pessoalmente prefiro a formula de "menos quantidade e mais vezes", mas está longe de ser continua , faço é cruzamentos de outros produtos, reduzo as doses recomendadas..
É mais seguro o método tradicional, se é que assim se pode chamar.
[ ]s
 |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Ago 15, 2005 2:44 pm Assunto: |
|
|
Olá "GENTEM" !!!!!!
Adubação é um tema genial !!!!!!!
Muitas idéias, muitos adubos dos mais variados, alguns caseiros, outros não. Acho que primeiramente devemos experimentar algum tipo numa determinada planta e ver o resultado, ficar de "olho" na planta.
Muitos recriminam o osmocote. Uso-o e não tenho o que reclamar, minhas plantas normalmente agradecem
Quanto a quantidade, prefiro colocar pouco e mais vezes do que uma quantidade maior..... mas isso é opinião de aprendiz.
Willian, sei queCampo Grande é longe de Niterói, mas não custa um dia dar uma 'esticadinha" até aqui para conversarmos pessoalmente.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista-  |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Sex Ago 19, 2005 12:51 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado pela colaboração do pessoal, mas acabou que não consegui entender nada
Angela
Eu demoro a cumprir minhas promessas, mas geralmente cumpro. Vou ver se consigo alguém pra ir comigo. Quando eu for eu te dou um toque, tudo bem?
Até a próxima... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Ago 19, 2005 11:21 pm Assunto: |
|
|
Olá Willian !!!!
Quando puder e desejar vir, é só me avisar que lhe dou com o maior prazer os números todos dos meus telefones e combinamos um encontro. Estou totalmente a seu dispor.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|