FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra sob Pedra ??
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabiopl

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2005 6:12 pm    Assunto: Caliandra sob Pedra ?? Responder com citação

Colegas,

Gostaria da opinião e auxílio de vocês sobre um "trabalho iniciado" ontem, uma caliandra sobre pedra...

altura do pré-bonsai: 15 cm - em desenvolvimento, ainda pré-bonsai ( 1º poda para estilo e raízes ).

buraco na pedra: largura é + - 5 vezes maior que o tronco e profundidade é + - de 8 cm, com furo para drenagem de + - 2 vezes maior que tronco...

1) Deixo esse pré a meia-sombra por quanto tempo?

2) E adubação, como deve ser, uma vez que existe pouco substrato ( pedrisco (2-4mm) 40%, humus 30%, terra de cupinzeiro 20%, areia 10%)? Quando digo pouco substrato, é pq tem apenas um porção de aproximadamente 2 mãos cheias de substrato.

3) E a rega, deve ser mais intensa, pelo pouco substrato e trabalho sobre pedra?

4) Seria interessante colocar a pedra sobre um prato com mistura ( rica em humus 50%, 30% pedrisco e 20% areia ), para que as raízes, quando necessário, busque nutrientes nesse prato?

5) Outras Sugestões e fotos, se tiverem...

Obrigado!!!

atc,

Fábio Oliveira
--- Bonsai é paixão ---
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 18, 2005 1:39 pm    Assunto: Re: Caliandra sob Pedra ?? Responder com citação

Oi Fabio, tudo bem?

Voce consegue colocar uma foto dessa Caliandra prá termos uma melhor visão?
Pela sua descrição, me pareceu mais uma caliandra "plantada na pedra" do que uma "caliandra sobre pedra". Ou seja, a pedra fazendo as vezes do vaso. É isso mesmo?
Se for, eu recomendo muito cuidado com as regas por vários motivos:
1- a pedra se aquece muito ao sol, acelerando a evaporação da água,
2- a planta é muito pequena, sendo mais sensível à eventual falta d'água,
3- a caliandra é bem beberrona,
4- há muito pouco substrato, o que agrava o risco de evaporação total

Tentando responder às suas perguntas:

1- se voce acabou de plantar na pedra, recomendo meia sombra por 2 semanas,

2- adubação apenas após 30 a 45 dias após o replantio, e sempre de forma muito suave. Se for adubo liquido quimico, faça o dobro da diluição recomendada pela fabricante. Se for orgânico sólido, próprio para bonsai, acho que uns 3 pedacinhos em torno de 1cm bastariam. Basta adubar a cada 45 dias. Cuidado com excessos, devido ao pouco substrato,

3- o mais importante na rega, neste caso, é maior frequencia e não maior intensidade. Acho que deve ser regado várias vezes ao dia dependendo do calor. Voce pode colocar a pedra sobre um prato com areia umida para garantir melhor a manutenção da umidade.

4- o uso de um recipiente com substrato mais rico é o principio do escorredor e mamadeira, que funciona muito bem para plantas que voce quer um rapido desenvolvimento. Voce pode fazer isso, mas se deixar muito tempo o tronco irá engrossar muito e tende a ocupar todo o tamanho do furo.

Se quiser desenvolver bem a planta, voce poderia usar esse recipiente, porém, tirando a planta da pedra.

Finalmente, seria importante voce colocar uma foto para podermos entender melhor, ok? Wink

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabiopl

MensagemEnviada: Qui Ago 18, 2005 5:11 pm    Assunto: Calliandra na Pedra... Responder com citação

Olá Charles...

Ótimas suas observações!! Obrigado pela ajuda!!!

Realmente é um Caliandra na Pedra, como vc disse.

Estou regando 1 vez por dia, sempre de manhã ( 06:30 hs, moro em Pedro Leopoldo - Grande Belo Horizonte )... a Caliandra está sem incidência de sol direto ( apenas 30 minutos de sol/dia nas folhas ), protegido de vento forte.

O substrato, até então, está úmido até fim do dia ( o mesmo não deve acontecer qdo for colocado na bancada ( onde as minhas plantas tomam sol até + - 12:30 ), exigindo mais uma rega por volta das 14:00 hs.

2) Adubação química (sólido): 10-10-10, a cada 15 dias, seria excesso?
Utilizo essa adubação química pra Serissa Foetida, Ficus, Cedro Nana, Calliandras, Romã (4-14-8 em certa época), Pitanga, Pingo de Ouro...
Como deve ser aplicado o Ouro-Verde???

3) Vou colocar a pedra sob o areia úmida qdo for transferida para bancada ( sol até 12:30 hs ).. Boa idéia! Embaixo de onde fica o buraco de drenagem da pedra, coloco mais substrato... no contorno da pedra, coloco areia...

Quanto a foto, ainda não tem jeito, pq não tenho câmera digital... mas vou comprar um filme e "postar" algumas fotos de minhas amigas plantas"..
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 19, 2005 9:46 am    Assunto: Re: Calliandra na Pedra... Responder com citação

Oi Fabio....

1. Sobre rega, importante é isso mesmo, ter certeza de que haja umidade no substrato. A frequência é voce quem determina!

2. A adubção que voce sugere imagino que seja forte para uma caliandra pequena. Tanto o tipo, como a concentração, como a frequencia. Esse adubo quimico granulado, acho arriscado para qualquer planta em vasos pequenos. Neste caso eu preferiria o Ouro Verde, com o dobro da diluição recomendada, uma vez por mês.

3. Acho boa sua idéia de colocar embaixo da pedra um prato com mais substrato. Vai garantir mais umidade e maior desenvolvimento! Quando as raízes começarem a se desenvolver nesse prato, passe a dubar também esse substrato. Se mantiver bastante tempo assim a planta tende a se "moldar" à pedra e, talvez, até a lançar raizes acima do furo, contornando a pedra. Pode ser interessante... mas leva tempo!....

Abraço,
Charles
fabiopl

MensagemEnviada: Sex Ago 19, 2005 11:25 am    Assunto: Calianda na Pedra... Responder com citação

Charles,

2) Vou utilizar o Ouro Verde nessa Caliandra.

3) Nesse fdsemana vou colocar a pedra no prato... quanto a demora para enraizar/envolver a pedra, não tenho pressa... deixo a planta com seu tempo...

Vou postar algumas fotos nesse tópico e depois te falo....

Fábio
fabiopl

MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2005 12:05 pm    Assunto: Calianda na Pedra...Folhas fechando Responder com citação

Charles e amigos do Bonsai,

Bom dia!

Mais um auxílio: notei que alguma folhas da Caliandra estão fechadas na parte da manhã (às 11:00 hs), outra não... pelo pouco q sei, a caliandra fecha sua folha no fim da tarde. Tem algo de errado?

Abraço,
Fábio
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2005 9:50 pm    Assunto: Re: Calianda na Pedra...Folhas fechando Responder com citação

Oi Fabio,

Desde que as condições gerais do bonsai estejam adequadas, não creio que seja um problema algumas folhas estarem fechadas as 11:00h.
Tenho alguns bonsai de caliandra e as folhas têm comportamentos parecidos, mas não idênticos.
Tanto entre bonsai diferentes como no mesmo bonsai, as vezes ocorre o que se passa com o seu.

Sob sol muito intenso as folhas muitas vezes também se fecham, parcial ou totalmente, como mecanismo de defesa, visando reduzir o risco de desidratação.

Isso não acontecia antes ou voce apenas notou isso agora?

Abraço,
Charles
fabiopl

MensagemEnviada: Qua Ago 24, 2005 7:56 am    Assunto: Vou observar.... Responder com citação

Charles,

bom dia.

Vou observar quando as folhas se fecham ( não havia observado antes de colocar na pedra )...

Obrigado pela ajuda.

atc,
Fábio
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: