|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Sex Jun 12, 2009 2:39 pm Assunto: Piracanta em evolução - RRR01 |
|
|
Pessoal,
Após 2 anos aprendendo muito com os posts do Atelier, criei coragem e posto um de meus trabalhos para críticas, sugestões e opiniões dos colegas. Quando adquiri esta árvore, no inverno de 2007, tinha dúvidas quanto ao seu estilo mas acabei optando pelo Moyogi. Hoje já tenho certeza que este é o estilo escolhido pela planta, mas não tenho certeza do trabalho desenvolvido. Seguem links para fotos de quando adquirido e da reestilização que efetuei.
Espero que gostem e aguardo seus comentários.
Abraços e obrigado a todos.
http://4.bp.blogspot.com/_wBTYLwM1I2c/SjKVQv5xqlI/AAAAAAAAAMw/alw5mgAm0lQ/s1600-h/070607.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_wBTYLwM1I2c/SjKVb_WCMMI/AAAAAAAAAM4/7Q643bfoX28/s1600-h/020509+02.JPG _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Editado pela última vez por Renato Rodrigues Roehrs em Ter Set 28, 2010 9:26 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jun 12, 2009 11:39 pm Assunto: |
|
|
Olá Renato!
Se me permite algumas dicas:
1. Essa Piracanta deve ficar um pouco inclinada para esquerda. Tronco que nasce reto, perpendicular à base, serve para os estilos Hokidachi e Chokkan;
2. Tem dois galhos iniciais do mesmo lado. Tire o que está aramado;
3. Deixe o mais curto que está logo acima, pois é o que está melhor posicionado na curva;
4. Entre o galho da direita aramado e o que está mais em cima, aramado, à esquerda , tem vários galhinhos. Pode logo acima desses galhinhos para fazer aí seu ápice. A planta está muito alta.
5. Na aramação procure sempre passar o arame, embaixo do galho, apertando a axila, para que quando for tracionar o galho ele não quebre na parte superior da axila.
6. Na aramação e tracionamento para baixo procure não deixar que o galho fique em "arco". Perde a naturalidade. Procure deixar mais na horizontal.
Acho que é isso aí, amigo. Piracanta é uma boa espécie para trabalhar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 13, 2009 10:45 pm Assunto: |
|
|
ola, concordo com o amigo Elio corrija estes problemas é importante. Voce tem uma bela planta gostei do movimento do tronco agora é deichar ela crescer livremente e fazer apenas algumas podas para não perder muito a forma.
boa sorte... |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Sex Jun 19, 2009 9:34 am Assunto: Dicas |
|
|
Obrigado Elio e Rodrigo. Dicas são sempre bem-vindas!
Só ficam alguma dúvidas, então vamos lá...
1 - A sugestão é que toda a planta seja inclinada para a direita? Colocar um suporte embaixo do vaso para dar inclinação? E no próximo replantio, em dois anos, incliná-lo?
2 - Na verdade o galho menor à esquerda, está atrás da planta. A foto não ajuda, eu sei... não dá pra se ter noção de ângulo. O galho maior aramado está a esquerda e o outro curto, está atrás. Tiro assim mesmo o aramado?
4 - Vou "encurtar" esta árvore. Está muito alta mesmo.
5 - A aramação ainda é um grande segredo e desafio... vou estudar com mais calma esta técnica ainda... obrigado pela dica.
6 - Sempre na horizontal? Essa é uma grande dúvida minha pois vejo várias plantas com galho curvado.
Forte abraço e obrigado pelas dicas, mais uma vez! _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jun 19, 2009 2:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Renato!
Como dizia Jack, O Estripador, vamos por partes:
1. Toda planta, exceto nos estilos Hokidachi (vassoura) e Chokkan ( ereto formal), deve ter inclinação ou sinuosidade no primeiro terço do tronco (Tachiagari);
Assim, vc deve incliná-la para esquerda e não para a direita, fazendo com que o galho curto, (não o que está aramado) fique quase na horizontal;
O suporte embaixo do vaso será apenas para vc visualizar como deverá ficar no próximo transplante, que vc deve fazer na primavera, não precisando esperar 2 anos;
2. Tire o primeiro que está aramado, por diversas razões. a) não está bem localizado em relação ao tronco. O curto ficará bem no lado externo da curva. b) Muito longo e fino em relação ao tronco. c) Não tem conicidade. Começa e termina com a mesma espessura;
6. Sim, na horizontal. Não quer dizer retilíneo. Aliás retilíneo só no estilo Chokkan. Horizontal mas com curvas, para cima; para baixo e para os dois lados. Sinuoso como cobra. O curvado, tipo arco, fica anti-natural.
Acho que é isso aí, Renato.
Um grande abraço e..........invista nessa planta. É uma boa planta e boa espécie. _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Andrei 1.o PASSO

Registrado: 10/05/06 Idade: 43 Mensagens: 138 Localização: Aracaju
|
Enviada: Sex Jun 19, 2009 7:24 pm Assunto: |
|
|
Ai Renato,
Essas dicas dos nossos amigos são muito valiosas, procure seguir as orientações e terá uma exelente planta.
Os movimentos do tronco principal são ótimos, acho qu deve usar a mamadeira para engrossar mais o tronco, ficara muito bom!!
Abraço, Andrei Brum. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|