|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Set 19, 2010 10:10 am Assunto: Ligustro sinensis, atualização |
|
|
Postei fotos desse ligustro há algum tempo atrás, mas não localizei o arquivo aqui no forum. De qualquer maneira, eis algumas fotos mostrando como está essa planta atualmente, bem como sua evolução inicial:
Aqui, pouco depois de esculpir o tronco com formão e martelo, os primeiros galhos selecionados para formar a estruturação. Retirado de uma bacia plastica, foi envasado logo em seguida. O tronco mede, na base, 128cm, tem atualmente 90cm de altura desde o superficie do solo:
Essa planta faz parte de um conjunto de outras 13 plantas, retiradas de uma cerca viva. Por informações colhidas junto ao cedente, as plantas devem ter aproximadamente 30 anos, sendo que há uns seis anos vem sendo cultivadas como bonsai:
Após inumeras desfolhas e podas de manutenção e condução, bem como aporte de arames e retiradas, sua estrutura atualmente está assim:
Os vasinhos emborcados no solo contem adubo orgânico (TM+FO+Fosway), a rega é diária, sempre ao final da tarde, quando molho a parte aerea, o tronco e o solo. A adubação é regular, isto é, a cada 45 dias, inclusive no inverno.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 19, 2010 2:30 pm Assunto: |
|
|
Bela planta Nicky,o vaso é de cimento....
Abraço.....  |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Set 19, 2010 10:08 pm Assunto: |
|
|
Caramba!!!!!!!!!
Que planta!!!!!!! Nicky, eu pensei que os meus fossem grandes, com uma base de 20-25 cm... Tenho uns maiores para retirar, mas falta tempo pois não dou conta de manutenção e condução de todas minhas plantas.
Mas este seu aí me deixou louco para partir pro yamadori!!!
Bom o vaso teve que ser feito especial, de cimento acredito, porque encontrar vaso pronto para uma planta deste tamanho, além de ser dificil tem que reservar uma grana preta!!!
Pode me dizer as dimensões do vaso??? E para mover ele do lugar, uma pessoa sozinha consegue??
Com sua permissão estou salvando as fotos para me servir de inspiração futura.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Dom Set 19, 2010 10:59 pm Assunto: |
|
|
É Nicky
Tu é o bicho mesmo
Tem cada coisa linda ai, vai postando estas inspirações,
pra gente ficar com mais vontade de se aprofundar na arte e obter
mais experiência tanto com as plantas e também contigo.
Um grande abraço _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 9:08 am Assunto: |
|
|
Maravilha de planta hem Nickyfury!
Sempre fico com receio de yamadoris de grande calibre assim...
ela foi retirada de uma vez ou vc fez um coroamento e uma poda previa
algum tempo antes? |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

Registrado: 09/05/07 Idade: 47 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 9:15 am Assunto: |
|
|
Caramba!
Realmente inspirador!
Abração e parabéns pelo trabalho! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 12:19 pm Assunto: |
|
|
baba, baby baba...
que plantaço..... nunca vi um tao grande assim!
Parabéns! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 20, 2010 7:20 pm Assunto: bonsai |
|
|
Agradeço aos nobres colegas pelas palavras incentivadoras e elogiosas.
Essa planta foi retirada, juntamente com outras 12, de grossuras e tamanhos variados, sendo esta a maior dentre elas (com tronco mais grosso na base). Todas retiradas no mesmo dia, podadas as raízes pivotantes e mais grossas e em seguida, replantadas em bacias plasticas grandes, previamente preparadas. Claro que essa, em especial, dado seu tamanho, tive que replantar em um caixote de madeira. O substrato inicial, para todas elas, foi apenas areia grossa de rio, sem peneirar. A primeira rega foi com agua contendo hormonio enraizador diluido, recebendo depois apenas agua mesmo, sempre ao final da tarde.
Elio, o vaso eu realmente tive que usar de criatividade. Tenho comigo duas formas de chapa, adquiridas do grande Bergsom Vasconcelos há alguns anos. Elas permitem a confecção de vasos de cimento de dois tamanhos médios. A partir da maior, então, levei a um serralheiro que após analisar detidamente, confecciou para mim uma big forma, que serviu então para a feitura de oito vasos desses de cimento. Como bem salientou, um vaso de ceramica para conter uma planta como essa tem um preço proibitivo, para mim, vez que teria que ser importado. No mercado nacional ainda não temos nenhum ceramista com calibre para fazer um vaso desse tamanho.
As medidas desses vasos são 70cmx50cmx20cm. Eis um deles, vazio, para se ter uma idéia do tamanho, ao lado do meu sobrinho:
Numa tentativa de aprimoramento, confeccionei um vaso sem as bordas e mais baixo, para formar bosque bonsai:
Os orificios de drenagem são grandes o bastante para escoar toda a agua da rega, evitando encharcamento ou acumulo de agua nas raizes:
Duas outras plantas, com troncos robustos, seguem recebendo cuidados para melhorar a estruturação aerea. Esta foi replantada na mesma época da primeira, e atualmente está bem diferente. Aqui, fiz um trabalho de madeira morta em seu tronco:
Esta outra, segura pelo meu sobrinho, dá uma idéia da grossura do tronco, que foi escavado e com um lindo shari esculpido. Claro que a foto mostra a fase anterior, quando de seu envase:
Essa forma, atualmente, está emprestada ao bonsaista Braitner, que reside em uma cidade goiana próxima, para fazer alguns vasinhos para ele, que tem algumas plantinhas bem maiores e mais grossas que essas minhas, aliás.
Ah sim, ia esquecendo: para mover o vaso contendo esses ligustros, principalmente o primeiro mostrado, é necessário tres pessoas fortes, pois a planta é pesada, o vaso idem e ainda tem o substrato. Ufa, canseira. Inda bem que quase não os mudo de lugar, apenas uma vez a cada 60 dias (para que possam usufluir de luz e calor solar por igual, claro).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
chikimdf
Registrado: 26/08/10 Mensagens: 21 Localização: Águas Lindas-GO
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 8:45 pm Assunto: |
|
|
nickyfury será que vc poderia postar alguma foto desses moldes para vasos? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 20, 2010 9:13 pm Assunto: bonsai |
|
|
Vou ficar devendo fotos dos moldes de vasos. Estão todos emprestados e até o momento ninguem falou em devolver.
Tente o forista/bonsaista Bergsom Vasconcelos. Creio que ele ainda tem desses moldes para vender. O site dele pode ser acessado na pagina do Atelier do bonsai, na aba referente a links. Clique em Oficina Bonsai/Oficina do mel. Lá tem fotos das formas. Eis uma delas:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 10:36 pm Assunto: |
|
|
Nick , este ligustro promete, vai ser capa de revista .Parabens.
Os vasos tb. Coisa de profissional. Parabens tambem.
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 10:41 am Assunto: |
|
|
70X50X20!!!! Imaginei que deveria ser algo assim. Mas é um monstro mesmo.
Nicky, muito obrigado pela explanação e fotos dos vasos. Tudo muito esclaredor. Com isso vejo que não tenho outro caminho. Vou fazer umas formas de madeira pois preciso de uns vasos maiores também. A forma de madeira vai durar pouco, mas sairá barato e ela mesmo no fim pode ser usada com caixa para receber um yamadori, então vale a pena.
Mas uma vez, parabéns e obrigado.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 1:51 pm Assunto: |
|
|
Oi Nicky
Peso pesado estes aí...
Acho que lembro das primeiras postagens... Vamos acompanhar! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Abr 20, 2011 2:48 pm Assunto: |
|
|
tem novidades deste belo exemplar? _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|