FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dona Kimika, bonsaista de Caldas Novas/GO
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 30, 2010 5:58 pm    Assunto: Dona Kimika, bonsaista de Caldas Novas/GO Responder com citação

Conheço Dona Kimika há alguns anos, mas agora em julho foi a primeira vez que pude ir até a casa dela, ver de perto seus bonsai. A ultima vez em que a encontrei foi em Goiania, quando da realização de um evento promovido pelos bonsaistas de lá, que contou tambem com a presença do grande bonsaista Roberto Gerpe. Eis, então, Dona Kimika e um de seus bonsai, uma jabu:

Extremamente simpática e atenciosa, ela cultiva um Umê, com o qual não estava muito familiarizada, pedindo explicações sobre a melhor forma de cultivo e que estilo deveria adotar, pois gostara muito do tronco:

Após analisar detidamente a planta, optei por sugerir a ela uma desfolha completa, para analisarmos melhor a estrutura aerea e, a partir disso, ver o que poderíamos fazer:

Conquanto o tronco tenha um bom movimento inicial, os galhos estão praticamente partindo de um mesmo ponto:

Isto posto, após bem analisar, sugeri a ela desenvolver a planta no estilo literati, onde apenas um galho seria deixado, sendo aramado e conduzido para baixo, seguindo a linha do tronco. Nele, oportunamente, ela iria proporcionar a distribuição de galhinhos laterais, com vistas a formar uma boa estruturação aerea. Por garantia, foram preservados dois galhos:

Vista superior:

Os dois galhos partem praticamente do mesmo ponto. O objetivo em preservar ambos é no sentido de que se um vier a secar, o outro poderá ser considerado, mantendo o estilo proposto e não arriscando perder a planta. Assim, na sequência, foram os galhos aramados e movimentados levemente:

Dona Kimika então ficou exultante com o resultado de nosso trabalho conjunto:

Alguem poderia contrapor que, considerando a pouca altura da planta e o movimento inicial do tronco, poderíamos ter iniciado um desenvolvimento no estilo moyogi. Mas, devo ressaltar que a proprietária queria algo diferente, só não sabia bem o que. Ao fazer um desenho tosco, explicando a idéia a ela sobre o que poderíamos fazer, ela ficou mais que ansiosa em prosseguir. Bem, espero que os nobres colegas e amigos foristas apreciem e façam comentários a respeito. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 2:34 am    Assunto: Responder com citação

É Nicky, bela planta essa! Eu entendo a vontade da proprietária em fazer algo diferente, de vez em quando eu olho para as minhas plantas e me dou conta de que acabo sempre seguindo por caminhos parecidos, mas que esse tronco daria um moyogi shohin espetacular isso não dá para negar Embarassed . Uma redução de altura, formar a copa... ficaria espetacular...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: