FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ajuda !!!!!! yamadori (material perdido)!!!!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
acacio vargas



Registrado: 09/09/12
Mensagens: 46
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2012 11:11 pm    Assunto: ajuda !!!!!! yamadori (material perdido)!!!! Responder com citação

galera era um arbusto , num muro onde as raizes grossas ficavam espostas e as capilares entravam nas fissuras do muro e iam para terra, (muro de conteçao atras é um barranco),, dai o coroa podou ela, a algun tempo atras, dai nasceram brotos novos, , eu vi q ele tava cortando varias arvores de seu quintal dai pedi ele essa e ele me deu nao sei o q é, porem achi maneiro , mais na sei onde corto, as raizes sao grossas e acho q dao um nebari legal,, o q fazer , foi agora as 22:30, molhei as raizes, lembrando q elas ficam espostas, to sem substrato aki mas amanhas cedo corro atras pelo menos areia grossa , peneirada eu arrumo e tijolo trituro ,,



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us

e ai galera o q faço , sei q ainda é cedo pra me aventurar num yamadori, é q oportunidade , numa cidade como o rio q é dificil de sair por ai e achar bons materiais de trabalho , alias achar uma arvore ja é raro, ainda mais aki na zona norte


Editado pela última vez por acacio vargas em Ter Jan 29, 2013 7:04 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Out 01, 2012 8:05 am    Assunto: Responder com citação

Blz, cara corta as raízes grossas machucadas, aproveitando para encurtá-las até próximo o tronco. Deixe menos folha por galho, encurtando-os tb. É um fícus microcarpa, ele recupera bem e tá bem bonito esse ae! É preciso reduzir a quantidade de folhas para a planta não sentir o trauma das raízes. Dois pares de folha por ramo! abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
acacio vargas



Registrado: 09/09/12
Mensagens: 46
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Out 01, 2012 8:47 am    Assunto: Responder com citação

marco meu camarada, muito obrigado, ja vou fazer isso,

coloco na areia de construçao pura ou com terra , qual a proporçao?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Out 01, 2012 9:32 am    Assunto: Responder com citação

Blz, vç pode usar (50/50%) elas adoram...vç deixou ela na água né?

Se pude coloque em um vaso maior de uns 10litros, pra desenvolver ela com mais intensidade...

Poste ae depois pra ver como ficou!!!!!!!!!!!!! gr abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
acacio vargas



Registrado: 09/09/12
Mensagens: 46
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Out 01, 2012 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

fis isso marco 50% de cada , , tirei um dos troncos , q tava empatando deixei so dois , limpei mais ela,

eu deixo como esta, modelo os 1º galhos, ?

e a ensolaçao?

adubo so daki a 30 dias ?

e a conicidade, mexo agora ou inverno q vem , tem uma invertida no tronco

novas fotos



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Out 01, 2012 8:19 pm    Assunto: Responder com citação

E ae amigo, muito bom trabalho!

Cara, ficou bom, vç reduziu a massa foliar dela, isso ajudará ela a se recuperar melhor. Quanto as raízes...muito bom também, a planta ficará em equilíbrio entre folhas e raízes. O ideal agora é manter em local fresco por uma semana...longe do sol forte, o sol da manhã até às 10h e depois das 16h não fará mal a ela. Adubação, já existe nutrientes na terra capazes de nutrir sua planta tranquilamente por 90 dias, mas após 40 dias já pode iniciar uma adubação de forma branda se quiser. Quanto a conicidade, não sugiro trabalhar ela visando transformar em bonsai este ano, deixe crescer livre até o final do inverno que vem, onde coloco aqui uma sugestão através da marcação de uma de suas fotos. A planta vai desenvolver bem durante este ano, circulando uma grande quantidade de energia, e quando for fazer a poda, responderá com uma explosão de brotos. Abrindo o leque de possibilidades para dar início aos trabalhos de formação. O estilo proposto já está desenhando... um shohin sokan
segue a foto com a ideia de corte para final de agosto de 2013:


_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
acacio vargas



Registrado: 09/09/12
Mensagens: 46
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Out 01, 2012 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

marco, nao sei como te agradecer, vc foi muito informativo e claro como agua, sanou minhas duvidas , agora akele corte no tronco principal , vai ser assim mesmo , na horizontalou em diagonal, ? e a cicatrizaçao depois

gostei do estilo

vou me inpirar nessa pois tem o tronco principal reto como a minha



Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2012 9:30 am    Assunto: Responder com citação

Acácio blz!

O corte reto proporciona uma melhor brotação terminal em torno de todo tronco, o diagonal pode ser que estore as brotações mais embaixo, as vezes secando o topo do tronco. Depois que brotar, tem que ser feita uma seleção de brotos de quem sai e quem fica, deixando crescer bastante por um bom tempo para bem depois pensar na cicatriz.

Eu prefiro depois de um corte desses escolher apenas um broto e tirar todo resto dos brotos, deixando o mesmo crescer livre pra engrossar e corrigir o desnível de grossura com o tronco inferior. Na verdade este broto será a continuação do tronco, crescerá para puxar o diâmetro de baixo com um desnível de grossura gradual, fazendo com que a planta antes de ter copa, tenha conicidade de tronco. Este crescimento livre engolirá a cicatriz que deverá ser corrigida assim que o broto tiver um bom diâmetro...ex: um lápis

Depois da conicidade estabelecida juntamente do nebari que será conduzido simultaneamente através de poda anual de raízes, se fará novo corte drástico estimulando a brotação que dará forma a copa do bonsai, estamos falando de no mínimo 3 anos de cultivo antes de pensar na copa(forma de bonsai). Agora se não puder conter a ansiedade, vç pode fazer de outra maneira e ter uma forma de bonsai já este ano... eu estou aprendendo ainda a controlar a minha ansiedade, não é fácil.Queremos resultados logo, mas o tempo de espera tem que ser dominado...não adinta! abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
acacio vargas



Registrado: 09/09/12
Mensagens: 46
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2012 11:46 am    Assunto: Responder com citação

marco entendi tudo,um corte diagonal , interrompe a seiva em pontos diferentes,as vezes secam toda ponta (onde ta o corte) e brotando apratir da parte q esta inteira ,, ja o horizontal, interrompe no mesmo nivel incentivando brotaçoes no topo do toco , como to começando a base, (1º 1/3 do tronco) preciso dessas brotaçoes no topo para continuar o tronco com conicidade,ne isso?

cada vez mais aprendo com esse forum

marco entao os primeiros galhos vao ser formado no novo apice ?, e esse tocao ficara liso sendo o 1º 1/3 do tronco sem galhos ? ou posso fazer os 1º galhos ja nesse tronco?

tipo assim 1º galhos no 2º 1/3 do tronco

so um exemplo



Uploaded with ImageShack.us

ou assim com os 1º galhos ja no 1 1/3 do tronco



Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2012 1:26 pm    Assunto: Responder com citação

A ideia é a seguinte...quando vç podar, digamos que os verdinhos sejam brotos e o circulado em branco seja o único que vç vai ficar, eliminando todo o resto dos brotos...veja que ele está no lado oposto do segundo tronco menor, pois...






quando o broto escolhido desenvolver-se livremente até que fique mais ou menos do diâmetro de um lápis, ai sim faremos o corte diagonal e deixamos crescer livre e adubando muito, aquele brotinho frágil escolhido vai engrossar fazendo parte do tronco





depois de crescer livremente por muito tempo cortaremos então no ponto definitivo, onde surgirão os brotos que iremos trabalhar nossa copa





ficou meio tosco mas acho que a ideia é clara...qualquer dúvida...prende o grito ae!

abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
acacio vargas



Registrado: 09/09/12
Mensagens: 46
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2013 7:01 am    Assunto: Responder com citação

marco meu amigo, esse material moreu,,acho q tirei muito as capilares,e é como vcs falam, ele ficou quase 60 dias com brotos verdinhos e foi secando ate ficar o tocao,muitas vezes fazemos estacas ou yamadoris e com 10 dias aparece brotos novos,, mais nao quer dizer q vai vingar Shocked,,porem to com outro,vou fazer um topico conto com a sua ajuda, tu é o ""cara dos ficus""" rsrsr
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2013 7:14 am    Assunto: Responder com citação

Que pena Acacio! ...mas não desista, estamos todos dispostos a ajudar na medida do possível! abção véio!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil