|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Dantas

Registrado: 29/06/09 Idade: 45 Mensagens: 42 Localização: Salto-SP
|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 9:48 pm Assunto: Ajuda com Jabuticabeira. |
|
|
Olá!! Tenho uma muda de jábuticabeira que comprei no mercado já há um ano. Gostaria que ela engrossasse o tronco e também definir um estilo legal pra ela.
Quando comprei tinha o estilo parecido com HOKIDACHI, mas fiz algumas podas e amarrações e ela ficou assim (foto), gostaria de dar um estilo legal, transformá-la realmente em um bonsai.
Por favor, podem me sugerir algumas dicas?

Editado pela última vez por Dantas em Dom Jul 05, 2009 7:36 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Dom Jul 05, 2009 5:41 pm Assunto: |
|
|
Caro Dantas, quando iniciamos na arte temos uma imensa ansiedade, tão logo adquirimos uma planta e já estamos nós querendo definir estilos, fazer aramações e transformá-la em um bonsai. Esquecemos que primeiramente temos que manter a planta viva e saudável.
Por conta dessa ansiedade acabamos matando ou prejudicando alguns exemplares, que no futuro poderiam nos render belíssimos bonsai.
Não sei bem qual é o clima da sua região, mas acredito que o frio já esteja chegando por aí, por isso o melhor a ser feito na sua jabu nesse momento é nada. Deixe ela tomar bastante sol, o substrato parece ser um pouco argiloso por isso diminua um pouco a rega, mas sempre deixe o solo úmido e deixe ela descansar no inverno.
A primavera logo estará aí, então você poderá tirá-la deste vaso e colocá-la em um conjunto escorredor/mamadeira deixando ela crescer livremente por um longo período de tempo. Com isso você verá que ela vai emitir muitas brotações, vai engrossar o tronco e mudar muito sua forma, possibilitando, deste modo, a escolha de um estilo que satisfaça os caminhos traçados pela própria planta, sem contar que desfolhas e podas constantes retardam a frutificação.
Quando fazemos as coisas no tempo da planta e não no nosso, elas nos agradecem com uma saúde e um explendor impressionante.
Dê uma olhada neste tópico do nosso amigo Wilson Fracassi, em que ele expõe justamente a ideia a qual estou tentando lhe transmitir.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11912
Vamos nos lembrar da regra nº 1 do bonsai....PACIÊNCIA.
Att,
Salo. |
|
|
 |
Dantas

|
Enviada: Dom Jul 05, 2009 8:12 pm Assunto: |
|
|
Olá Salo, primeiramente muito obrigado pelo tempo despendido. É difícil tomar um puxão de orelha e ainda agradecer. Porem eu sou honesto não só com você, mas principalmente comigo e sei que tenho muito a aprender.
Obrigado!! me ajudou, espero contar com você mais vezes.
Tenho algumas mudas, a aproximadamente dois anos venho tentando sozinho fazer delas bonsais, estão bonitas porem ainda falta muito para chegar onde quero. Hoje comprei uma muda de ficus, acredito que dará um belo bonsai.
Eu imaginava que era mais fácil estilizar um bonsai quando ainda é uma mudinha, por seus galhos serem mais flexíveis. |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Dom Jul 05, 2009 8:40 pm Assunto: |
|
|
Amigo Dantas, você pode contar, não só comigo, mas com todos aqui do fórum, pois estamos sempre dispostos a ajudar.
Poste suas plantas, todos aqui adoram dar pitacos nas plantas alheias.
Eu também acho mais fácil ir educando uma planta desde pequena, mas se tratando de uma jabuticaba, quanto mais natural for o estilo mais parecida com uma planta adulta irá ficar, pois se trata de uma nativa. Claro que algumas aramações de correção sempre ajudam.
Att,
Salo. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Jul 05, 2009 10:30 pm Assunto: |
|
|
Olá Dantas,
o Salo já deu ótimas dicas. Você tem razão quando diz que é bom começar a modelar a muda desde nova, mas para isso é necessário já ter uma idéia do futuro. Por isso é muito importante ler muito a respeito; os passo-a-passo sempre são muito instrutivos para os iniciantes.
Quanto à tua muda, apesar de nova ainda, é sempre possível dar algum pitaco
mas seria bom termos fotos de outros ângulos.
Veja por exemplo esta aqui que tem uma estrutura de três galhos muito parecida com a tua:
Dá uma olhada nesta minha Jabu, provavelmente foi comprada nas mesmas condições desta tua.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11766
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Dantas

|
Enviada: Seg Jul 06, 2009 8:46 pm Assunto: |
|
|
Olá Salo e Edson! Obrigado pelo incentivo.
Salo eu vou postar todas as minhas mudas aqui, tenho muiiiitas dúvidas, mas vou postar aos poucos, pois senão vocês vão ficar de saco cheio logo-logo.
Edson, muito linda essa jabu que postou, mas gamei nessa do link que você passou, qual o estilo? http://img30.imageshack.us/img30/8505/jabuticabasidiao01.jpg
Segue fotos que tirei hoje em vários ângulos. Ela tem tronco com 3,5 cm de diâmetro e 11,5 cm de altura.
Podem dar seus palpites avontade. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Jul 06, 2009 10:47 pm Assunto: |
|
|
Dantas,
essa Jabu é um MOYOGI (ereto informal)
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|