FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tuia: Evolução (Atualizado 30/06/09)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 3:05 pm    Assunto: Tuia: Evolução (Atualizado 30/06/09) Responder com citação

Olá pessoal, esta tuia, que eu não sei a espécie, está comigo desde setembro do ano passado, mas estava um pouco esquecida, ontem resolvi tentar fazer alguma coisa, ela tem muitas raizes superficiais, as quais não se percebe nas fotos, por isso estava pensando em colocá-la sobre uma pedra mais ou menos igual ao projeto a seguir, críticas e sugestôes são muito bem vindas. Até mais!!!

Antes da intervenção

Após a intervenção

Projeto

Editado pela última vez por Salo em Ter Jun 30, 2009 4:13 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 6:40 am    Assunto: Responder com citação

Sua planta é um Junipero jacaré.
aqui tem as informações sobre seu exemplar.
http://www.atelierdobonsai.com.br/jacare.html
Seu projeto é bom, mas achei ele muito fininho ainda.
Talvez um vaso menor...
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 4:09 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas Junior, eu também acho ela muito fina, estava pensando em colocá-la em um escorredor/mamadeira e esperar um bom tempo até dar uma engrossada, mas vou fazer isso somente na primavera, não quero arriscar fazer um transplante agora, a não ser que eu não mexa nas raizes.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 7:46 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Salo, tenho uma pessima noticia para voce: essa variedade de junipero não se desenvolve nem engrossa em escorredor. Isso só é possível quando plantada no solo, em condições razoáveis (luz solar, rega diária (duas a quatro vezes) e solo arenoso). Rolling Eyes Rolling Eyes

Então, se quiser continuar cultivando-a, o melhor a fazer é trabalhar sua planta de maneira a condicioná-la como está mesmo. O junipero aceita bem aramação e poda, expondo madeira morta no caule(shari) e nos galhos(jin), sendo que a melhor época para isso é no inverno. Very Happy

Apesar de voce ter executado procedimentos invertidos nela (a primeira foto mostra uma planta bem densificada), isto é, vc eliminou a brotação próxima do caule deixando folhagem apenas nas extremidades dos galhos, ainda dá para se aproveitar algo. Very Happy

Comecemos pelo tronco: ele está aramado, mas não tem movimento. O mesmo vale para os galhos. Repare que o caule de sua planta tem um leve movimento sinuoso inicial e na parte final. Então, aproveite para retirar todos os arames, escolhendo um mais grosso para envolver o tronco e dar-lhe um movimento levemente sinuoso, o que irá carrear para sua planta uma beleza mais harmoniosa. Ao deixar um galhinho em jin, ele não deve estar na mesma altura nem abaixo do ápice, mas sim, acima, ok? Wink

Voce poderia, depois de aramar o tronco e dar-lhe um movimento levemente sinuoso, trabalhar apenas com o primeiro galho (na esquerda), formando com ele toda a estrutura da sua planta. O resto? madeira morta. Claro que, ao fazer isso, esse galho passa da posição em que está para uma posição mais retilinea, mas ainda com um pouco de movimento, para harmonizar com o tronco principal. Se for movimentar o tronco, faça-o de forma a girar um pouco o tronco, no sentido anti-horário. Isso aperta mais o arame, mas agrega maior pressão, firmando o caule numa posição mais correta. Very Happy

Se, por outro lado, preferir manter sua projeção, e replantar sobre pedra, não o faça com uma pedra reta e pequena, como a mostrada. Use uma pedra alta, que emerge por entre as raizes, e fique com parte nas costas ou na lateral da planta, de forma a que voce possa dar movimento ao tronco (via aramação), em sentido oposto a ela. Very Happy

Lembrando que, para plantar raizes sobre rocha ou pedra, é necessário, antes, enterrar todo o conjunto durante uns dois anos (use vaso fundo), antes de descobrir as raizes e replantar em vaso raso. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 11:44 pm    Assunto: Responder com citação

Olá nickyfury, muito obrigado pelas dicas.
Eu tentei dar um pouco de movimento ao tronco, mas apesar de estar um pouco fino, mais ou menos da espessura de um polegar, ele está muito rígido, por isso fiquei com medo de forçar e acabar quebrando, existe alguma técnica para torcer gahos mais grossos?
Quanto a poda, você acha que eu deveria deixá-lo com a copa mais densa?
Vou tentar, novamente, dar um pouco mais de movimento ao tronco, se conseguir postarei uma foto para mostrar como ficou, caso não consiga, terei que seguir o projeto inicial, mais com uma pedra diferente.
Assim que fizer um novo projeto postarei para posteriores avaliações.
Att.
Salo
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 04, 2009 6:32 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Salo, existem várias técnicas para forçar um tronco de determinada grossura a tomar a forma que queremos. Entretanto, se o caule de sua planta tem a grossura do dedo polegar, não é tão dificil assim, basta que voce enrole ráfia ou fibra de coco ou de bananeira nele, desde a base até a parte mais alta, tomando o cuidado de molhar a ráfia, antes, em agua gelada. Very Happy

Estando o caule bem envolvido com ráfia, aplique então um arame grosso, de cobre, dando voltas de uns 45 graus, aproximadamente. O cobre, por ser mais duro, permite forçar melhor além de manter o tronco na posição que queremos. O arame deverá permanecer por um ano ou mais, sendo depois cortado em pedaços pequenos, na hora de retirar. Não o desenrole, pois poderá danificar sua planta. Very Happy

Use arame de cobre desencapado. Faça uma fogueira e queime a quantidade que irá usar. Deixe no fogo até ver sairem chamas verdes, em seguida, mergulhe o cobre em agua fria. Com isso, o cobre fica bem maleável, facilitando o trabalho de enrolar no tronco, ok? Very Happy

Veja os exemplos a seguir:

No site abaixo, vc encontra outros exemplos de como aplicar ráfia, além de aramação:

http://www.geocities.com/arvorezinhas/tecnicas/modelagem.htm

Molhar a ráfia em agua gelada ajuda na constrição, vez que, ao secar, ela irá ficar ainda mais apertada contra o tronco. A finalidade do uso da ráfia é proteger o caule, evitando que a casca saia durante a aplicação do arame, ou que o arame force em demasia a casca, prejudicando a planta. Se não encontrar ráfia para comprar, use fibra de bananeira: pegue um tronco de bananeira seco, retire a casca em todo o comprimento, corte tiras finas e em seguida mergulhe em agua gelada por uns 15 a 20 minutos, usando-a em seguida. Very Happy

A melhor época para aramar um junipero é no inverno. Tenha um pouco de paciência e aguarde até lá. Não reenvase nem faça nada, por enquanto, apenas retire os arames que colocou e deixe sua planta recuperar-se. Lembre-se que essa espécie gosta de sol, chuva e vento, evite regar em demasia para não encharcar o solo. Daqui a 45 dias, inicie uma adubação com matéria orgânica (esterco curtido de gado é ótimo), aplicando quantidades pequenas a cada 30 dias, suspendendo no inverno. Isso irá favorecer novas brotações próximas do tronco. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2009 4:12 pm    Assunto: Responder com citação

Com a chegada do inverno resolvi aramar novamente e acabei fazendo alguns jins e um shari, apenas mudei ela de vaso sem mexer nas raízes, pois o vaso em que se encontraca estava se quebrando todo.

Agora ela está assim:

Att,
Salo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: