|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jcmorosky 2.o PASSO

Registrado: 09/05/07 Idade: 47 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Ter Maio 26, 2009 11:33 am Assunto: Mais um com jabuticabeira! |
|
|
Olá.
Eu comprei uma jabuticabeira, não necessáriamente um bonsai (aliás, é uma árvore mesmo! tem cerca de 2m de altura), e se encontra em um grande vaso com aproximadamente 35cm² de superficie e uns 25cm² de de área no fundo. Ela se encontra na minha sala de estar, frisando que moro em apartamento.
Desde que a levei para lá, aproximadamente à um ano, ela só veio perdendo folhas. Busquei várias coisa para tentar fazer com que ela se firmasse no local. Tinha até chegado à conclusão de que não tinha jeito e que o lugar não era mesmo apropriado.
Até um mês atrás ela só perdia folhas. Todos os dias eu catava folhas no chão. Nesse tempo cerca de 70 a 80% das folhas já tinham ido embora. Enfrentei uma porção de pulgões branquinhos. Tinha achado que já era mesmo! Que nem as pragas queriam mais!
Isto aconteceu, como disse, até um mês atrás, quando ela resolveu florecer (poucas flores, mas me dexaram muito feliz!). Com um pouco mais de atenção, vi novos brotos, que já deram origem à novos galhos e folhas! São as primeiras desde que a planta entrou na minha casa! Estou muito feliz!
Notei que existem algumas cochonilhas, contra as quais vou utilizar o óleo mineral, conforme um tópico deste fórum. Chegaram a me sugerir de transforma-la em um bonsai, o que levaria alguns bons anos. Minha idéia é reduzir o tamanho dela, mas não a ponto de transforma-la em um bonsai.
Bom, mas criei este tópico para tirar algumas dúvidas:
1- o que é polinização cruzada? Seria o pólem de uma flor depositada em outra, ou de plantas diferentes (ou não é nada disso!?)?
2- as poucas flores que nasceram não deram origem a frutos. Como fazer a polinização, uma vez que tentar atrair abelhas para minha sala de estar (no 14º andar) traria um imenso incômodo? É possível? Como proceder?
Agradeço a atenção de todos, e postarei fotos dela aqui para receber instruções, dicas e etc. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 26, 2009 11:43 am Assunto: |
|
|
Quando ela chegou em casa era assim:
Com o passar do tempo, as folhas ficaram com as pontas com cor de ferrugem(foto abaixo), e foram caíndo.
A algum tempo apareceram novos brotos:
E algumas flores:
Como a planta veio de uma floricultura, outras plantas nasceram no vaso, dentre as quais uma samambaia, que já retirei do vaso e transplantei para um vaso próprio e estas duas figuras, uma ao lado da outra, e que não sei o que são:
Alguém saberia dizer o que são? Logo postarei fotos mais atualizadas.
Abração a todos. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 28, 2009 10:07 am Assunto: |
|
|
Atualmente a Jabuticabeira está assim:
Não consegui tira boa foto da cochonilha ainda:
Outras fotos dos avanços (flores, brotos e novas folhas):
A samambaia que nasceu no vaso da jabuticabeira:
Estas duas também nasceram lá e não sei o que são:
Quem tiver alguma informação sobre estas plantas e puder me passar, agradeceria muito!
Sigo com a dúvida acerca da polinização. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 02, 2009 10:06 pm Assunto: |
|
|
ola, vai numa casa agropequaria e leva uma amostra da praga que esta afetando sua planta garanto que eles vão te dar o antiduto certo. De preferencia retire esta samanbaia que nasce ai para ela não sugar os nutrientes do solo da sua planta vc pretende fazer um bonsai desta planta??? acho que com a alporquia pode tirar umas quantas mudas desta planta o que acha???
boa sorte... |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 03, 2009 9:05 am Assunto: |
|
|
Rodrigo Sandi escreveu: | ola, vai numa casa agropequaria e leva uma amostra da praga que esta afetando sua planta garanto que eles vão te dar o antiduto certo. De preferencia retire esta samanbaia que nasce ai para ela não sugar os nutrientes do solo da sua planta vc pretende fazer um bonsai desta planta??? acho que com a alporquia pode tirar umas quantas mudas desta planta o que acha???
boa sorte... |
Agradeço a ajuda!
Confio que seja cochonilha mesmo. Já apliquei o óleo mineral que comprei em loja especializada e parece ter dado resultado. No próximo sábado aplicarei outra vez, como recomendado.
Já tirei uma foto que possibilita ver um pouco melhor a cochonilha. Assim que passar para o computador posto-a aqui.
Quanto a samambaia, eu já tirei ela de lá. Já está em um outro vaso. Vou fazer o mesmo com aquelas outras plantas novas, que não sei o que são.
Quanto à fazer um bonsai com a alporquia, eu gostaria muito, só não sei como fazer. Poderia me dizer, ou indicar onde encontrar como fazer? Tenho dúvidas de como fazer, como escolher onde fazer (qual o melhor pedaço da planta), entre outras.
Forte abraço. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 03, 2009 4:03 pm Assunto: |
|
|
ola, respondendo sua pergunta sobre alporque. E possive sim fazer na jabuticabeira apezar de ela demorar mais doque as outras plantas para enrraizar demora uma médea de 1 anos, pesquize bastante sobre o alporque ele deve ser feio na primavera vc deve raspar a casca do tronco (não muito fundo) e cobrir aquela parte com fibra de coco ( de preferencia não usar po de xaxim pois esta em estinção) por isso substitua por fibra de coco ou enfago bem umido em hormoneo enrraisador depois coloque este a fibra de coco (ou o que achar melhor) em volta da parte que raspou do tronco e embrulhe ou coloque um potinho em volta se embrulhar não deiche secar regue com uma siringa ( água com hormoneo enrraizador) e futuramente vc vai obter outras mudas esta tecnica era usada na china a mais de 2.000 anos mais pesquise em na NET que vai achar varias formas.
boa sorte... |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 03, 2009 4:25 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo Sandi escreveu: | ola, respondendo sua pergunta sobre alporque. E possive sim fazer na jabuticabeira apezar de ela demorar mais doque as outras plantas para enrraizar demora uma médea de 1 anos, pesquize bastante sobre o alporque ele deve ser feio na primavera vc deve raspar a casca do tronco (não muito fundo) e cobrir aquela parte com fibra de coco ( de preferencia não usar po de xaxim pois esta em estinção) por isso substitua por fibra de coco ou enfago bem umido em hormoneo enrraisador depois coloque este a fibra de coco (ou o que achar melhor) em volta da parte que raspou do tronco e embrulhe ou coloque um potinho em volta se embrulhar não deiche secar regue com uma siringa ( água com hormoneo enrraizador) e futuramente vc vai obter outras mudas esta tecnica era usada na china a mais de 2.000 anos mais pesquise em na NET que vai achar varias formas.
boa sorte... |
Voui pesquisar sim! Muito obrigado! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
juberson
Registrado: 21/01/09 Idade: 47 Mensagens: 42 Localização: curitiba
|
Enviada: Qui Jun 04, 2009 3:57 pm Assunto: |
|
|
Olá primeiramente muito lindo seu pé de Jabuticaba e respondendo suas perguntas vamos lá
A Polinização cruzada o pólen de uma flor fecunda o estigma de outra flor, de um mesmo indivíduo ou de outro. Os agente principal da polinização cruzada é o vento, mas em algumas espécies, insetos e pássaros são importante. E até por pessoas, no caso da Jabuticaba são as abelhas.
Você pode polinizar as flores com o auxilio de um pincel pequeno esses usados para pequenas pinturas com guache, você fará da seguinte forma passará o pincel nas anteras de uma flor (local onde fica o pólen) e recolherá em algum recipiente pode ser uma tampa de algum vidro ou até mesmo uma folha de papel e depois de recolher uma quantidade boa voce passa esse pólen nos estigmas das flores, pronto voce acaba de polinizar a flor.
E quanto a alporquia eu nunca tentei mas ja vi muitos relatos aqui no forum de pessoas que obtiveram sucesso mas pode demorar até dois anos para se retirar a muda.
nesses links tem informações confiáveis sobre o cultivo da jabuticabeira
http://www.seagri.ba.gov.br/jabuticaba.htm
http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/jabuticaba.html
boa sorte |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 04, 2009 4:29 pm Assunto: juberson |
|
|
Obrigado pelo elogio à jabuticabeira. Agradeço muito, também, a ajuda.
Vou tentar polinizar como sugeriu. Também devo tentar fazer a alporquia.
Qualquer coisa vou postando aqui. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
juberson
|
Enviada: Qui Jun 04, 2009 4:38 pm Assunto: |
|
|
Outra coisa a praga é cochonilha mesmo se o óleo mineral esta dando resultado aplique novamente mas se a infestação for pequena voce pode retiralas com as mãos mesmo sem problema algum.
nesse link tem bem explicado como fazer alporquia
http://www.celsobonsai.hpg.ig.com.br/alporquia.htm |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 04, 2009 4:55 pm Assunto: |
|
|
Já dei uma boa estudada na alporquia. Vamos ver no que dá.
Quanto às cochonilhas, eu já apliquei o óleo. Parece que fez um bom efeito, mas ainda tem algumas novas. Hoje vi umas seis formigas em cima de uma cochonilha. Coloquei a isca para as formigas novamente e no próximo sábado aplicarei o óleo outra vez.
Ps.: sempre que vejo uma cochonilha retiro com a mão mesmo. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 10, 2009 9:55 am Assunto: |
|
|
Já encomendei o material para fazer a alporquia na primavera...
Quanto àquela planta que eu não sabia qual era, eu a tirei do vaso da jabuticabeira e a transplantei para um escorredor de macarrão. Descobri que é uma LICHIA. Vou pesquisar para seber como cuidar dela... ela demorou quase um ano para brotar! Eu a plantei em um vaso mas como não germinava tinha misturado a terra e acabou indo para o vaso da jabuticabeira.
Quanto a outra planta, ainda não sei qual é, mas se desenvolve rápido. Também passei ela para um vaso. (foto)
A samambaia também tá melhorando:
Sobre a cochinilha, eu tirei fotos melhores. Vou até posta-la em outro tópico para, caso alguém tenha interesse, usar a foto. Pois tive a maior dificuldade de encontrar uma foto dela. E não encontrei. Fotos:
 _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
juberson
|
Enviada: Qua Jun 10, 2009 5:30 pm Assunto: |
|
|
ola jcmorosky, a planta da primeira foto é um tomateiro, vou te passar umas receitas caseiras para controle de cochonilha.
As formigas doceiras aquelas que aparecem em casa de vez em quando no açúcar vivem em simbiose com as cochonilhas e pulgões pois quando elas se alimentam da seiva excretam uma substancia adocicada que as formigas vem se alimentar, assim as formigas em gratidão protegem as cochonilhas e os pulgões.
essas receitas caseiras são bem eficientes no combate tanto das cochonilhas quanto dos pulgões e tem a vantagem de não agredir as plantas e principalmente o aplicador.
abaixo algumas receitas que são boas:
Controle Natural: Óleo Mineral com sabão:
· Óleo mineral leve... 4 litros;
· Sabão....500 gramas;
· Água.... 2 litros
Cortar o sabão em pedaços e dissolver na água quente. Adicione o óleo mineral aos poucos, até a total homogeinização. Aplique na forma de pulverização, dissolvendo o produto em 100 litros de água.
Calda de fumo: Cochonilhas
200 g de fumo de corda
2 litros de água
Deixar de molho em um balde, por 24 horas;
coar, acrescentar mais 2 litros de água e
pulverizar as plantas.
Não deve ser guardada por mais de um dia.
Calda de fumo: inseticida natural
Coloque de 5 a 10cm de fumo novo picado num frasco escuro com 1 litro de álcool. Tampe e deixe sete dias.
Faça a calda de fumo coando esse líquido num pedaço de pano de algodão, torcendo bem para extrair a nicotina. Guarde esse resíduo de nicotina em outro frasco escuro em local fresco. A validade da calda de fumo é de oito meses. IMPORTANTE: use luvas, pois o produto é altamente tóxico.
Para a aplicação nas plantas, dilua uma parte dessa calda em dez partes de água. Em cada litro de solução diluída acrescente duas colheres (de sopa) de sabão de coco raspado. O líquido deve ser pulverizado diretamente nas plantas, três vezes, com intervalos de dois a três dias entre aplicações.
obs: no lugar do sabão de coco pode usar detergente neutro
Fungicida natural
Pique e coloque num recipiente de vidro, um maço de cebolinhas verdes bem frescas. Despeje água fervente e tampe o recipiente. Deixe de repouso até esfriar e coe a solução em filtro de papel.
Pulverize as plantas uma vez por semana no período das chuvas e uma vez por mês na época da seca.
essas receitas eu peguei na net e são confiáveis, a receita que eu negritei eu ja usei e posso assegurar que funciona bem mas nada impede que voce teste as outras
Juberson Fabiano do Prado
Engenheiro Agrônomo
“Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio previne-o”.
Albert Einstein |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 13, 2009 10:48 pm Assunto: |
|
|
ola, concordo é um tomateiro é ideal plantalo no chão ou em algo grande. |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 15, 2009 2:10 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas respostas! Já tinha desconfiado que fosse um tomateiro pois quando brotou empurrou a casca da semente para cima e me pareceu ser uma semente de tomate. Já está em um vaso maior, não sei se grande o suficiente, mas tem se desenvolvido bem!
Outra coisa: agradeço a dica para a polinização. Já deu resultado:
 _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|