Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Jun 29, 2009 11:34 pm Assunto: Evolução de uma Calliandra Selloi |
|
|
Oi pessoal...
Este trabalho estava no tópico "Matérias" mas, após tanto tempo sem participar do fórum, notei que todas as fotos haviam sido perdidas...
Resolvi abrir novo tópico aqui, com as fotos recolocadas no MegaGaleria...
Em resumo, estou tentando recuperar um antiga calliandra que era, estéticamente, um verdadeiro "caso perdido"...
Nada mais a perder.. então, mãos a obra...
Alguns problemas bem evidentes que ela apresenta:
1- péssimo nebari do lado oposto ao do "tronquinho"...
2- tronco vertical reto e sem atrativos, parecendo um poste...
3- estrutura de galhos só no topo do tronco.
Estágio inicial do trabalho...
Desfolhada...
Colei uma pedra visando atenuar o problema do nebari neste lado e fiz aramação, tentando baixar a massa verde e atenuar o problema do tronco reto e longo...
Evidenciando o problema do nebari e a razão da colocação da pedra e detalhe da pedra colada, no momento do reenvase...
Planta no novo vaso, plantada inclinada, tentando dar um pouco de movimento ao tronco principal, além de dar mais destaque ao tronquinho secundário...
Começando a enfolhar...
Foto mais recente, conseguindo "maquiar" um pouco o efeito "poste" do tronco...
Acho interessante aproveitarmos plantas como esta calliandra para usarmos como "laboratórios de testes", experimentando alternativas e aplicando técnicas e dicas que possam minimizar os defeitos...
Em agosto pretendo desfolhar e retirar a aramação, para verificação da estrutura que está se formando...
Nesse momento tiro novas fotos e atualizo aqui na postagem...
Dicas e sugestões são bem vindas...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 29, 2009 11:57 pm Assunto: |
|
|
oi Charles, tudo bem?
já foi uma ótima evolução, da primeira foto para o última deu pra notar uma grande melhora no visual de sua planta. parabéns.
abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 30, 2009 7:23 am Assunto: |
|
|
puxa que mudança , começo a acreditar que não existe caso perdido.
e só crer e acreditar que dá certo .
parabéns pela caliandra e se não estiver satisfeito com ela aqui em casa ainda tem espaço. rsrsrsrsr
abraços. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Jun 30, 2009 9:38 am Assunto: |
|
|
Charles, sua intervenção foi muito feliz.
Deu uma nova vida ao bonsai.
Parabéns. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
LG 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 45 Mensagens: 243 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Enviada: Ter Jun 30, 2009 12:12 pm Assunto: |
|
|
Charles
é quase que inacreditável o que vc fez, eu não teria essa capacidade nunca.
Só uma pergunta: colou a pedra com que cola?
Parabéns! Abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jun 30, 2009 1:59 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo Charles!
Isso eu chamo de: "fazer do limão a limonada"!
...........e fazer uma boa limonada!
De você não dá de esperar menos do que isso! De resto, Charles, dizer mais alguma coisa é chover no molhado.
Aquele abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jun 30, 2009 2:12 pm Assunto: |
|
|
E vc conseguiu descer bem os galhos sem quebrar nenhum ... parabens e boa sorte com esse laboratorio .... Gostei da pedra colada. |
|
|
 |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 30, 2009 3:18 pm Assunto: |
|
|
Charles,
sempre acompanho seus trabalhos e sempre são de cair o queixo!!
Mais uma vez você arrebentou...sua aramagem é impecável!!
Gostaria de sanar algumas dúvidas:
1) Qual a finalidade da pedra? Apenas estética? Eu nao entendi muito bem, se puder explicar melhor...
2) Em quanto tempo você obteve esse procedimento?
Abraços |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 30, 2009 6:27 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal....
Paulo César... é muito legal quando essas mudanças começam a surtir efeito! Daqui prá frente ainda há um bom caminho, mas desconfio que o ritmo vai ser mais lento ....
Flavio... é isso aí.. prefiro acreditar que todo caso perdido tem um lado positivo!... Tento descobrir onde ele se esconde e, se não conseguir mesmo um mínimo resgate do bonsai, fica o aprendizado pela tentativa!!!...
Junior... legais suas palavras... valeu!...
LG ... valeu pelas pelo elogio... só discordo de voce quanto a nao ter capacidade... Arrisque com consciencia que os resultados podem te surpreender!...
Usei na pedra cola de bonsai Masakuni, mais utilizada para colar galhos trincados ou quebrados nas aramaçoes...
Grande Elio... há quanto tempo amigo!... eu tô contente com os resultados até agora.... mas suas palavras jogam a gente prá cima!... e isso motiva amigo... valeu !!!...
Rodrigo... muito legal saber que voce gosta dos meus trabalhos cara!!!... é gratificante!...
1) A pedra teve sim funçao só estética. Se voce notar a 1a. foto, havia uma reduçao do diâmetro do tronco principal, onde o tronco encontra o solo (abaixo da cicatriz de uma poda de galho grande) e, portanto, onde o tronco deveria ser mais grosso! Acho que este defeito causa um efeito de árvore pouco estável, sem uma base sólida!
Colando a pedra neste ponto, usei de um artificio para tentar reduzir o efeito deste afunilamento do tronco!
Assim, se de um lado o tronquinho participa do nebari, do outro, a pedra passou a fazer esta funçao....
Esclareci??...ou aumentei ainda mais sua dúvida?...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
BLACKNEEDLES 4.o PASSO

Registrado: 27/03/09 Idade: 43 Mensagens: 658 Localização: VALPARAISO DE GOIAS-GO
|
Enviada: Ter Jun 30, 2009 6:33 pm Assunto: |
|
|
OLA CHARLES
FICOU MAGMIFIC!!!!HEHEHEH
PARABENS CARA MUITO BOM TEU TRABALHO!!!
ABRÇO _________________ QUANDO A ULTIMA ARVORE TIVER CAIDO QUANDO O ULTIMO RIO TIVER CECADO E O ULTIMO PEIXE FOR PESCADO AI VAMOS VER QUE NAO PODEMOS COMER DINHEIRO...
http://www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jul 01, 2009 10:21 am Assunto: |
|
|
Oi Rodrigo...
Esqueci de responder sua pergunta 2)... ...Comecei o resgate dessa calliandra em agosto de 2006, portanto, há quase 3 anos...
Blackneedles... gentis seus comentários.. valeu...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Serginho 1.o PASSO

Registrado: 14/02/05 Idade: 48 Mensagens: 164 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Qua Jul 01, 2009 4:03 pm Assunto: |
|
|
Olá meu amigo Charles!!!
A cada trabalho seu que vejo fico ainda mais impressionado com nível... excelente, magnífico...
Apesar de não te conhecer pessolamente, sou um grande admirador de sua pessoa e seus trabalhos, que já me inspiraram muito... no final do ano talvez eu vá aí em Sampa e gostaria muito de te conhecer pessoalmente, as vezes quando falo com o Sergivaldo, sempre pergunto por vc e seus trabalhos, e ele é só elogios.
abraços
Sérgio Barbosa _________________ Estagiário de aprendiz de bonsaísta. |
|
|
 |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 01, 2009 5:15 pm Assunto: |
|
|
Charles,
obrigado pelas respostas, entendi perfeitamente agora!! Não tinha me atentado para conicidade invertida do tronco.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho!
Abraços |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jul 01, 2009 8:25 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!
Charles - MEU GAROTO - acompanhei durante um bom tempo esta calliandra quando você postava em matéria a situação dela.
Confesso que cada vez mais fico sua fã...........
Estudioso, competente e mais do que isso tudo...de uma humildade ímpar e pronto para ajudar e nada esconder.
O B R I G A D A mais uma vez e.............. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 02, 2009 9:24 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Sergio... voce não imagina como é gratificante ler suas palavras amigo!... te agradeçco muito!... ...
Pretendo agora começar a compactar a massa verde dessa calliandra e, depois disso... vou ter que sentar de novo na frente dela prá enxergar... o que mais sai de lá!!!...
Vai ser um prazer te conhecer pessoalmente e me econfirme quando vier a Sampa....
Sergivaldo é gente finíssima além de um grande exemplo como pessoa epelo belo trabalho que tem feito com a nativas do nordeste...
Rodrigo... valeu.. legal trocarmos essas figurinhas...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
|