|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Sex Ago 14, 2009 4:43 pm Assunto: Alporque em juniperus horizontales |
|
|
Olá amigos do fórum, estou remodelando um jacaré e tem um galgo que daria um belo mame ou shohin, e gostaria de fazer um alporque.
Quanto temo deixo o alporque e posso faze-lo com anel de malpingi?
um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Seg Ago 17, 2009 9:22 pm Assunto: |
|
|
Ninguem pra dar uma luz!?!?!? _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Ago 19, 2009 2:10 pm Assunto: |
|
|
Paulo, pode fazer o alporque com tranquilidade. A entrada da primavera é a melhor época. Pode fazer agora mesmo. O tempo de enraizamento não é uma coisa matemática pois depende de fatores diversos. Mas já retirei alporque de juníperos em 50 dias. Então uns 2 meses creio que estrá enraizado. Outros porém já levaram bem mais tempo. É uma questão de acompanhar. Somente retire quando estiver bem enraizado. Há muito tempo faço alporques com o anelamento total, não deixando nenhuma ponte de casca. O índice de sucesso é maior pois dificulta a cicatrização que às vezes acontece se deixarmos uma ponte, daí não enraiza, tendo que refazer a operação.
Um detalhe importante é que se vais fazer em um galho que tenha muita massa verde é melhor retirar parte dos galhos no momento de fazer o alporque e nunca podar galhos no momento de retirar o alporque. Essa regra só vale para juníperus e seus "familiares". Esta quem me ensinou foi o Charles Ferrante Jr., depois que eu matei vários alporques nuito bem enraizados e podei galhos na hora de plantá-los.
Espero ter ajudado
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|