FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primavera yamadori - atualizada 19.01.2011
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 9:21 pm    Assunto: Primavera yamadori - atualizada 19.01.2011 Responder com citação

Hoje pelas minhas andanças acabei fazendo um yamodori em uma construção ia jogar fora,imaginem os galhos que sairam para estaquias e dois tocões da raiz piovante que cortei e vou tentar aproveitar,e é uma primavera vermelha esta com 70% de pedrisco 20%de materia organica e 10% areia. Como ela é trepadeira e nao arbustiva minha ideia era uma copa triangular e um han-kengai o que acham.Mas qual galho deixar para a copa triangular???Ou quem sabe alguma outra opinião fico aberto a sugestoes.Abraços

Editado pela última vez por Andre Antoniazzi em Qua Jan 19, 2011 6:10 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 9:49 pm    Assunto: Responder com citação

Andre você tem uma boa planta.

Fiz uma "projeção", que parece desenho de criança, mas que serve para dar uma idéia do que eu imaginei.

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/03/10
Idade: 42
Mensagens: 442
Localização: Descalvado-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 9:54 pm    Assunto: Responder com citação

Olá André

Creio que sua bougainvilea, de pra fazer como essa foto,
como vç disse, em um estilo han-kengai, da uma olhada nessa
se parece muito com a sua.


Abração
_________________
No fim você começa a pensar no começo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tenho uma primavera vermelha, as maiores dificuldades para formar uma copa são o tamanho das folhas e o crescimento muito acelerado, o que dificulta a diminuição dos entrenós caso a atenção nessa fase não seja quase que diária.

Segue o link da minha para você ter uma idéia do desenvolvimento e, como você pode notar vale muito a pena trabalhar com essa planta.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12178&highlight=primavera+vermelha

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 37
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olá marco, tb tenho uma primavera vermelha e estou tendo problemas com os entre-nós, como fazer pra reduzi-los?
_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 10:51 pm    Assunto: Responder com citação

Iana o principal é uma vigilância constante. Eu sugiro olhar a planta a cada 2 dias para ver se não estão surgindo novos galhos e, toda vez que um novo galho brotar e estiver com umas poucas folhas, ainda crescendo, cortar a ponta retirando o brotinho para cessar o desenvolvimento do galho para que os entrenós não se alonguem. Eu também retirava todas as folhas que ficavam muito grandes para poder ver a estrutura. Outra coisa que pode ser feita é maneirar nas regas e ir muito devagar no adubo, e, se possível, usar um adubo com pouco nitrogênio nessa fase.

Caso algum galho cresça muito rápido e os entrenós fiquem muito longos a única opção é podá-lo por inteiro. Isso aconteceu muito comigo, eu dava uma geral na planta, relaxava 5 dias e tinha arrancar alguns galhos!

Depois de formada a estrutura primária mantenha o galho do mesmo tamanho para que cresçam os galhos da estrutura secundária e terciária, ai é o famoso "crescer e cortar", sempre que a copa começar a perder a forma é só podar, isso vai estimular a ramificação, vai deixar a copa mais compacta e reduzir o tamanho das folhas.

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 30, 2010 8:04 am    Assunto: Responder com citação

Citação:
e, toda vez que um novo galho brotar e estiver com umas poucas folhas, ainda crescendo, cortar a ponta retirando o brotinho para cessar o desenvolvimento do galho para que os entrenós não se alonguem


Marco, quando vc fala em cortar a ponta do brotinho, seria deixando alguma folha? Tipo cresce um novo galho, que tem uma folha e corta a ponta? deixando esta uma folha?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 30, 2010 5:45 pm    Assunto: Responder com citação

Nikkei uma folha apenas, não. Na verdade a idéia é que onde existe uma folha existe um entrenó e quanto mais comprido um galho ficar, sem nenhuma poda, maior será a distância entre as folhas. É a partir dos entrenós que surgem os novos galhos e folhas. Nas primaveras esses entrenós se alongam muito então quando o galho está pequeno, no início do desenvolvimento, e as folhas muito próximas umas das outras devemos cortar a ponta do galho, onde estão as menores folhinhas, para que ele pare de crescer. Com isso os entrenós ficam mais curtos, os novos galhos ficaram mais próximos e a copa ficará mais densa e com uma aparência de uma árvore grande cheia de galhos e folhas. Esses galhos podados voltaram a crescer, pois, a partir dos entrenós surgiram novos galhos, mas os entrenós dos galhos já podados não voltaram a se alongar e o novo galho deve passar pelo mesmo processo.

Algumas espécies têm os entrenós curtos naturalmente, mas nas primaveras é muito importante fazer esse trabalho para que as flores formem grandes "cachos" e cubram toda a copa, mais ou menos como está a minha.

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Qua Jun 30, 2010 6:48 pm    Assunto: Primavera yamadori Responder com citação

Ola pessoal otimas projeções pessoal e muito obrigado pelas dicas sao de grande valia,vou ficar de olho nas folhas pois ja andei lendo sobre o tamanha das folhas da primavera vermelha.Andei olhando uma fotos de bonsai como se eu olhasse alguma outra coisa no pc e fico pensando na junção das duas fotos abaixo,imaginem o formato desta primavera como o junipero e florido como esta azelea pois a primavera florece bem deve ficar lindo mas mesmo assim estou aberto a opinioes pois terie um bom tempo para trabalhar esta planta. PESSOAL ANALISEM E ESTOU ABERTO A QUALQUER OPINIAO COMO DEVO CONDUZIR ESTA PLANTA.Aabraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Qui Jul 01, 2010 9:13 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Marko.
É André, afora é aguardar as brotações p/ ver o q fazer Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/08
Idade: 42
Mensagens: 635
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Sex Jul 02, 2010 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Deixa só o galho da esquerda e espera brotar pra ver q q vc pode fazer!
os outros dois galhso são retos e sem graça nenhuma!
_________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Qua Jan 19, 2011 6:15 pm    Assunto: Primavera yamadori - atualizada 19.01.2011 Responder com citação

Ola pessoal esta é minha primavera atualizada gostaria de dessem uma olhada e me dessem algumas dicas e opinioes.Esta dica postada aqui é muito boa mas estive pensando em fazer ela han-kengai,seria hora de coloca-la em um vaso de treinamento para controlar mais a copa?????e poderia faze-lo agora???? ou quem sabe surgirao outras dicas.
.
.
.
.
E isso ai pessoal fico no aguardo de suas dicas,obrigado
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 44
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2011 10:16 am    Assunto: Responder com citação

Andrezão, eu não traria ela pra baixo (cascata).
Manteria as projeções iniciais dos colegas, como moyogi.

Ela veio com tudo né? Ótima brotação!

Abração.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2011 5:55 pm    Assunto: Primavera Responder com citação

E ai sumido Renato,tudo bem com vc ??pois é gostei muito da dica do anderson mas ela meio se enclinou para um han-kengai e dando uma olhada em fotos deste estilo vi uma azalea rosa parecida com a minha primavera que fiquei doido.Uma observaçao o tronco dela nao e inclinado assim e que ele se inclinou quando ela nao tinha raizes numa rega e eu nao quis mexer.Pois é amigo ainda estou estudando ela gostaria das dicas do pessoal para derrepente ate colocar ela num vaso de treinamento quem sabe ai chegaremos a uma conclusao.
Abraços
OBS:Quando vamos fazer aquelas coletas???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Olá andré, realmente sua planta veio com uma brotação muito boa. A questão de escolha do estilo, é uma coisa que deve ser apenas sua, tendo em vista as facildiades ou dificuldades que vais ter para chegar lá. Do jeito que ela está pode ser seguida com a idéia de han-kengai. na primeira foto acima se vê já uma boa condução dos galhos de strutura neste sentido. Traria o galho da direita um pouco para baixo e um acima deste também formando uma sobreposição e triangulando a copa. Acho que é um bom caminho. No entanto também a idéia do moyogi ainda pode ser retomada. Não é porque a planta iclinou que deverá ficar assim. De qualquer modo se for voltar ao vertical informal, pode fazer este reposicionamento um pouco mais adiante.
Mas a decisão do estilo, é somente sua...
Quanto a usar vaso de treinamento, desconselho totalmente. Neste momento você precisa de crescimento, formação de galhos, de copa. Eu acho que a planta só deve ir para vaso de treinamento ou definitivo quando já está com a estrutura praticamente formada. Importante, logo depois que tiver os galhos principais posicionados, seguir o conselho dado pelos colegas de pinçar as pontas para encurtar os entrenós e compcatar a copa.
Espero que te ajude.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil