Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Jun 23, 2013 6:17 pm Assunto: Acer tridente |
|
|
A umas duas semanas comprei um Acer tridente com 9 anos.
Como o sol deu uma queimada nas folhas dele, transferi ele para um local mais sombreado e desfolhei.
Seguem fotos:
Frente:
Lateral:
Topo:
O que acham da planta? Sugestões?
Obs: Não tenho experiência com acer, portanto toda informação será util. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Jun 23, 2013 10:59 pm Assunto: |
|
|
Bela grossura do tronco hein?!
Não tenho nenhum, logo não conheço as atenções específicas que deva ter com um acer. Mas arrisco em opinar referente a intervenções comuns a todas as plantas! hehe
Bom, minhas opiniões se baseiam na primeira foto e são as seguintes: esperaria um bom tempo para adaptação da planta e acertar os períodos ideais de poda. Depois faria uma bela poda em galos duplos, triplos ou em lugares indesejados que conflituem com o que deseja... E a partir daí, pensaria no que fazer...
Mas a grosso modo, faria o seguinte:
Os galhos da esquerda estão muito retos e grossos pra qualquer aramação. E a copa ta meio bagunçada, com galhos saindo do mesmo ponto e em posições não muito legais, principalmente o topo.
Se fosse vc, pensaria em alporques e uma poda drástica em ângulo logo abaixo desse caroço, essa primeira bifurcação onde a planta fica muito mais grossa que o que segue pra baixo. Ela tá com um desenho de ampulheta praticamente! Eu cortaria em \, mas creio que um corte reto, tipo ---, possibilitaria uma boa vassoura, ou hokidashi, pois o tronco tá bem reto para cima. E recomeçaria toda a estrutura da copa. Aí vc pode moldá-la como bem entende seguindo o desenho que quiser!
É o que eu faria com ela, é sua árvore e minha opinião! hehehe
Abraços e acompanhando! quero ver a evolução dessa planta! |
|
|
 |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Jun 23, 2013 11:01 pm Assunto: |
|
|
Ou então um Jin nesse galho que sai pra direita nesse caroço ae... num sei... |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Dom Jun 23, 2013 11:47 pm Assunto: |
|
|
Oi Denis!
Sem querer te desanimar, mas o Luni tem razão, pelas fotos que você postou o seu Acer tem um grave problema de conicidade invertida que pra mim só pode ser resolvido com uma poda radical e começar a formação dos galhos do zero ou deixar os galhos crescerem e fazer vários auto-enxerto de galhos na região inferior e após estabilizados formarem a nova estrutura da planta. De qualquer modo a região superior não será aproveitada,a não ser que alguém tenha uma outra sugestão que não consegui ver, como talvez cortar em ângulo e deixar somente aquele galho mais fino da direita,mas não ia ficar muito bom porque a árvore ficaria com o primeiro galho muito alto.
Abraço |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Jun 24, 2013 11:09 am Assunto: |
|
|
Legal a base e grossura do tronco, eu cortaria pouco abaixo dos galhos, onde o tronco é mais fino, descartando toda parte superior da planta que esta muito confusa e cheia de defeitos, faça isso no final de Julho, assim a planta ja solta os brotos e ja pode começar a conduzir.
Abraço. _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Jun 24, 2013 1:47 pm Assunto: |
|
|
Preticamente tudo foi dito, conicidade invertida, sentdo do corte, mas esqueceram de reproduzir a planta.
A parte superior vc poderá fazer varias estquias, que poderão originar belos materiais ou servir ate para enchertias futuras ainda na mesma planta, então eu faria a poda e reproduziria ao maximo o material, afinal nada se perde na natureza!!!!
Abraço. _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Qua Jun 26, 2013 11:45 am Assunto: Acompanhando |
|
|
Concordo com os comentarios do thomas e do djalmo
Eu cortaria na parte mais fina do tronco abaixo da copa aproveitaria somente a base do tronco. Formar uma copa é mais facil que corrigir a conicidade invertida.
Eu acho que pode até ser possivel corrigir, mas com certeza leva muito mais tempo.
A parte aerea da planta eu usaria pra fazer novas mudas já que estamos perto da primavera. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 07, 2014 10:18 pm Assunto: |
|
|
Como está a planta hoje.
 _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Pedro Lima
Registrado: 06/03/14 Idade: 37 Mensagens: 64 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Abr 08, 2014 9:26 am Assunto: |
|
|
Tenho uma dúvida:
Será que não da pra tirar (ou pelo
Menos amenizar) essa conicidade com Shari? _________________ Bons Ventos |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 08, 2014 7:26 pm Assunto: |
|
|
É o que penso. Comprei uma retifica e no futuro, quando já tiver feito alguns trabalhos de menor grau de dificuldade, pretendo escavar entre os galhos eliminando a conicidade.
Por enquanto é trabalhar na copa. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 09, 2014 2:05 pm Assunto: |
|
|
Se pretende tentar corrigir eu cortaria todos os galhos da direita.
Mas ainda insisto no que ja foi dito, a copa da planta não foi trabalhada enquanto crescia e os galhos ficaram muito feios, retos e desordenados.
Se optar por fazer o corte, transfira para um vaso maior pois fiz isso em uma das minhas e ela não desenvolve no vaso de bonsai.
Abraço _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Abr 10, 2014 12:52 pm Assunto: |
|
|
Denis Araújo escreveu: | É o que penso. Comprei uma retifica e no futuro, quando já tiver feito alguns trabalhos de menor grau de dificuldade, pretendo escavar entre os galhos eliminando a conicidade.
Por enquanto é trabalhar na copa. |
Não tem grau de dificuldade, agora no inverno, mete a máquina nela...fiz um esbocinho, a área a ser trabalhada não oferece risco, ainda mais se feito no inverno!
 _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 10, 2014 10:01 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado Marco. Ficou bem claro.
Me tira uma dúvida:
Após o uso da retifica devo passar calda sulfocalcica? _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Abr 11, 2014 1:01 pm Assunto: |
|
|
Nunca faça isso!!!!!!!!!!
Espere 30 dias pra cicatrizar, ou use o maçarico pra cauterizar se quiser passar na hora!
Isso seria uma overdose de enxofre na planta... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 11, 2014 1:49 pm Assunto: |
|
|
Se pretende mesmo manter a parte superior da planta eu diria para fazer isso:
No entanto esteja ciente que não será possível corrigir a copa e a planta vai sempre ter esse aspecto de "muda", se cortar como todos ali em cima disseram,inclusive eu, poderá conduzir a copa de forma correta. Não tenha medo de cortar a planta, bonsai é isso, trabalhar na planta e fazer o que for necessário.
Não se esqueça de trocar esse vaso, plante em um vaso de plástico comum bem grande pra que a planta desenvolva e obtenha o resultado mais rápido.
Vai por mim, pra ser um bonsai é a unica alternativa.
Abraços e boa condução _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
|