|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 06, 2009 3:17 pm Assunto: Bonsai de pitanga e mexerica |
|
|
Pessoal, estou iniciando na confencção de bonsai e gostaria do apoio e compreensão de vocês para fazer uns bonsais de pitanga e mexerica, essa última deu sua primeira carga de frutos em meu quintal, e o de pintanga sempre carrega fica um espetáculo o pé quando florece, me encatei tanto que queria fazer tipo o bonsai para florir o pé parece que está coberto por neve. Então, gostaria de aproveitar e cultivá-la para colher mais frutos da mesma.
Se puderem me ajudar nesse fascinante mundo "bonsaístico" ficarei muito grato.
Um grande abraço !!!  |
|
|
 |
mortykus 1.o PASSO

Registrado: 04/12/08 Idade: 39 Mensagens: 112 Localização: Cacoal-RO
|
Enviada: Seg Jul 06, 2009 4:47 pm Assunto: |
|
|
Eu tenho duas mudinhas de pitanga esperando para virarem bonsai, mas vão esperar pelo menos dois anos antes de qualeur coisa!
Faça o seguinte amigo: Pegue algumas sementes da pitanga e/ou da mexerica, plante em um vaso com terra boa e espere, depois que brotar, se você achar necessário, retire e plante em outro lugar, regue e adube adequadamente e espere.
Não se tem um bom material "bonsaístico" antes de pelo menos dois anos.
Uma outra opção é escolher um bom galho da sua planta adulta e faça uma alporquia, no site do atelier tem tutorial disso, se não me engano.
e te digo, de iniciante para iniciante, tenha paciência, no baonsai nada acontece da noite pro dia.
Boa sorte! |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 3:34 pm Assunto: |
|
|
Oi João...
O Mortykus te sugeriu plantar sementes e desenvolver os bonsai a partir delas... Normalmente as mudas de sementes desenvolvem um nebari (base do tronco) mais bonito do que as mudas e alporquia...
Alporquia é outra técnica possivel, embora na pitangueira ela demore muito e muitas vezes não se consegue enraizamento... Há recomendações especificas para alporquia em jabuticabeiras e pitangueiras...
Outras alternativas seriam...
1) não sei o tamanho das plantas do seu quintal, mas se não forem grandes demais, talvez elas possam ser retiradas do solo e replantadas em vaso... Se forem maiores, talvez seja necessário fazer sangria das plantas e não retirá-las numa única etapa... (sangria também é outra técnica disponivel talvez aqui mesmo no forum).... Ainda seria necessário, antes de serem retiradas, analisar se sua estrutura está adequada para serem trabalhadas como bonsai...
2) comprar em chácaras, mudas já bem desenvolvidas das espécies que voce deseja, com a vantagem de poderem ser trabalhadas de imediato, ao contrário das mudas por sementes, que exigiriam talvez mais de 3 anos para podeem ser trabalhadas...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 3:55 pm Assunto: |
|
|
Valeu Charles,
as árvores são bem grandes. E, estou plantando por semente para evitar estress de minha mãe.
Me referi em alporquia, porque ia tirar de um galho bem produtivo e grosso. Porque se mexer, nossa senhora a coroa vai pirar, é melhor fazer da maneira mais discreta possível, rs***
Qual seria a técnica da sangria ?
Abraço. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|