|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
andrebervig
Registrado: 05/05/09 Idade: 44 Mensagens: 34 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Qua Jul 08, 2009 11:03 am Assunto: Pitanga |
|
|
Bom está pitanga foi retirada em 05/05/2009. Ela estava escondida no meio de outras arvores de pitanga e também uma de colorau e outras de café tudo num canto do terreno. não batia sol onde ela estava mas ela tinha um tamanho legal para mim.
Mas a minha surpresa veio quando fui retira-la do chão ela tinha sido plantada dentro de uma panela de aluminio, essa panela tinha apenas um furo de uns 2 cm de diamentro de onde saiu uma raiz. cortei apenas esta raiz e levei para casa, em casa fui retirar a panela mas o solo estava muito compactado e com dois formigueiro então cortei apenas um pouco das raizes mas pouco mesmo.
Dentro da panela tem duas mudas conforme da para ver nas fotos as duas já produzem.
Pelo que falei com minha sogra ela me informou que quem plantou esta arvore foi o pai dela a uns 20 anos.
Hoje a arvore tem o tronco de 4 cm de diametro
Hoje ela está numa bacia com substrato de 30% areia 20% argila e 50% substrato para plantas da gardem plus, mas o torrão não foi mexido.
Gostaria de saber como devo conduzir e qual estilo seguir para está planta.
Abraços |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 08, 2009 3:23 pm Assunto: |
|
|
ola, até chegar a primavera não mecha em nada. Na primavera sepere as plantas desmanchando este torrão e separe as plantas como elas são altas e sem ramificação baixa uma poda drastica seria conveniente (na primavera), ou pode fazer uma alporquia dai vai ter a possibilidade de ter 4 plantas apos ela comessar brotar dai ja da para comessar pensar no que fazer. Vamos esperar outras opiniões e ver o que vai ser melhor para ela.
boa sorte... |
|
|
 |
andrebervig
|
Enviada: Qua Jul 08, 2009 3:47 pm Assunto: |
|
|
Realmente esqueci de dizer que seria apenas na primavera mas gostaria de ter uma idéia do que devo fazer quando a primavera chegar.
Abraços |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 09, 2009 3:12 pm Assunto: |
|
|
ola, então tuto bem até lá é esperar e ver como a planta vai regir não se esquessa que poda drastica atrasa a frutificação porén acho que esta é a unica maneira tem uma bela muda. parece que ultilisou pasta de dente para cicatrizar os cortes ??? segundo os mais experientes não é a melhor forma, ela cicatriza bem mais fica esta cor esbranquisada estranha.
boa sorte... |
|
|
 |
andrebervig
|
Enviada: Sex Jul 10, 2009 8:43 am Assunto: |
|
|
Ok! Mas em qual altura seria feita está poda drastica? e sim utilizei pasta de dente como cicatrizante e realmente estás marcas brancas ficam um pouco estranhas.
Abraços |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 10, 2009 11:55 am Assunto: |
|
|
ola, a poda deve ser feita da altura que preferir porém o tronco não deve ser fino para uma planta grande voce pode fazer um hokidashi podando ali onde sai 2 galhos do tronco. Sobre a pasta cicatrizante ainda não achamos nada comparavel com as pastas cicatrizantes japonesas porém aqui elas custão muito caro então geralmente eu uso clara de ovo que tem o mesmo resultado.
neste topico fala mais sobre o assunto:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=871&sid=ecf699038593ca5a126f686b636abd95 |
|
|
 |
andrebervig
|
Enviada: Sex Jul 10, 2009 3:36 pm Assunto: |
|
|
Desculpe estar encomodando mas você fala para cortar apenas o tronco com os dois galhos ou cortar os tres?
Abraços |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 3:22 pm Assunto: |
|
|
Oi André... tudo bem?...
Uma pitangueira com 4cm de diâmetro de tronco pode ser um material bem legal...
O fato dela ter ficado estes anos todos debaixo de outras árvores fez com que o tronco ficasse bem reto, crescendo verticalmente em busca de sol...
Vou fazer alguns comentários prá voce refletir a respeito:....
1) o tronco perfeitamente reto e sem galhos me sugere, de imediato, um ótimo ponto de partida para o estilo hokidashi (vassoura)...
2) para um hokidashi com esse diâmetro de tronco, acho que a poda radical poderia ser feita com 1,5 vezes a altura da caixa de fósforos, ou seja, menos da metade da altura da sua linha vermelha...
3) como ela foi replantada há pouco tempo, eu não a replantaria nesta primavera, mas apenas na de 2010.... mesmo mantendo a 2a. muda junto...
Assim, na próxima primavera eu apenas faria a poda radical e iniciaria uma adubação reforçada para estimular as novas brotações. Com um segundo replantio em pouco meses e ainda a poda radical, ela demorará mais tempo para brotar com vigor...
4) iniciadas as brotações, deixe os novos galhos crescerem livres, sem aramações, no mínimo até o meio do verão... talvez mesmo até a primavera de 2010... sempre cuidando de boas adubações...
A partir dos galhos bem definidos, voce poderia pensar nas aramações para partir em busca do hokidashi...
Paciência.... boa sorte... e atualize as fotos após a primavera!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
andrebervig
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 5:59 pm Assunto: |
|
|
Ok! Obrigado a todos pelas dicas.
Em outubro posto novas fotos.
Abraços |
|
|
 |
andrebervig
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 6:30 pm Assunto: |
|
|
Na foto n° 08 aquilo que sai do segundo galho e cresce para o chão seriam raizes aerias? Se for, isso ajudaria a diminuir o tempo de uma alporquia?
Abraços |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 16, 2009 7:39 pm Assunto: |
|
|
ola parece sim raizes aéreas, segundo charles ele indica fazer a poda mais baicha mais na minha opinião não vamos disperdissar este tronco e podemos fazer um bonsai de porte maior com um hokidashi podando uns 3 dedos abaicho da linha vermelha.
boa sorte... |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 11:43 am Assunto: |
|
|
Oi André e Rodrigo... tudo bem?
Rodrigo, vou usar 2 frases suas e tentar abrir algumas reflexões, que podem ser legais prá quem tá iniciando nesta maravilhosa arte... que é o bonsai.....
Citação: | "Rodrigo Sandi"]ola... o tronco não deve ser fino para uma planta grande ........voce pode fazer um hokidashi podando ali onde sai 2 galhos do tronco. |
Rodrigo, sobre sua frase acima, eu diria que voce fez uma afirmação correta "o tronco não deve ser fino para uma planta grande" ....
Entretanto, sua recomendação sobre o local da poda "voce pode fazer um hokidashi podando ali onde sai 2 galhos do tronco" , me parece conflitar com a 1a. afirmação...
Podar neste local é uma escolha livre mas, neste caso, penso que levará ao efeito visual contrário à recomendação de que plantas grandes nao devem ter troncos finos... exceto particularidades com estilo bunjing, etc...
Eu diria que "não desperdiçar" aquele tronco talvez devese ser melhor refletido.... ... Uma premissa no bonsai é ter um bom ponto de partida no inicio do trabalho pois, se após vários anos, percebermos que a base não foi boa... "desperdiçamos" anos de trabalho e voltaremos a estaca zero... Ou conviveremos com o desconforto de uma planta com falha na sua premissa...
Seria legal pesquisar na internet uma série de regras, proporções e outras recomendações que nos ajudam a encontrar o melhor equilíbrio e harmonia para nossos bonsai...
Citação: | Rodrigo Sandi....ainda não achamos nada comparavel com as pastas cicatrizantes japonesas porém aqui elas custão muito caro então geralmente eu uso clara de ovo que tem o mesmo resultado | .
Nesta segunda frase Rodrigo, voce faz 2 afirmações perfeitas...ainda não achamos nada comparavel com as pastas cicatrizantes japonesas e também porém aqui elas custão muito caro ...
Entretanto, sua terceira afirmação conflita com a primeira...então geralmente eu uso clara de ovo que tem o mesmo resultado....
Prefiro ficar com sua primeira afirmação... ... Clara de ovo tá longe de apresentar os mesmos resultados, se falarmos em elasticidade, aderência, resistência ao tempo (chuva, sol, calor, frio, água, ...), proteção bactericida e fungicida, preservação da madeira morta, etc, etc...
André, caso não consiga uma pasta selante, penso que nas podas mais drasticas voce poderia apenas usar, ao invés de pasta de dente, um pouco de vaselina em pasta, reduzindo as chances de contaminações e apodrecimento de madeira exposta... Neste caso, refaça as apliacações a medida em que perceber que ela já foi toda absorvida... ou eliminada... .. Vaselina é baratísssima e voce encontra nas farmácias..
Há uma séria de alternativas que muitos bonsaístas usam em relação as pastas japonesas mas, evidentemente, com resultados nem de longe comparáveis....
Também estão disponíveis aqui no site e em outros mais, alternativas utilizadas, mas é sempre legal termos certeza dos prós e contras e cada escolha...
André...
Mesmo que se tratem de raizes aéreas, elas podem ser eliminadas pois não contribuirão no caso de voce fazer alporquia...
Sobre alporquias, a pitanga está entre as plantas em que a ela acontece com dificuldade e com muito tempo...
É muito comum que a casca retirada se recomponha antes de haver o enraizamento...
Vale como tentativa, mas fica o alerta...
Normalmente o pessoal que inicia no bonsai está ávido por trabalhar bastante e eu acho isso ótimo...
Se for este seu caso, sugiro que voce consiga várias outras plantas em chácaras, por preços bem baratos, prá voce poder praticar bastante e, ao mesmo tempo, treinar a paciência para permitir que cada planta tenha também o tempo necessário para responder corretamente a cada intervenção sua...
Acho sempre legais discussões como essa prá podermos firmar ou rever nossos conceitos!...
Boa sorte,
Abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|