|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Jul 12, 2009 11:47 pm Assunto: Primeira Intevenção |
|
|
Amigos foristas;
Esta é uma primavera que hoje resolvi posicionar alguns galhos. É uma planta que adquiri em um viveiro comercial, logo, para a arte bonsai, possui algumas caracteristicas indesejáveis, que procurarei amenizar no decorrer de sua educação.
Em primeiro lugar, realizei uma desfolha para verificar a estrutura de seus galhos, escolhi sua frente e então aramei-a (desculpe pelos erros, tenho muito o que melhorar).
Como resultado, obtive esta planta que possui 50 cm de altura e um nebari de 4 cm.
Devo confesar que fiquei feliz com o resultado até o momento porém, futuramente, farei algumas modificações, de acordo com sua recuperação e estruturação.
Pretendo deixar-la na altura do corte em amarelo, para uma melhor proporção entre altura e a largura do nebari. Isto eliminaria esta parte em azul que é muito reta e não combina com os galhos retorcidos do estilo varrido pelo vento. Como alternativa para este procedimento posso utilizar um tanuki para melhorar a proporção e dar movimento a outra parte.
Outro procedimento a ser realizado é tirar este movimento arqueado (linha vermelha) dos galhos. Quero deixar eles mais retos e horizontais, porém com movimentos sinuosos, mais hoje não quiz arriscar quebrar nenhum galhos farei isto com tempo, com calma.
Espero que gostem, aguardo sugestões, críticas em geral.
Abraço fraterno a todos. _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
neyleite

Registrado: 25/08/08 Idade: 48 Mensagens: 22 Localização: Itapira
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 12:51 pm Assunto: |
|
|
Olá Edmilson, tudo bem? Tenho uma pequena dúvida em relação ao estilo que você escolheu. O estilo varrido pelo vento mostra mostra a arvore se adaptando ao meio, nesse caso todo o conjunto estaria arrastado pra um lado, na sua planta o tronco possui uma inclinação para direita, enquanto os galhos são inclinados para direção contrária, isso não seria uma caracteristica não esperada?
Vamos ver a opinião do pessoal, um grande abraco Ney |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 1:43 pm Assunto: |
|
|
Edmilson, ta faltando alguma coisa.......
eu tentaria uma balsa, tem alguma coisa que esta faltando.... _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 2:50 pm Assunto: Re: Primeira Intevenção |
|
|
Oi Edmilson, tudo bem?.....
Gostei do seu trabalho e da análise que voce fez dos vários pontos da planta.... É muito legal analisar os pontos fortes e fracos e visulizar melhorias!
Vou tentar seguir nas dicussões, colocando em jogo suas idéias, mais as sugestões do Ney do Rodrigo...
Ney... teóricamente sua dúvida faz sentido, mas a natureza produz efeitos surpreendentes e, se imaginarmos que esta planta nasce numa região sempre varrida por ventos na direção dos galhos do Edmilson, porém, que estivesse protegida por uma pedra permitindo que o tronco nascesse com aquela inclinação contrária... e acima da pedra os vetos atinginssem os galhos... talvez o resultado fosse o trabalho do Edmilson... talvez.. talvez... (numa região vinícula do Chile, onde os ventos vindos sempre do Pacífico castigam as videiras, os produtores plantam fileiras de árvores inclinadas no sentido contrário ao vento e, ao londo dos anos, tanto a parte superiro do tronco como seus galhos, assumem a direção do vento...)...
Rodrigo... a idéia de balsa é uma bosa sacada mas vejo 2 pontos a serem melhor analisados...
1) a bugainvillea tem a madeira muito fraca e, ficando o tronco semi-enterrado em toda a sua extensão, penso que o risco de apodrecimento da madeira talvez seja alto...]
2) os diâmetros de todos os galhos são parecidos, dificultando um efeito mais assimétrico, tanto em grossura como em altura, desejáveis no "bosque" do estilo balsa...
Enfim Edmilson, ... acho que você tá num caminho legal e, sobre suas idéias, eu colocaria o segunte....
1) penso que a linha amarela de poda poderia subir até próximo galho, cujo comprimento me parece adequado para a posição mais alta... Caso mantenha este galho, poderia fazer um pequeno shari ao final do tronco, buscando harmonizar sua grossura com a do umtimo galho... Este shari, entretanto, deveria ser selado com bastante pasta, protegendo a madeira exposta de apodrecimento....
2) acho que os galhos secundários (não aramados), que nascem dos galhos aramados, poderiam ser bem encurtados pois, com as novas brotações, a tendência é que eles fiquem muito longos em relação ao tamanho geral da planta...
Parabéns pela planta e um abraço...]
Charles |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 3:29 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos.
Arriscarei minhas idéias:
Poderia ser podada na altura da marca amarela, pois o tronco a partir daí está sem conicidade, e então, se possível, plantar bem mais inclinada para a esquerda, criando essa inclinação para o mesmo lado - galhos e tronco.
Lógico que educar desde agora e deixar que desenvolva mais galhos melhoraria muito o visual dela.
Trabalhar e aguardar...
Boa sorte e bom trabalho!!!!! _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 6:56 pm Assunto: Agradecimentos |
|
|
Amigos, muito, mas muito obrigado mesmo pela participação, sugestão de todos, sempre que posto uma planta fico muito ansioso para saber a opinião de todos.
Aguardo a participação de outros amigos. _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 10:43 pm Assunto: |
|
|
Oi Edmilson
É mesmo muito bom poder ver a opinião de outros praticantes sobre nossos trabalhos... É assim que evoluímos! Porém, tão importante é gostarmos do que foi feito... Se o resultado agradar ao dono, já é um bom caminho
Mesmo com o grande comentário do amigo Charles (já vimos vários exemplos do que a natureza pode fazer!) acho que num vaso bonsai ou lage de pedra, o tronco com inclinação contrária a ação do vento não fica legal... Pode ser difícil harmonizar.
Se fosse minha, pensaria mais ou menos na sugestão do r.ozelame ou até mesmo recomeçar usando como base apenas o 1º galho. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 11:12 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Ney, fiquei muito feliz em poder contar com sua participação, realmente esta caracteristica de tronco para um lado e galhos pro outro não é muito comum na natureza.
E recentemente, houve um debate muito construtivo sobre este assunto, no qual nosso grande amigo Sergivaldo colocou fotos de plantas que por ação da erosão seus troncos cairam pra um lado e por estarem localizadas em uma região com fortes ventos seus galhos ficaram totalmente contra os troncos.
Irei procuram no forum e se encontrar colocarei as fotos para que observem.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 11:15 pm Assunto: Rodrigo |
|
|
Muito obrigado pela sua participação.
Caro amigo, agora irei esperar a recuperação da planta, para fazer um trabalho de refinamento e finalmente decidir qual caminho tomar.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 11:39 pm Assunto: |
|
|
Ficou legal sua planta, agora é só esperar as brotações e ver como ela reage e ai vc pode ter mais opções como citadas pelos amigos e reduzir um pouco mais os galhos tbm, mas como sempre paciência é a alma do negócio.
Abraço _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 14, 2009 7:57 pm Assunto: Muito feliz |
|
|
Rinaldo, muito obrigado pela sua participação e sugestões.
Caros amigos todas sugestões estão sendo estudadas com o maior carinho.
Abraço fraterno a todos _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Ter Jul 14, 2009 9:41 pm Assunto: |
|
|
Edmilson, se puder espere ate o fim de semana pra intervir, fiz uma balsa de bouganvile e devo envasar sabado, pode servir de exemplo
abs _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Qua Jul 15, 2009 10:07 am Assunto: |
|
|
Edmilson, conforme pedido seu, fiz um esboço da minha idéia.
Desculpe a qualidade, foi no Paint mesmo, rapidinho só pra esclarecer um pouco......
O que achou?????
Claro que aguardando uns tempos a mais ela ficará com mais brotos e mais densa....aí é só seguir o modelo. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Jul 15, 2009 2:01 pm Assunto: |
|
|
CALMA..MUITA CALMA NESTA HORA...  |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 15, 2009 7:39 pm Assunto: |
|
|
tbem pensei na mesma ideia fdo colega que fez a projeção. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|