FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

como faço um MISHO de Laranjeira???
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Adriano pereira

MensagemEnviada: Seg Jul 20, 2009 5:26 pm    Assunto: como faço um MISHO de Laranjeira??? Responder com citação

eu plantei uma semente de laranjeira numa tijela pequena de plastico, ela já brotou e tem uns 6 cm, como solo usei 30% de areia, 70% de terra que retirei de uma área umida que fica abaixo de um puleiro de galinhas(bem adubada?) e um pouco de pedrinhas comuns no solo da minha região(sidrolândia-MS).
Tenho conservado a plantula dentro de meu quarto, ela recebe apenas a claridade do dia e da lâmpada e nunca os raios solares diretos, tenho mantido o solo umido sem encharca-lo.[/b]
[color=red]Por favor me diga: quais as próximas providencias que devo tomar???[/color]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 1:11 pm    Assunto: Re: como faço um MISHO de Laranjeira??? Responder com citação

Oi Adriano....

A primeira coisa a fazer é tirar a planta do seu quarto e colocá-la numa área externa, onde ela tome sol direto!... Wink
Luz indireta ou de lâmpada, de forma alguma substituem o sol, principalmente para uma laranjeira..... Rolling Eyes
Penso que voce pode mantê-la na tijela em que está e, no inicio da primavera comece a adubar a planta, sempre em doses menores do que as recomendadas pelo fabricante do fertilizante... adubação do tipo devagar e sempre... ou seja, pequenas doses a cada 30 ou 45 dias... Wink
A partir de 1 ano de idade, a muda deve ser passada a um vaso maior (poder ser interessante usar um escorredor plástico), mas sem desmanchar o torrão nem podar raizes... Wink .. Depois disso, seria legal voce colocar fotos dela para que os colegas possam te sugerir a sequência dos trabalhos... Wink
Caso transplante sua muda para um escorredor... quando começarem a sair raizes pela parte inferior do escorredor, coloque o escorredor, do jeito em que está, sobre uma mamadeira (bacia plástica maior que o escorredor, furada embaixo, com subtrato composto por 50% esterco curtido e 50% terra comum)....Com isso voce consegue acelerar bastante o desenvolvimento da planta... Wink

Boa sorte e um abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: