|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 6:54 pm Assunto: Musgo para Bonsai |
|
|
Pessoal, ouvi falar que o musgo sphagnum não é uma das melhores espécies de musgo para bonsai, então, qual a melhor espécie para esta finalidade? Se alguém tiver alguma dica (site) que venda tal produto, porque aqui em Fortaleza (clima quente) acho meio difícil a coleta mas se souberem de alguma floricultura que venda (pois já fui em duas e não encontrei).
Abraços
Alexandre
Editado pela última vez por apossas em Sex Jul 24, 2009 10:06 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 29 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 7:16 pm Assunto: |
|
|
Para forrar o substrato?
Acho que musgo não é muito bom, porque deicha impermeavel a superficie, com minhas Nepenthes, que tem o substrato forrado de musgo, em algumas fiz uma coisa: eu abro o musgo como se fosse uma tampinha para rega e depois abaixo a tampinha denovo rsrs
Mas se for usar, bom, na verdade não tenho a minima ideia
O sphagnum tbm tem que estar em local bem umido pra ficar vivo, isso não da certo com Bonsai, não é mesmo? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 9:57 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, o Esfagno é usado seco na alporquia.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 10:10 pm Assunto: |
|
|
Valeu Matheus pelas dicas...e Elio, pois é cara, e qual é a aquela espécie que ficam sobre o substrato? Por qual nome posso procurar?
Obrigado a todos
Alexandre |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Sáb Jul 25, 2009 12:38 am Assunto: |
|
|
olá Matheus 31
o musgo é excelente para forracao, mas se colocado inteiro cria uma camada pouco impermeavel, dai é só picar o musgo seco, se voce picar com uma tesoura e semear por cima do subtrato, criara uma pelicula permeavel e muito eficiente contra a evaporacao. _________________ Rodrigo |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 25, 2009 1:46 pm Assunto: |
|
|
Pois é Rodrigo, mas qual seria a espécie desse musgo seco? Não seria o sphagnum?
Abraço
Alexandre |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 25, 2009 1:59 pm Assunto: |
|
|
olá apossas não é o sphagnum, não sei o nome, mas se parece muito, alem de formar um bom volume de musgo tambem, tem propriedades parecidas, pode conciderar o sphagnum um bom material compativel para ser picado sobre o substrato.
é esse ai _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 25, 2009 3:16 pm Assunto: |
|
|
Ah, pensei que estivesse falando de musgo vivo, de qualquer jeito, cuidado com aqueles musgos comprados em lojas de 1,99 para arranjos, porque eles são tingidos (= |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 25, 2009 6:35 pm Assunto: |
|
|
Legal Rodrigo, mas acho que não fui bem claro! O musgo que estou questionando é aquele verdinho que cobre (fica por cima do substrato) como o da foto abaixo:
Abraço
Alexandre |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 25, 2009 6:55 pm Assunto: |
|
|
Esse musgo, eu não sei se é o mesmo, mas sempre tem ele por ai, no chão, em árvores, etc. Ele é chatinho de deichar a água passar, em vez de procurar em floriculturas, procure pela rua, por alguma propriedade, onde tenha sombra e umidade, (=, boa sorte
Obs.: Ainda não sei a espécie .-.
Ou mesmo nas floriculturas procure vasos de plantas que tenha ele, acho que não é tao dificil, dai você cria ele e coloca no seu vaso |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 26, 2009 12:35 am Assunto: |
|
|
apossas, foi falha na comunicação...hehe
eu não tenho exemplar hoje com esse musgo esfarelado por cima do substrato devido ao inverno, mas o aspecto é de uma vegetação rasteira acinzentada, eu gosto.. uso tambem o verde, mas nunca em todo o vaso, eu faço retalhos e mesclo com tijolo moido... _________________ Rodrigo |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 26, 2009 12:46 am Assunto: |
|
|
Matheus 31 escreveu: | Esse musgo, eu não sei se é o mesmo, mas sempre tem ele por ai, no chão, em árvores, etc. Ele é chatinho de deichar a água passar, em vez de procurar em floriculturas, procure pela rua, por alguma propriedade, onde tenha sombra e umidade, (=, boa sorte
Obs.: Ainda não sei a espécie .-.
Ou mesmo nas floriculturas procure vasos de plantas que tenha ele, acho que não é tao dificil, dai você cria ele e coloca no seu vaso |
Blza Matheus, mas o problema é esse!!! Aqui no Nordeste pra ter umidade é meio difícil mas vou dá meu jeito!
Valeu camarada
Alexandre |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 26, 2009 12:49 am Assunto: |
|
|
Pois é Rodrigo (falha nossa..hehe), mas tudo bem...vou dar uma vasculhada aqui até pelos esgotos (hehe..brincadeira) pra conseguir..rsrs
Já vi em alguns vasinhos com plantas (que vem de fora) nas floriculturas, vou dá uma "queixada" nas vendedoras pra ver se elas me vendem só o musgo.
Abraço
Alexandre |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|