Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
guifercon 1.o PASSO

Registrado: 06/10/08 Mensagens: 126 Localização: Sao Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qui Out 23, 2008 11:05 am Assunto: Escorredor, varios tamanhos e possibilidades |
|
|
Ae pessoal, como sou novato aqui e a única coisa que eu fiz até agora foi perguntar, pedir ajuda vou tentar colaborar:
Ontem eu arranquei uma mudinha e queria planta-la no escorredor, mas como a feira aqui perto é só terça-feira, não consegui esperar.
Seria pretensão falar que eu inventei ou que foi minha idéia, eu simplesmente a executei e vou compartilhar com vocês:
COMO FAZER UM ESCORREDOR CASEIRO BARATINHO...
Materiais:
- Arco de serra
- Tubo de PVC ( no caso 3 polegadas, se nao me engano )
- Tela tipo mosquiteiro
- Fio para amarrar ( no caso, fios de telefone, que está faltando na foto )
- Furadeira
- Pregos
Como fazer:
Fure toda a volta do cano, eu não me preocupei com espaçamento, foi tudo no olhômetro...
(não reparem nos cortes laterais, era minha idéia inicial de prender a tela, mas eu tinha esquecido do peso do substrato+planta, ficaria muito fraco )
Prenda a tela provisoriamente com pregos ou qualquer coisa que esteja à mão, depois "costure" a tela no cano de PVC utilizando o fio de telefone.
Detalhe da costura:
Por dentro:
Após plantar a muda de Uva Japonesa (Hovenia dulcis) que eu mencionei:
Bom, é isso, agora não sei se a tela é muito fina, nunca plantei nada no escorredor, conheci aqui pelo fórum essa técnica...
Hoje mesmo eu vou fazer mais com outras alturas, e diâmetros.
Lembrando que PVC é totalmente a prova de água e bem resistente as intempéries que será submetido, num eventual transplante voce corta todos os fios e telas e é só costurar o mosquiteiro novo...
Dúvidas? Sugestões? Críticas?
Abraços a todos. |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 23, 2008 11:25 am Assunto: |
|
|
Eu quero um Bis....
Acho que é pequeno.
Faltaram furos laterais. assim, as raizes só crescerão pra baixo.
Uma forma mais simples pra improvisar é cortar uma garrafa pet de 2 litros ou mais e fazer vários furos nela usando um prego quente.
um escorredor convencional custa baratinho, aqui na minha cidade tem de 1,50.
é descartável.
conforme as raizes fores crescendo, principalmente se for usar mamadeira, a fragilidade do escorredor permitirá que elas cresçam lateralmente.
quando você passar a planta para o vaso definitivo o escorredor já terá se destruido. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

Registrado: 06/10/08 Mensagens: 126 Localização: Sao Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qui Out 23, 2008 1:07 pm Assunto: |
|
|
Hehehehhe...
Entao, mas a ideia e essa mesma DORI... Sempre que vejo os escorredores vejo que sao plantas grandes e esse nao e o meu objetivo.
Assim eu limito o tamanho das raizes de sustentacao, podendo tambem diminuir o vaso que meu futuro bonsai sera plantado...
Dessa forma voce pode fazer um escorredor pra MAME, que eu nunca vi, mas creio que seja possivel, e a ideia dos furos laterais, e so incrementar...
Pensei tambem pelo lado ecologico, porque a unica parte que voce vai ter que jogar fora e a tela, que acho que fica bem "podrinha" depois de um ano, por exemplo...
Acabei de fazer outro, BEEEEEEM melhor que esse, porque o primeiro e sempre de experiencia...
Vou pegar sua ideia dos furos laterais, daqui um mes quando a planta estiver mais adaptada eu furo com ela la mesmo.
Valeu pela dica.
100+, Guilherme. |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qua Nov 26, 2008 11:55 am Assunto: |
|
|
Concordo com o (a) Dori, o escorredor é tão baratinho q num vale a mão de obra vc cortar o cano, colocar a telinha, prender.....!!!
A não ser q vc tenha esses materias sobrando e num tenha o q fazer com eles!
Eu usaria o cano pra plantar a alguma planta com o objetivo de deixar as raizes crescer para baixo, depois tirava do cano e fazia uma planta com estilo raizes expostas!
Acho q é uma boa opção!
Abs |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Sex Set 25, 2009 10:33 am Assunto: |
|
|
Pessoal
O que o Markus sugeriu, de utilizar o PVC para fazer as raizes crescerem para baixo, eu fiz a um mês, mais ou menos... PVC de 100mm com 40Cm de altura, tampão furado no fundo e alguns furinhos laterais para ventilar.
Dae é só entregar para as crianças pintarem.
O Ficus e a Macieira se adaptaram muito bem... Coloquei uma camada de 10 cm de substrato bem adubado e depois 30 cm de areia pura onde plantei as mudinhas.
 _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
Kappenberg

Registrado: 18/03/10 Idade: 37 Mensagens: 67 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Mar 23, 2010 12:32 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Gostei muito da ideia do guifercon e do Marcio!
Mesmo que seja barato um escorredor, ele não é muito prático para quem mora em apartamento e não tenho muito espaço para deixá-lo 'num cantinho'. Ele sempre precisa de um apoio.
Com o cano de pvc, ou com a garrafa, conforme disse o dori, o experimentador pode definir o número e a proporção dos furos, diminuindo tanto a sujeira feita quanto a encrenca com as 'patroas'.
Além disso, o cano e a garrafa são 'auto-apoiáveis' em qualquer parapeito de janela, sacada, etc.
Enfim, bem práticos.
Saudações _________________ "Débil a Teucros, Menelau, perdoas?
De certo agradeceram-te a hospedagem.
Nem mesmo o infante no materno ventre
Escape à nossa fúria; em cinzas Tróia,
Inglórios todos insepultos jazam." |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|