|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gabriel Tiol
Registrado: 19/07/09 Idade: 42 Mensagens: 39 Localização: Registro-SP
|
Enviada: Sex Jul 31, 2009 4:20 pm Assunto: Duvida sobre substrato! |
|
|
Fala pessoal,
Tenho aprendido muito com o fórum..
Mas ainda estou com muitas duvidas e algumas são com relação ao substrato!
Tenho lido muito sobre misturas de areia, pedriscos, argila, terra preta, humos de minhoca, terra vermelha, terra granulada etc...
mas sempre fico na duvida se a areia é aquela de construção mesmo ou alguma especial?
Como e onde encontrar a argila? Poderia ser substituída por aquela areia de gatos (Pipicat)?
Terra tem que ser granulada? Não consigo achar em lugar algum!!! Misturada com pedriscos??
Em fim, não consigo chegar a uma conclusão sobre qual substrato usar!!
Alguem poderia me ajudar??
Agradeço desde já pela a atenção.
Abraços |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 31, 2009 9:50 pm Assunto: |
|
|
ola, vou responder suas perguntas caso eu estiver errado peso correção.
1- a areia pode ser areia grossa de construção porém deve ser peneirada (ficar com a parte mais grossa) porém as areias de construção a grossa hoje em muitos lugares é finanão é mais a mesma que éra. Vc também pode usar areia de rio comprada em casas de produtos para animais só que para quem produz bonsai em alta escala fica difíssil pelo seu preço. Esta questão pode ser resolvida facil eu fasso assim: Passo nas casas de construção e pesso se poso juntar tijolos quebrados assim vc não tem gastos, depois pico bem eles com um martelo e boto no substrato as veses até puro.
2-a argila vc pode emcontrar em barrancos ou comprar em floricultura ou casa de plantas (bem baratinha). Mas éla é granulada porque? para não tornar o substrato compacto ela é queimada por 4 horas em forno normal e depois picada e depois peneirada isso para ela não se dissolver (isso também acontece com a terra).
3-o pipicat pode ser substituido sim portanto que não tenha nenhum produto químico e.t.c...
4-A terra teria de ser granulada como falei porém é bem mais difísil por isso uso ela normal como vem.
Os pedriscos (cacos de ceramica, tijolo, ou areia de rio) devem ser misturados geralmente se usa no minimo 50% de pedriscos(¨¨) e o resto de matéria organica.
um exemplo é: A azaléia gosta de terra acia como fazer este substrato? deve-se usar material que tenha acides tais como terra vegetal e palha de aço (em pequena quantidade) senão ela não enrraiza .
bonsai que esta em formação deve ter mais matéria organica porém bonsai pronto o substrato não deve ter nenhum nutriente.
o substrato ideal varia de cada espécie e isto só o tempo lhe dirá, portanto muita paciencia.
entre neste link:http://bonsai.idealgratis.com/substrato_para_o_bonsai_p01.html
fique a vontede para perguntar....
boa sorte
t+ |
|
|
 |
Gabriel Tiol
|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 6:46 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Rodrigo!!
Qual a porcentagem que usa para coloca-las no escorredor??
O mais dificil de tudo é que fazendo uma busca na internet dificilmente se acha uma formula igual ou até mesmo parecida!!! Alguns usam mais areia, outros mais terra etc....Por isso estou completamente perdido... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 10:11 pm Assunto: |
|
|
Olá Gabriel!
Além do que o Sandi disse, e isso serve como referência, o importante não é propriamente o tipo de material que vc usa.
Veja, o substrato deve ter boa drenagem. Porque? Para não encharcar e apodrecer as raízes.
Deve ter boa aeração, para não compactar e para as raízes respirarem (sim, elas respiram) e um pouquinho de carvão para inibir fungos e absorver excesso de cloro.
Considerando isso, você pode usar até isopor e esponja se quiser.
Sabe porque?
1. Boa drenagem
2. Boa aeração
3. Nutrientes?...............isso vc é que vai ter que dar com boa adubação. Aí, sim, é importante saber adubar.
Depois de muitos anos, tentativas de substratos diferentes, hoje eu só uso pedricos e turfa (na falta de turfa uso o Plantmax(substrato pronto)
Com o tempo vc acaba descobrindo seu próprio substrato.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Gabriel Tiol
|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 10:17 pm Assunto: |
|
|
Entendi Elio!!!
Excelente explicação!! Agora sim....
Era isso que estava faltando, era exatamente isso que eu não entendia! Muitos substratos, cada um com uma mistura diferente e tal.....eu estava ficando louco!! ehehehe
Muito obrigado!!
Abraços |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Dom Ago 02, 2009 8:20 am Assunto: |
|
|
olá Elio, vou aproveitar o tópico do Gabriel e perguntar se você conhece o substrato fabricado ai em curitiba, o multiplant, ornamental e paisagismo? é um substrato que pode compor o substrato do bonsai perfeitamente nas proposções certas.. _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 02, 2009 3:43 pm Assunto: |
|
|
Olá Gabriel, no começo tbém fiquei muito fissurado com a questão do substrato.
Rodrigo, não conheço esse substrato. Eu olho muito a granulometria já que a composição são mais ou menos parecidas entre as marcas. Procuro as de granulometria maior.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 02, 2009 10:22 pm Assunto: |
|
|
ola, élio o que é turfa? para que serve? onde encontrar?
obrigado |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 1:03 am Assunto: |
|
|
Elio
eu citei esse substrato por isso mesmo, a granulometria esta muito proxima do apropriado para bonsai, muito pouco pó, um material excelente! eu ainda passo na peneira fina e acrescento 30% no substrato base de pinus e pedrisco...
temos alguns aqui no RS mas fora de cogitação, muito pó e pouca qualidade para bonsai... vale a pena ver esse substrato!!! _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 11:03 am Assunto: |
|
|
Rodrigo Sandi escreveu: | ola, élio o que é turfa? para que serve? onde encontrar?
obrigado |
Olá Rodrigo!
Bem melhor do que explicar, dê uma olhada nesse site, que explica bem.
abraço
http://www.turfafertil.com.br/index.php/produtos/ver/turfa-fertil-2-ponto-0-22 _________________ Elio
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 11:14 am Assunto: |
|
|
Rodrigo-RS, não encontrei, através da NET, nenhum endereço ou fabricante. Encontrei boas referências em artigos científicos.
Se souber o nome do fabricante ou endereço, me avise.
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 11:54 am Assunto: |
|
|
ola Elio
esses são os dados tecnicos deste substrato, não sou muito de ficar batendo em algo q não tem fundamento, mas esse substato me surpreendeu, de uma olhada...
Dados tecnicos
• Casca de pinus compostada
• Vermiculita
• Turfa
• Adubação com macro e micro nutrientes
• pH na faixa de 5,6 a 6,5
• CE na faixa de 0,7 a 1,2
• Granulometria ajustada para permitir melhor distribuição do produto quando de sua aplicação.
eu comprei os dois, uma bolsa de substrato paisagismo, e uma do ornamental. são bolsas de 25 kg, preço na fabrica em torno de 8 reais.
http://www.terradoparaiso.com.br/principal.htm _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 12:13 pm Assunto: |
|
|
Valeu, Rodrigo!
Vou dar uma pesquisada por aqui nas casas agropecuárias!
abração _________________ Elio
|
|
 |
mateusbm
Registrado: 30/12/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Marília (SP)
|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 6:00 pm Assunto: |
|
|
Tive esse mesmo problema q vc está tendo no começo. O ideal é ler pra quer serve cada componente e escolher um que vc encontre na sua regiao ai.
Eu faço assim. Pego areia grossa de construção na calçada dos outros, caco de telhas em caçambas ou qq canto e quebro com martelo em pedaços de 3 ou 4 mm e compro terra vegetal no supermercado. Dai fica 1 parte de areia, 1 parte de caco de telha e uma parte de terra vegetal... depois é só ir adubando na época e quantidade certa, só que dai ja é outro assunto.
Abraço. _________________ Mateus
e-mail/msn: mateusbm@gmail.com |
|
|
 |
Gabriel Tiol
|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 6:13 pm Assunto: |
|
|
Valeu Mateus!!
Agora entendi que o que vale não é o tipo do substrato, mas sim sua funcionalidade...
Estou bem mais tranquilo agora!!
Abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|