|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Ago 13, 2005 3:22 pm Assunto: O Jacaré que levantou... |
|
|
Outro dia vi um tópico de um amigo forista, que não me lembro o nome, que estilizou um Jacaré e ficou muito legal, eu tinha uma cascata de Jacaré que, sinceramente, não me agradava, estava jogada de lado numa estante de bonsai no meu quintal.
A ver o belo trabalho desse colega, me empolguei e resolvi transformar a cascata em um moyogi.
Estou colocando as fotos de antes e depois pra ver se surge alguma sugestão legal.
Um abração a todos.
 |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sáb Ago 13, 2005 8:10 pm Assunto: Re: O Jacaré que levantou... |
|
|
Marco,
Show de bola, belissimo trabalho, o estilo ficou nos conformes, acredito nao haver nenhuma sugestao por minha parte, a unica coisa agora é esperar a recuperação da arvore e densificar mais os galhos, somente isso meu amigo. Parabens. T+ amigao.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
pedro pires 1.o PASSO

Registrado: 22/06/05 Mensagens: 164 Localização: Lisboa-Portugal
|
Enviada: Dom Ago 14, 2005 8:15 am Assunto: |
|
|
excelente mesmo!
um jin e shari fica lindo na 2ª, mas isso só mais tarde! eheh _________________ Abraços
Pedro
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Ago 14, 2005 10:58 am Assunto: |
|
|
Oi Marco !!!!!!!!!!
Que legal !!!!!!!!!!
Inspiração é tudo, não é mesmo ????????
Qual a altura desta planta ????
Ficou muito bonita, parabéns !!!!
Minha Cerejeira está toda brotada, divina.......
Beijos
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Ago 14, 2005 11:09 am Assunto: |
|
|
Oi Angela, essa planta ficou com pouco mais de meio metro de altura e tem um tronco com pouco mais de 2cm na base.
Quanto a sua cerejeira, eu respondi no tópico que acho cedo pra envasá-la, coloca ela um pouco na mamadeira pra dar uma engrossada no tronco...
Um beijão. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Ago 15, 2005 9:08 am Assunto: |
|
|
Oi Marco, tudo bem?
Perfeita sua decisão de mudar o estilo do seu jacaré! Ficou muito bonito!
Gostei do movimento do tronco, da distribuição dos galhos, do jin perto do topo....
Vou fazer apenas uma sugestão, que acredito ser ainda possível fazer com essa planta:
- o primeiro galho, aquele grande que sai a esquerda da foto, está saindo do tronco no lado interno da curva. Como esse galho está muito bonito, o ideal seria que ela saisse no lado externo da curva do tronco.
A maneira como vejo que isto possa ser conseguido é a seguinte:
- aramar o tronco com arame duplo de bitola grossa. Pela foto não consigo imaginar direito a bitola que voce usou, mas imagino que seria bom algo como o dobro dessa.
Arame exatamente da forma que voce fez, no mesmo sentido. Deixe o arame rente, porém não apertado contra o tronco.
- após totalmente aramado, comece, a partir da base, fazer um movimento de torção do tronco, no sentido horário. Fazendo isso, o primeiro galho começa a girar de forma a ir se posicionando no lado externo da curva do tronco.
- se ao fazer este movimento ocorrerem pequenas trincas na casca do tronco, não é problema.
- ao posicionar o galho na posição desejada, os galhos superiores também terão mudado de lugar, mas estes são muito mais facilmente reposicionados.
Enfim... é apenas uma sugestão, mas que eu tentaria fazer, "se minha"...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Ago 15, 2005 9:58 am Assunto: |
|
|
Oi Marco
Concordo em pleno com Charles.
Assim a olho parece ter sido aramado com arame de 2mm...e só acrescentaria que para fazer essa "torcidinha/rotação" do tronco, será preferivel fazer com a ajuda de ráfia e aramando de seguida com 2 arames desse calibre, conforme foi descrito pelo amigo Charles e sempre tambem na perspectiva "se fosse minha"...
Boa sorte, de qualquer das formas já melhorou em muito .
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 15, 2005 7:25 pm Assunto: |
|
|
Charles escreveu: | Oi Marco, tudo bem?
Perfeita sua decisão de mudar o estilo do seu jacaré! Ficou muito bonito!
Gostei do movimento do tronco, da distribuição dos galhos, do jin perto do topo....
Vou fazer apenas uma sugestão, que acredito ser ainda possível fazer com essa planta:
- o primeiro galho, aquele grande que sai a esquerda da foto, está saindo do tronco no lado interno da curva. Como esse galho está muito bonito, o ideal seria que ela saisse no lado externo da curva do tronco.
A maneira como vejo que isto possa ser conseguido é a seguinte:
- aramar o tronco com arame duplo de bitola grossa. Pela foto não consigo imaginar direito a bitola que voce usou, mas imagino que seria bom algo como o dobro dessa.
Arame exatamente da forma que voce fez, no mesmo sentido. Deixe o arame rente, porém não apertado contra o tronco.
- após totalmente aramado, comece, a partir da base, fazer um movimento de torção do tronco, no sentido horário. Fazendo isso, o primeiro galho começa a girar de forma a ir se posicionando no lado externo da curva do tronco.
- se ao fazer este movimento ocorrerem pequenas trincas na casca do tronco, não é problema.
- ao posicionar o galho na posição desejada, os galhos superiores também terão mudado de lugar, mas estes são muito mais facilmente reposicionados.
Enfim... é apenas uma sugestão, mas que eu tentaria fazer, "se minha"...
Charles, eu pensei em fazer isso, mas aconteceu extamente essa trincada na base do troco e desisti, mas vou ver se enrolo a ráfia pra tentar novamente, com certeza é uma ótima sugestão.
Obrigado.
Abraço,
Charles |
|
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Ago 15, 2005 8:48 pm Assunto: |
|
|
Oi Marco !!!!!!!!!
O Charles é o "bicho" !!!!!!!!!!
Só Mestre consegue ver coisas incríveis e que acho valem a pena ser seguidas !!!!!!!!!!!
Mas, creio que com esses pequenos reparos........ ficará mais linda ainda e depois é só ir para o abrço
Beijos
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 25, 2005 7:44 pm Assunto: |
|
|
Seguindo a sugestão do Charles, apesar de algumas coisas terem se complicado, mas no fim, acho que o resultado ficou interessante.
Aí vai a nova foto do Jacaré.
Um abraço.
 |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Ago 25, 2005 8:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco,
Tirou a noite para mostrar coisas belas? Uheuhauaha. Na minha opniao esta bem melhor meu amigo, os galhos se originando por fora da curva agora deram um "tchan" a mais na arvore. Agora é so pinçar um pouco ou aramar para formar os patamares. Parabens. T+ amigo.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Ago 26, 2005 11:16 am Assunto: |
|
|
Oi Marco,
Gostei! Acho que estrutura ficou legal, com o primeiro galho melhor posicionado.
Já que eu palpitei antes, vou palpitar só mais um pouquinho:
2- Repara na primeira foto, que o primeiro galho já sai do tronco com um ângulo mais fechado, "apontando" prá baixo de forma mais acentuada. Ele começa a descer quase paralelo ao tronco e depois volta prá cima numa curva bem suave. Achei este movimento elegante e tentaria repeti-lo!
2- Na "versão 1" o jin está bem visível. Gostei assim. Na "versão 2" há alguns galhinhos concorrendo com jin, e tirando um pouco da sua visibilidade. Talvez voce consiga reposicionar um pouco diferente aquele galhinho junto ao jin, deixando novemanete ele bem visível.
Assim que as brotações se intensificarem e os patamares se encherem um pouco mais, esta planta vai ser uma coisa muito séria!!!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|