|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 14, 2009 3:28 pm Assunto: DESFOLHA |
|
|
Olá amigos foristas,
Possuo algumas amoreiras, e duas delas estão um pouco mais evoluídas, e inclusive estão postadas aqui, no "minha árvore e sua opinião".
Eu estava desfolhando elas, afim de obter uma maior ramificação, ao mesmo tempo, deixei crescer um galho de sacrifício desde a base para que engrosse mais rápido...
Observando este final de semana, notei que tinha algo interessante nelas, a diferença entre o tamando da folha dos galhos que vinha fazendo a desfolha e do galho que deixei crescer livremente...
A redução de folhas nesta espécie é algo impressionante!
Vejam:
Detalhe das folhas menores:
Por hora as plantas irão crescer livremente, após algum tempo, elas irão sofrer poda drástica, para que obtenha uma boa conicidade de tronco.
Abraços |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Set 14, 2009 4:21 pm Assunto: Re: DESFOLHA |
|
|
Ezequiel,
Essa diminuição assombrosa ocorreu com quantas desfolhas?
Realmente bom trabalho, e todas se mantém nesse padrão após as desfolhas? Ou algumas ainda teimam em nascer grandes?
Até...
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Set 14, 2009 5:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Illex,
Foram duas ou três desfolhas, acho que foram três...
As folhas mantém o tamanho, não são teimosas não, apenas as do galho que deixei crescer livremente... e olha que eu uso muito produto nitrogenado nelas, para que as folhas do galho de sacrifício se desenvolvam ao máximo...
O engraçado é que essas folhas são na mesma planta... tem muita água e muito nutriente no substrato, e mesmo assim as folhas não cresceram nos galhos onde desfolhei... é que a folha tem um limite para crescer, depois que ela atingiu esse limite, pode voltar com a rega e a dubação normal, que mesmo assim, ela irá manter o tamanho reduzido. Somente com uma nova desfolha, na presença de adubação, principalmente nitrogenada, as novas folhas irão se desenvolver normalmente, grandes...
Abraço |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Set 14, 2009 5:58 pm Assunto: |
|
|
EZEQUIEL,
Gosto muito de Amoreiras, por isso minha curiosidade, obrigado realmente pela informação.
E já que foram três desfolhas, qual o tempo de intervalo entre uma e outra que você estava fazendo?
Obrigado.
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Ter Set 15, 2009 8:47 am Assunto: |
|
|
Ezequiel, impressionante!!!!
Belo trabalho.
Qual o tópico dessa planta, no "minha planta e sua opinião"????
Grato. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|