|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Ter Ago 11, 2009 7:00 pm Assunto: Como escolher/cortar galho para estaquia/alporquia? |
|
|
Pessoal tanto na estaquia quanto na alporquia eu gostaria de saber quais critérios que vocês adotam para escolher um galho pensando em um futuro bonsai.
Antes de fazer a retirada do galho é possível "prever" uma frente? Se sim como fazer os corte superiores do galho?
Vocês preferem galhos com subgalhos do tipo Y ou apenas galhos unicos?
Abraço a todos _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 7:57 am Assunto: |
|
|
E aí Cleriston, tudo jóia ?
Vamos lá :
Na estaquia, em regra geral não se leva muito em conta a forma do galho a ser usado, visto que algumas plantas aceitam estaquia de ponteira, outras de galhos mais velhos, mas como regra geral as estacas podem varias de 3 a 20 cm em média de tamanho. Assim fica difícil definir alguma coisa neste momento, esta é uma técnica usada mais como propagação mesmo. É claro que temos exceções, como no caso da primavera por exemplo, onde pode-se usar tocos grossos, neste caso é possível optar por curvas ou formações que nos são interessantes.
Já na alporquia a coisa é completamente diferente. Neste caso não só pode-se, como deve-se optar por materiais que já nos ofereçam opções, como curvas, galhos secundários, etc.... Não se deve fazer alporquia de partes retas, de partes com defeitos, como calos, conicidade invertida , etc... pois são materiais monótonos, que nos limitarão no futuro.
Na alporquia procede-se em regra geral da seguinte maneira ; escolhe-se o galho a ser alporquizado, pode ou não ser feita a poda da parte superior do alporque, depende do caso. Realiza-se o alporque, e se quiser dá até pra ir trabalhando os brotos com aramação leve, assim quando for retirar o alporque o trabalho já estará adiantado.
O que eu coloquei é um geral, existem certas particularidades que podem mudar um pouco o procedimento, mas em 90% dos casos a conduta é esta. |
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

Registrado: 24/01/09 Idade: 51 Mensagens: 128 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 1:19 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando o topico sobre alporque, alguém saberia me dizer se é possivel fazer alporque de laranjinha kinkam, e quanto tempo leva em média (em boas condições) para retirada ?
Tenho uma muda que está frutificando (enxertada), e irei poda-la de forma radical pra transforma-la em bonsai, gostaria de aproveitar alguns galhos para trabalhar no futuro. Será que os frutos desta nova planta retirada por alporque serão iguais a planta matriz ? Pergunto isso porque a planta matriz é enxertada (não sei de qual planta foi enxertada).
Wilson, valeu pelas dicas.
Alex, |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 2:03 pm Assunto: |
|
|
Alex,
Normalmente os enxertos em cítricos são feitos com limão cravo, pelas características de rusticidade, mas isto não importa no momento. O que eu posso te dizer é o seguinte, dá pra fazer alporque dos galhos sem problema, desde que sejam lenhosos e de um calibre de no mínimo a grossura de um lápis, quanto as características dos frutos, se manterão tal como são. A única coisa que eu te alerto é sobre a poda radical, cuidado para não podar muito próximo do enxerto, pode acontecer de perder a parte de cima, ou seja a Kinkan, neste caso você ficará só com o cavalo, no caso, talvez com o pé de limão. Se eu entendi bem sua duvida é isso. |
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 3:14 pm Assunto: |
|
|
Wilson valeu pela aula!
Vou anotar aqui!
Abraços _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

Registrado: 24/01/09 Idade: 51 Mensagens: 128 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 6:49 pm Assunto: |
|
|
Wilson, respondeu minha dúvida, mais uma vez obrigado.
Sds
Alex. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|