Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Markus Von Kossel 4.o PASSO


Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Dom Ago 02, 2009 10:12 pm Assunto: Propagação de Cerejeira do Japão. Como fazeR? |
|
|
Algem pode me fornecer unformaçoes sobre propagação de Cerejeira do Jãpão?
Alporquia? Estaca? q espessura? q substrato?
Busquei no google e não achei nenhuma materia descente!
Obrigado |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 7:32 am Assunto: |
|
|
Marcos,
Alporquia ou estaca são as melhores maneiras de se propagar. Aproveita, estamos na época ideal para isso. Não há nada de especial nesta espécie, faça tanto alporquia como estaca da mesma maneira que faz com qualquer outra espécie. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO


Registrado: 24/01/09 Idade: 51 Mensagens: 128 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 12:56 pm Assunto: |
|
|
Também quero aproveitar a epoca para fazer algumas estacas. Por aqui nas ruas está cheio delas, e todas floridas.
Pelo que li, também é recomendado retirar todas as flores. Será que pegam de qualquer espessura, ou só de ponteira ?
E se usar biofert raiz, precisa ficar 24 hs de molho, é esse o tempo mesmo?
Sds
Alex. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 1:16 pm Assunto: |
|
|
Alex,
Em geral eu tenho reproduzido por estacas de ponteira, não sei da viabilidade de estacas mais grossas. Para galhos mais grossos prefiro alporquia. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 2:35 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
pelo que entendi podemos produzir estacas de Cereja Japonesa em pleno inverno aki do Sul? É a mesma espécie conhecida por Umê?
Alex, eu sempre observo o rótulo do Biofert Raiz, com excelentes resultados. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Ago 04, 2009 8:03 am Assunto: |
|
|
Ivanil,
Existem várias espécies do que chamamos de cerejeira do japão, temos a Sakura, a Mesakura, a Okinawakura e certamente algumas mais, embora pertençam a espécei Prunus ela é diferente do Ume. O Ume é o prunus mume e as cerejeiras são as Prunus serrulata.
Quanto a fazer estaca, quando eu disse que estamos na época ideal é preciso entender o seguinte. As Sakuras, nesta época estão terminando sua florada e devem iniciar agora a rebentação das novas brotações. Isto pode variar um pouco de região para região, mas a hora ideal para se fazer estaquia é justamente na hora que ela vai iniciar a brotação.
De certa maneira quando fazemos uma afirmação, como esta que fiz sobre a época ideal, é de se supor que o bonsaista ou saiba ou busque saber certas coisas básicas. Mas todo caso ta explicado. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Ago 04, 2009 9:43 am Assunto: |
|
|
Wilson;
agradeço a esclarecedora informação ref. Cerejeiras.Possuo uma que ainda não foi trabalhada e o vendedor me falou tratar-se de uma Cerejeira Umê.Vendo o tópico me chamou a atençaõ por se tratar de uma espécie pouco mostrada aki no Fórun e por possuir uma planta que poderei retirar alguns galhinhos para estacas, aproveitando a época proprícia para tal.
Com o frio está totalmente sem folhas dificultando sua identificação,pretendo apresenta-la assim que estiver com suas novas brotações. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Ago 04, 2009 8:11 pm Assunto: |
|
|
Olá Ivanil!
Tudo beleza?
Só a título de esclarecimento. Umê é uma ameixeira e não cerejeira.
É uma ameixa azeda usada pra fazer conservas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qua Ago 05, 2009 9:04 am Assunto: |
|
|
Caro Elio:
Que invertida, de Cerejeira para Ameixeira não é!
Percebemos que muitos vendedores na maioria das vezes não possuem domínio do que vendem, mas a gente vai descobrindo aos poucos.
Consegui mais informações:
Nome Comum : Umê
Nome Científico: Prunus Mume
Falília :Rosaceae
Genero : Prumus
Clima : Semi Temperado e temperado
Planta muito resistente, aceita muito bem podas radicais.
Se propaga também como alporquia, sua rega no inverno deve ser moderada.
Abs. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO


Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qua Ago 05, 2009 7:39 pm Assunto: |
|
|
Valeu pelas informaçoes gurizada!
Vou fazer uma mudas semana que vem quando cairem as flores!!!
Boa sorte com as mudas de vcs!
Obrigado |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Ago 07, 2009 2:15 pm Assunto: |
|
|
Markus, vai na alporquia que não tem erro e você pode fazer de galhos mais grossos ganhando um bom tempo de crescimento. Já fiz alporques em galhos da grossura do meu pulso, com aproveitamento 100%. Normalmente utilizo esfagno (musgo), mas pode utilizar outro substrato também. Já fiz como sucesso utlizando areião de construção com uns 30% de terra. Enraizou muito bem. Então é só fazer que a hora é agora.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
hsp 1.o PASSO


Registrado: 05/09/07 Idade: 52 Mensagens: 190 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Ago 07, 2009 6:40 pm Assunto: |
|
|
Eu ja estou paquerando uma cerejeira do japao (ja caiu as flores), um pessegueiro (empelotado de flores) e uma nectarina (comecando a ficar totalmente florida), vou tentar via estaca de ponteiras. Ja estou no segundo ano nesse tipo de tentativa, quem sabe esse ano consigo fechar com alguma delas brotando. _________________ Helio |
|
Voltar ao topo |
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO


Registrado: 24/01/09 Idade: 51 Mensagens: 128 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Ter Ago 11, 2009 12:52 pm Assunto: |
|
|
Para fazer alporquia, posso deixar o esfagno de molho na agua com o enraizador alguns minutos, e antes do preparo do alporque escorrer um pouco da água ? O Excesso de agua no esfagno tem algum problema ?
Sds
Alex. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Ago 11, 2009 1:47 pm Assunto: |
|
|
Problema nehum, pode deixar tranquilamente. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|