FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ulmus, estilização e adubação
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Dante Bertolino

MensagemEnviada: Qua Ago 05, 2009 3:07 pm    Assunto: Ulmus, estilização e adubação Responder com citação

Olá amigos foristas,
Tenho um bonsai Ulmus que adquiri numa floricultura aqui na Bulgária, onde moro a dois anos. Ele aparenta saudável e tem muitos ramos que estão nascendo agora. A questão é que acho ele sem forma e não sei como posso modificá-lo, que galhos posso cortar e que curvas aproveitar. Na realidade acho que ele tem galhos demais na copa, inclusive alguns deles se cruzam, o que acho que não deve ser bom, inclusive esteticamente.
A respeito da adubação, passo pra vocês a tabela dos elementos que estão contidos no adubo que estou usando: (N) 4,0%, (P2O5) 6,5%, (K2O) 7,0%, (B) 0,2%.
Há um outro que não uso mas talvez seja melhor: Fe 13,5%, N 7%, S 16%.
Gostaria de saber se algum deles é mais apropriado que o outro e também, se a época é propria para aduba-lo (aqui na Bulgária agora é verão e é bem quente).
Agradeço vossa ajuda desde já!

Caso não abra postei as fotos nesse blog: http://annamurakawa.blogspot.com/2009_08_01_archive.html[/url]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Léo ( Pépe )
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 05, 2009 5:30 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Dante, bem vindo ao forum !!!
Bem respondendo a suas perguntas e dando uma geral, vamos por passos.

Ja que ai na Bulgaria é verão voce pode adubar sem problemas, so cuidado de não adubar demais a planta senão é poderá queimar as raizes e com isso vir a morrer. Outra coisa não adube com o sol muito forte o ideal seria no final da tarde.
Quanto a adubação o Ulmus responde melhor com adubos organicos ( pelo menos os meus reagem melhor do que os adubos quimicos), mas seus adubos tb podem ser usados sem problemas. Voce pode adubar a cada 30 dias.

Mas vendo as fotos do teu bonsai te darei outras dicas. Aproveite que ai na Bulgaria e transplante ele! troque este substrato que parece muito compacto e tente algo que tenha mais drenagem. Voce pode achar dicas de substratos dadno uma olhada nos outros topicos sobre o assunto.
Outra coisa eu daria uma mexida no teu bonsai, mas como as fotos estão meio escuras não arrisco a dar uma ideia mais aprofundada. So percebi que teu bonsai dividi em dois galhos um bem grosso e outro do lado mais fino. Se der posta algumas fotos de mais perto pegando todo o bonsai desde a base dele ate o final.

Mas eu acho que é isso!!

Outra coisa e dar uma olhada nos topicos que falam da mesma especie do teu pois dai voce tera uma ideia melhor!

Grande abraço

"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER"
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 06, 2009 1:09 pm    Assunto: Responder com citação

ola, sobre a adubação a organica é sempre a mais recomendavel mais vc pode intercalar com adubos liquidos a cada 15 dias.

boa sorte...
Dante Bertolino

MensagemEnviada: Sex Ago 14, 2009 2:22 pm    Assunto: Responder com citação

Opa,
Desculpem a demora da resposta, mas só agora pude postar umas fotos mais descentes do meu bonsai.
Bem, acho que realmente irei transplantá-lo porém preciso de um conselho a respeito do substrato, qual seria a melhor mistura para ele agora? E a respeito da adubação, que mistura seria ideal para fazer um adubo orgânico? Tenho sérios problemas com esse país que não tem nada pra vender em lugar nenhum! O cultivo de bonsai aqui é absolutamente atrasado. Só tem um site que vende algumas coisas, se vocês amigos puderem me aconselhar algum produto necessário ficarei muito grato. Eis o endereço: http://translate.google.com/translate?client=tmpg&hl=en&u=http%3A%2F%2Fmartin-argirov.bonsai.bg%2F&langpair=bg|pt (desculpem se for contra as regras do fórum). Sempre aberto a opiniões sobre a estilização do ulmus.
Abraços
Dante

fotos aqui:

Mais fotos no blog http://annamurakawa.blogspot.com/
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: